quinta-feira, 23 de abril de 2015

O Escape está (muito) triste

Só lhe apetece chorar. Sem exagero… 

Foram dezassete anos incríveis. De uma fidelidade incalculável. Grande companheira em longas jornadas, fez várias vezes jus ao nome atravessando essa Europa fora. Por vezes sob condições atmosféricas intratáveis. 

Portugal, Espanha, Andorra, França, Inglaterra e Escócia. Alemanha, Itália, Suíça e Áustria. Republica Checa, Eslováquia, Eslovénia, Croácia e até Bósnia-Herzegóvina. 

Mas esta não uma Pan-European qualquer; foi ainda, de certa forma uma Pan-Magrebian. Mostrou-me o Rife, o Alto Atlas e as dunas do Saara no Erg Chebi. Só não foi mais longe no Norte de Africa, ou, quem sabe, para além desse Norte que para nós é Sul, porque os homens as suas armas e suas desastrosas políticas não deixaram. 

É muito triste um motociclista ter de desfazer-se de uma companheira assim; ainda para mais por menos de “meia dúzia de tostões”. Motas destas deviam de nos conceder a honra e o prazer de envelhecer connosco, morrer connosco.

Infelizmente o Estado, a que alguns autistas teimam de apelidar de neoliberal - sabem lá eles do que estão a falar… - confisca o contribuinte anualmente em quase cento e trinta euros, apenas para ter um monumento assim na garagem; para olhar e dar aquela voltinha de vez em quando para matar saudades. A tal valor acresce o do seguro dito obrigatório e, enfim, a manutenção básica que uma preciosidade destas reclama. 

Um dia escrevi que esta seria a melhor mota que eu algum dia teria. Tenho a certeza absoluta da veracidade do que acabo de reafirmar. Mas tal como isto é verdade, verdade é que o mundo é composto de mudança; e o conservadorismo, enquanto traço característico do motociclista, não pode sobrepor-se ao devir tecnológico.

Recuso despedir-me de ti, querida Honda ST 1100. A minha Pan-European…

2 comentários:

  1. Como actual proprietário de uma ST1100, de 2000, sendo a terceira, desde 1994 ano em que tive a primeira, nunca mais me separei de tal modelo, compreendo perfeitamente este texto. E já decidi, esta vai ficar na minha garagem para sempre, nem que tenha que entregar os documentos....mas o prazer da sua companhia, nem governo mo tirará.

    ResponderEliminar

Site Meter