sexta-feira, 23 de julho de 2021

Será esta a primeira praia motociclista em Portugal?

Confesso. É um sonho antigo. Para quem ama motos e praia de igual forma, não haveria nada melhor do que uma praia onde o motociclismo fosse Rei. Será esta? Será agora? 

Mas deixem-me iniciar este texto de forma diversa, começando não com uma declaração de interesses mas sim com uma declaração de desinteresses. Não tenho, enquanto autor deste blogue, qualquer motivação política. Ou seja, para que fique bem claro, o ESCAPE, é totalmente apolítico. Ficou mesmo claro? Espero que sim! Escrito isto, deixem-me elogiar Setúbal e os seus responsáveis políticos, por favor. 


Ao contrário de Lisboa, onde vivo, local onde o motociclismo e os motociclistas são desconsiderados pelos loucos econtontos que nos administram, Setúbal tem marcado pontos com uma política de mobilidade racional, onde o uso do motociclo enquanto alternativa ecológica é alvo de discriminação positiva.

Em Lisboa, local onde vivo, sublinho, as faixas de rodagem têm vindo a ser reduzidas na sua largura quando não totalmente obliteradas, provocando dificuldade na circulação e até o caos nalgumas artérias fundamentais, como é o caso do crime que foi levado a cabo na Avenida Almirante Reis – nem ambulâncias e outros veículos de socorro passam. 

Já em Setúbal, desse 2018, os únicos veículos motorizados que livremente durante o verão podem aceder às melhores praias da Arrábida - por alguns considerados as melhores da Europa - são os motociclos. Parece impossível, não é? Mas é verdade. As melhores praias da Europa estão mesmo em modo “motorcycle only”. 

E agora Setúbal foi mais longe. As queixas no que toca à segurança das motos parqueadas junto das praias da região, pode mesmo ter encontrado um fim. Tudo por culpa deste parque de estacionamento, literalmente na praia, onde as motos ficam ao alcance do olhar, e se nos distraímos está por ali um segurança que pode ser útil. Alí cabem seguramente, pelo menos, umas cinquenta motos. 

É de aproveitar este raro sintoma de racionalidade dos nossos políticos. O Portinho da Arrábida, mais concretamente a Praia do Creiro, pode assim ser a primeira praia motociclista em Portugal. Usem-na com educação e respeito. Não tirando nada e deixando apenas as vossas pegadas. Obrigado!! 

Aqui no ESCAPE não somos ingénuos e sabemos que estamos em tempo de eleições autárquicas, já no fim de Setembro. Sabemos que a responsável autárquica de Setúbal concorre agora a Almada, aqui junto a Lisboa. E honestamente, que vença e continue o bom trabalho em prole dos interessa dos motociclistas e do motociclismo, a única coisa que interessa politicamente a este blogue.

11 comentários:

  1. Espectáculo !
    Parabéns aos decisores de Setúbal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um maravilhoso projecto, que propicia a ida à praia em moto pela reserva do parqueamento!

      Eliminar
  2. Participei na organização do encontro de CBR XX em 2012 em Setúbal, que foi desde o início muito bem recebido e aceite pela presidente do concelho, demonstrando que queria o evento ali e não deixar fugir para outro concelho. Apoiou no que foi possível e o final oferecemos um DAE à praia da figueirinha. A visão e o não preconceito desta autarca deveria ser exemplo. Vamos desfrutar e respeitar as belas praias de Setúbal.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderEliminar
  3. Respondendo à pergunta formulada no título do artigo, não, não é. Há mais praias na Arrábida que têm estacionamento para motas, como por exemplo a Figueirinha. Infelizmente, é uma péssima medida, porque na realidade o que pretende fazer é deixar apenas estacionar motas nesses locais de parque, porque as restantes são corridas a multas. Lamentavelmente, o autor do artigo está longe da realidade que se vive e acaba por enaltecer uma autarquia e um executivo que o que tem feito é privatizar as praias quem sempre foram de todos, mas que agora só são dos que podem pagar. A praia que é referida no artigo tem espaço para centenas de motas, mas agora só se pode estacionar no parque. Tal como na Figueirinha, onde existe um parque específico para motas e ainda a semana passada todas as que estavam fora desse parque levaram um bilhete... mais de 50.
    Mas não se preocupem, porque para o ano deve chegar o parque pago para motas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao responda assim do autor do texto, nem diga que está a enaltecer a autarquia, eu ontem disse mais ou menos isso e o grande autor do texto como nao gosta de ouvir as opinioes dos outros simplesmente respondeu me qje nao sou bem vindo a este blog/publicacao e bloqueou-me e apagou o meu comentario, vamos ver qual o criterio que vai ter para si. Desejo lhe boa sorte, mas falar assim dos comunas nao deve ter mta sorte com esta personagem que escreveu o artigo onde mais parece que esta a defender esta autarquia.

      Eliminar
    2. Bom post, Tiago. Obrigado. Apesar de eu não concordar com muito do que escreve é precisamente isto que se pretende: discutir com educação e elevação.

      Eliminar
    3. Caro Tiago,
      Pelos vistos preferia as praias como estavam antes, o estacionamento selvagem e que em caso de emergência não permitia a passagem a um carro de socorro, pois a meu ver está muito melhor agora. Quanto a desconhecer a realidade não sei quem está mais distante da mesma se o autor do blogue se o Tiago, pois das duas uma ou a sua resposta foi feita por motivação política ou por desconhecimento, caso contrário não teria feito as afirmações que faz relativamente a um município que tem tratado sempre bem as motos, veja-se o exemplo dos vários eventos que a cidade realiza e apoia.

      Eliminar

Site Meter