segunda-feira, 12 de julho de 2021

SYM MAXSYM 400 à prova

Máximo. Enorme. Que é o maior de todos. Há nomes felizes. E se o nome da marca já exprime em português afirmação e consentimento, o nome da moto aponta para o mais alto grau possível. Verdade ou consequência? 

Foto: Gonçalo Fabião

A nova SYM MAXSYM 400 ABS EURO5 começa desde logo por ser um belo exercício de estética. Ainda parada, a moto da marca de Taiwan já seduz pelas linhas contemporâneas e envolventes. O generoso ecrã que nos protege dos elementos pode ser ajustado em duas posições de forma manual, o que virá a revelar-se muito útil quando abandonamos a cidade rumo aos subúrbios ou a um qualquer passeio para ver o mar. Na verdade esta MAXSYM 400 ambiciona ser isso mesmo; uma scooter versátil que responda afirmativamente ao prazer na sua utilização diária

FOCO NA SOLUÇÃO
Tecnologicamente avançada, esta SYM monta no seu novo quadro – cerca de 20% mais leve que no modelo anterior – um cilindro único arrefecido a líquido (399cc, 40Nm, 34cv). Outros destaques vão para a travagem de disco duplo na roda dianteira bem como a suspensão traseira ajustável em cinco posições. 

Foto: Gonçalo Fabião

Contem ainda com controlo de tração, iluminação totalmente em LED e o prático sistema de ignição sem necessidade de introdução da chave de que este ESCAPE está cada vez mais fã, devido à facilidade de utilização que oferece no dia-a-dia. Apenas mais uma nota curiosa para o accionamento automático de um travão de estacionamento quando colocamos a moto no descanso lateral: uma maravilha. 

Foto: Gonçalo Fabião

Mas afinal ao que sabe esta scooter que se direcciona ao topo? A habitabilidade é desde logo um ponto que se sente e destaca. Tudo está bem dimensionado e há espaço correto para o corpo. Apenas lamentamos que a protecção contra os elementos não seja ainda melhor e a informação fornecida pelo espartano painel de instrumentos não seja mais completa e de eficaz. 

Foto: Gonçalo Fabião

COMPORTAMENTO E EQUILÍBRIO DE REFERÊNCIA 
O melhor desta MAXSYM 400 é mesmo o que interessa numa moto desta natureza, isto é, a sua dinâmica e comportamento. Na cidade o equilíbrio é tão grande que ficamos com a sensação que podíamos levar esta moto para aquele grupo de amigos que gosta de fazer a tradicional “corrida dos lentos”. Provavelmente sairíamos vencedores tal a subtileza do arranque e a agilidade a baixa velocidade para contornar os obstáculos citadinos. 

Foto: Gonçalo Fabião

Destaque ainda para um motor vivo e agradável que cumpre plenamente com os objectivos de uma moto deste segmento: transportar o seu proprietário do ponto A para o ponto B em agilidade e segurança. A potência e binários surgem sempre disponíveis, fazendo o condutor escapar daquelas sempre complicadas situações de trânsito citadinas, onde por vezes nos colocamos ou nos coloca o simples fluir do tráfego. 

Foto: Gonçalo Fabião

Tomem nota à entrada nas vias rápidas: se forem entusiastas do modo “enrolar o punho” subitamente vão cruzar velocidades para lá do limite legal. É que a SYM MAXSYM 400 pode chegar num sopro a velocidades proibidíssimas. Considerem-se alertados! 

DETALHES QUE CONTAM 
Uma última nota muito positiva para a natural capacidade de carga desta simpática scooter. Para além de dois “porta-trecos” na secção frontal - como simpaticamente se diz do lado de lá do atlântico - o banco que abre a cerca de 45 graus, permitindo assim um correto acesso ao “porta-bagagens”, oferece um baú de generosas dimensões. São quase cinquenta litros onde cabe muita tralha, ou em opção dois capacetes integrais e mais alguns itens como um fato de chuva ou um leve e útil blusão de verão que nos proteja nos dias mais quentes. 

Foto: Gonçalo Fabião

Esta cinzenta mas simpática MAXSYM 400 solicitou pouco mais de três litros e meio daquele oiro líquido inflamável - cujo preço é inflacionado por dois terços de impostos que serve para alimentar os gastos faraónicos de um Estado desmiolado e descontrolado – por cem quilómetros de agradável vida urbana e suburbana. Notem que o depósito oferece uma capacidade de treze litros, limitando assim o tempo perdido em idas ao abastecimento. A marca solicita uma transferência bancária de 7.000€ para que a vossa garagem fique mais rica.

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