sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida, Miguel

Enfim duma escolha faz-se um desafio 
Enfrenta-se a vida de fio a pavio 
Navega-se sem mar, sem vela ou navio 
Bebe-se a coragem até dum copo vazio 
E vem-nos à memória uma frase batida 
Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida 
Sérgio Godinho 


O ESCAPE não é muito destas coisas mais passionais. Ou será? Sucede que em bom rigor, já não nos recordávamos de tanto frenesim com um dia de testes pré temporada. Sendo certo que ninguém vence títulos nestes dias, certo é que estes dias podem ser determinantes para uma época de sucesso. “Não contam para nada”, vociferam os mais distraídos ou mesmo ignorantes. Claro que contam! E sabemos que contam pois desde logo tomam-se tempos, estabelecem-se hierarquias e quem está atento desde sempre a estas coisas cuida destes dias como se de um fim-de-semana de corridas se tratasse. Hoje foi o primeiro dia do resto da tua vida, Miguel. 

Na verdade as motos italianas - Ducati e Aprilia - dominaram o dia de pista e isso pode ser bom para o nosso Oliveira. Miguel ficou a cerca de um segundo da frente. Vai ter de evoluir. E sabemos que lá na frente também irão evoluir. O que significa, desde já, que há muito trabalho para fazer. E isso é bom. Se fosse fácil seria para todos nós, ou pelo menos para alguns de nós, vá. 

Assim, concluído que foi o primeiro de três dias de testes em solo malaio, com Miguel Oliveira a dar as primeiras voltas a bordo da sua Aprilia RS-GP no escaldante Circuito Internacional de Sepang, está encontrada uma primeira referência. 

Embora a manhã tenha sido marcada por alguma chuva, a verdade é que o português conseguiu aproveitar da melhor maneira o tempo em pista. Registou a sua volta mais rápida em 1m59s730, baixando da marca psicológica dos dois minutos por volta. 

Hoje Miguel Oliveira rodou 50 voltas em Sepang e continuou a trabalhar na adaptação à sua nova moto e à sua nova equipa – RNF Aprilia MotoGP Team –, depois de fazer apenas um dia de testes em Valência, Espanha, em novembro passado, fechando este primeiro dia em P14. 


Tive boas sensações. Penso que depois de três meses, todos nós começámos do zero e foi o mesmo para mim também. Nas primeiras duas voltas tive de descobrir a moto novamente. É muito diferente, mas a moto tem muito potencial, só preciso de adaptar agora ao meu estilo. Ainda não mexemos em nada na moto, começámos com o setup básico, e agora vamos descobrir e mexer em pequenas coisas para que eu me sinta mais confortável e, claro, para que possa andar mais rápido. Temos mais dois dias e muitos quilómetros para fazer com a Aprilia e estou confiante, concluiu o piloto da Charneca de Caparica, Miguel Oliveira. 

Sábado e domingo veremos a classe-rainha de volta ao Circuito Internacional de Sepang para continuar a preparação da temporada de 2023.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter