domingo, 9 de maio de 2021

Experiência Honda NC750X 2021

A Honda convocou os media especializados para dar a conhecer as novidades e alterações a uma das suas bandeiras: a popularíssima NC750X. E este vosso blogue de cultura motociclistica também esteve presente. 


Foi apenas a segunda vez que o ESCAPE teve a sorte de estar presente num evento desta natureza. A primeira vez tinha sido aqui (link) no Porto, já lá vão uns anos, a propósito da terceira geração de outra popular moto da marca nipónica, a Honda PCX. 

Estes são momentos intensos. Uma experiência é um ensaio ou uma simples tentativa. O acto de experimentar é ainda um momento de receber, sentir, ter. Nas esperanças que existam mais momentos como o de hoje (quinta feira da semana passada), estes passam a ser denominados neste ESCAPE como “experiência”. Na verdade, se passado algum tempo até nos olvidamos de determinada moto, nunca mais nos esquecemos destes dias. Pelo carinho, estrada, paisagem, cheiros, sabores e demais sensações vividas. 


Para além disso o ESCAPE conta ter a neófita NC em breve para uma prova mais sossegada e cuidada. Assim, fiquem apenas, para já, com o sentimento de um dia assim. Um dia de motociclismo tão glorioso como o céu azul que as imagens do Manuel Portugal revelam, dia marcado pelo ar limpo e o intenso odor a Atlântico que nos inebria os sentidos. 

UM DIA GLORIOSO
Começou então o momento numa unidade hoteleira entre Sintra e Cascais com um o pequeno-almoço que se impõem nos dias intensos. Após um breve briefing sobre a moto em causa, saímos para a estrada. Curvas da Lagoa Azul, Sintra, até à Malveira da Serra, seguindo-se a primeira paragem para recolha de imagens, no eterno Guincho. Dali até Cascais foi um salto. Para mais recolha de imagens. Depois, a não menos eterna Estrada Nacional 6 (link), a Marginal, linda, vestida de azul infinito. Lisboa ribeirinha, menina e moça e a travessia para a margem sul até Sesimbra, onde rumámos à clássica Arrábida. Lá de cima a vista é incrível: dos montes do Oeste e Montejunto até à linha de costa a perder de vista. Par o interior até ficamos com a sensação de vislumbrar Espanha: dia épico! 


Recolhidas mais imagens, almoçamos em Setúbal. E uma surpresa: uma visita a um muito especial museu Honda onde repousam centenas de motos da marca nipónica. Um conteúdo que merece um novo espaço mais amplo e um tratamento científico e museológico. 

ACTUALIZADA PARA CONTINUAR A LIDERAR 
Dia intenso, como podem ler. Tal como a nova NC750X. Um dos modelos versáteis favoritos de portugueses e europeus, recebeu uma renovação total: motor com cerca de cinco por cento de mais mais potência, sistema de acelerador eletrónico (TBW – Throttle By Wire), três modos de condução e sistema HSTC de controlo de binário melhorado e alargado. Este é equipamento de origem, tanto na versão de caixa manual, como na versão DCT da NC750X, oferendo agora uma operação mais suave e um controlo refinado, pois permite gerir o binário da roda traseira, graças ao sistema TBW, em 3 níveis, em vez de só 2.


A economia de combustível mantém se ou até talvez tenha melhorado e o conjunto apresenta menos 6 kg no peso total. O quadro foi redesenhado permitindo um desenho e estilo mais apurados. O compartimento frontal é agora maior e a altura do banco de menos 30 mm face ao modelo anterior. A Transmissão de Dupla Embraiagem continua a oferecer a tecnologia exclusiva da Honda para veículos de duas rodas. Encontramos ainda um novo para-brisas. A iluminação LED e os instrumentos LCD completam as actualizações feitas para manter a liderança no seu segmento. 


Mas afinal a que tudo isto sabe, oh ESCAPE? A Nova NC, “New Concept” é uma moto fácil de conhecer e fácil de entender. A habitabilidade é simples mas eficaz. Os primeiros metros revelam um conjunto leve, suave e dócil que satisfaz o comum motociclista dos tempos que correm. Aquele que precisa de se desenrascar no trânsito citadino durante os seus afazeres no dia a dia. 

EFICÁCIA E ECONOMIA QUE SURPREENDEM 
A viagem revela também uma moto suficientemente divertida para um passeio longe de casa. Fiquei com a sensação que o conforto pode ainda melhorar, apesar da boa protecção aerodinâmica. A moto revela um comportamento algo rijo; naquele local onde o rabo assenta a sensação podia ser mais fofinha, digamos. O motor é alegre, o DCT está cada vez mais competente. A travagem é também ela positiva. E os consumos são absolutamente maravilhosos. Não gastamos neste dia intenso muito para além do que a marca revela, ou seja pouco mais de três litros e meio do tal líquido inflamável que tanto adoramos. 


Esta Honda NC750X já esta em comercialização e pode ser levantada em troca de uma transferência bancária de 8.300€, versão caixa manual, ou 9.200€ na versão DCT que seria claramente a escolha deste ESCAPE

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