terça-feira, 12 de abril de 2022

Ducati Multistrada V2 S à prova

No ano passado, 2021, a Ducati decidiu elevar a fasquia da sua Multistrada – curiosamente no ano da maioridade do modelo – lançando a primeira Multistrada V4, moto adorada por este blogue (link), à qual concedemos o mimo de Deusa: uma moto madura, sensual, inteligente. Uma verdadeira sedutora, enérgica e hedonista. 

Foto: Gonçalo Fabião

No entanto, todos sabemos que nem sempre pode revelar-se prático ou útil andar por ai a voar com uma Deusa debaixo do braço. Havia pois que rever a versão V2 e foi isso mesmo que a famosa e notável casa italiana fez para apimentar (ainda mais!) o mercado este ano. 

Foto: Gonçalo Fabião

A nova Ducati Multistrada V2, aqui provada na sua versão S, surge anunciada de forma bastante curiosa pela marca como “a tua maravilha para o dia-a-dia”. Ou seja, uma moto que apesar da sua arquitectura trail se assume, por um lado, como uma ferramenta citadina e, por outro, como uma moto em que seja possível desfrutar de uma viagem; tudo isto sem esquecer a natureza desportiva que é patente imagem da marca. Numa palavra: uma moto que ofereça utilidade em ambiente sport-turismo. 

TECNOLOGIA DE REFERÊNCIA 
De linhas afiadas no entanto fluídas, a nova V2, sem esquecer a imagem incontornável que caracteriza o modelo nos últimos anos, impressiona quem a fita e desafia quem a tenta captar em imagem

Foto: Gonçalo Fabião

No quadro treliça em tubos de aço encontramos agora montada a última evolução do bicilíndrico em L, Testastretta 11° de 937 cc., motor de distribuição desmodrómica e quatro válvulas por cilindro (113 cv; 98 Nm de binário máximo). A ciclística promete fluidez e por isso na dianteira contamos com uma jante de 19″, mais leve, derivada da V4. Esta nova V2 conta agora com 199 Kg de peso a seco e cerca de 225 Kg em ordem de marcha. 

Foto: Gonçalo Fabião

De sublinhar que esta Multistrada vem ricamente equipada de série com um pacote de eletrónica de excelência, oferecendo a versão base ABS Cornering, Vehicle Hold Control, Ducati Traction Control, quatro Riding Modes (Sport, Touring, Urban, Enduro) e o novo sistema Ducati Brake Light que, no caso de uma travagem brusca ativa o piscar da luz traseira. 

Foto: Gonçalo Fabião

Aqui, nesta versão S, dispusemos também da excelente suspensão eletrónica Ducati Skyhook, Cruise Control, ótica full-LED equipada com Ducati Cornering Lights, Ducati Quick Shift de via dupla, sistema Hands Free, ecrã de alta resolução TFT a cores de 5” com uma interface intuitiva e retroiluminação dos comutadores. Na moto provada usufruímos ainda do pacote Travel com malas laterais e bons punhos aquecidos, ficando somente em falta o descanso central para o full-extras. 

DIAS DE GLÓRIA 
Versatilidade, leveza e agilidade. Parece ser o mantra que grande parte das marcas busca hoje em dia, no sentido de atraírem o maior espectro possível de clientes. Faz sentido. E aqui o resultado é inquestionável. Logo na cidade e seus arredores sentimos uma moto que negoceia as dificuldades do dia-a-dia com elevada eficácia e até prazer, apesar do trabalhar algo difícil do bicilíndrico a baixas rotações. Na verdade, rapidamente nos esquecemos dos números e fluímos no tráfico como se de uma média cilindrada se tratasse

Foto: Gonçalo Fabião

Quando chega o momento do lazer, podemos optar por colocar as muito práticas malas laterais e assim evitar levar a mochila às costas com os bens necessários para aquele dia longe dos problemas citadinos. E ai…, meus caros…, quanto mais torcida é a estrada maior a glória do motociclista. 

Foto: Gonçalo Fabião

A Ducati Multistrada V2 S ama a montanha como poucas, apresentando uma ciclística absolutamente inquestionável e um motor que gosta de subir até regimes críticos. A viagem também não lhe será estranha, apesar da protecção aerodinâmica ser apenas a necessária. Já no fora de estrada pouco ou nada nos aventuramos, desde logo por esta ser uma moto sublime no asfalto. A configuração trail aqui é essencialmente isso mesmo. Nem pneus, nem jantes convidam aos maus caminhos. Todavia, um bom estradão será sempre uma boa ideia para uma dose extra de prazer conferindo ainda uso ao modo “Enduro”. 

Foto: Gonçalo Fabião

A Ducati Multistrada V2 S revelou imagem impactante, personalidade vincada e prazer aos molhos. Numa era de sumo do dinausouro em máximos históricos convém ser comedido com as ganas no punho direito. Assim foi…, e esta “everyday wonder” em tons de cinza reclamou pouco mais de cinco litros de combustível por cem quilómetros de gozo intenso, pedindo a marca italiana uma transferência bancária 17.395€ (malas, punhos aquecidos e descanso central são extras) por esta italiana atrevida.

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