terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Piaggio MP3 530 hpe Exclusive à prova

Alguns dizem que jornalismo é a actividade de recolha, investigação e análise de informações com o objectivo de produzir e distribuir relatórios que digam respeito a eventos, factos, ideias e pessoas que de alguma forma são notícia, isto é, afectam a sociedade em algum grau. Tal actividade aplica-se à ocupação (profissional ou não), aos métodos de recolha e sua organização. O jornalismo inclui, inegavelmente, a Internet. Hoje este texto é muito mais do que uma prova de mais uma moto. É um pedaço de jornalismo. O jornalismo que os profissionais teimam em se recusar a fazer. Só Deus saberá por que raio… 

Foto: Gonçalo Fabião

Pessoas da minha geração, que iniciaram a sua vida enquanto motociclistas algures no final dos anos oitenta, inicio dos noventa do século passado, suponham que, chegados aqui, ao fim do ano da graça de 2022, uma boa parte da população tinha facilmente entendido que a melhor forma de os indivíduos se deslocarem nas grandes cidades seria em veículos de duas rodas com motor. Para nós, tal era, à época, uma evidência. Nem sequer carecia de demonstração. Fácil… 

Foto: Gonçalo Fabião

Sucede que “já desconfiávamos e os dados confirmam: o trânsito em Lisboa e Porto está muito pior” (link). A notícia é do fim de Setembro, todavia muito interessante e perfeitamente actual. E é dada pela NiT que cita “O “Expresso”, que teve acesso aos dados do Waze” - a aplicação de navegação GPS que é propriedade da Google. 

Foto: Gonçalo Fabião

Ainda segundo a NiT este “aumento do tráfego reflecte-se no stress e na ansiedade de quem vive esses momentos e na qualidade do ar, prejudicada pela poluição que os carros emitem”. Sendo que segundo a mesma notícia “as soluções passam por criar novos corredores BUS, segundo as propostas debatidas no ciclo de conferências sobre os desafios da mobilidade nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto”. É uma solução que nos agrada tendo em conta que hoje os motociclos podem circular nesses corredores supostamente privilegiados. Será suficiente? 

O ESCAPE foi investigar um pouco mais e encontrou esta (link) notícia bem recente da insuspeita RTP: “Aumenta o congestionamento de trânsito em Lisboa e no Porto”. Vejam a notícia em vídeo, por favor. Como aqui nesta Casa somos muito curiosos, temos muito tempo livre – segundo as más-línguas – e, vejam só, temos uma máquina de calcular à mão, fomos, com base na notícia da insuspeita RTP, sublinhamos, fazer algumas contas. 

Foto: Gonçalo Fabião

Se um indivíduo perde, para além daquilo que seria normal, mais 2 (duas) horas por dia encarcerado no seu automóvel parado no trânsito, tal significa ao fim de uma semana 14 (catorze) horas de vida perdidas. Ao fim de um mês esse indivíduo terá perdido 60 (sessenta) horas de vida no trânsito. E ao fim de um ano esse mesmo indivíduo deitou ao lixo umas escandalosas 730 (setecentas e trinta) horas de vida o que perfaz quase de forma exacta 30 (trinta) dias perdidos para o stress. Trinta dias num ano! Um mês! Perdido! 

Leram bem. Eu repito. Duas horas perdidas por dia para o trânsito significam um mês de vida deitado ao lixo ao fim de um ano. Um escândalo? Nem por isso. Ainda há muita gente que julga que isto se chama vida. E é por esta razão que os chamados jornalistas de motociclismo deixaram de exercer a sua actividade e passaram a fazer outra coisa qualquer (entretenimento?). O jornalismo incomoda! E nem eles nem as pessoas no geral gostam de ser aborrecidas com a verdade. 

Foto: Gonçalo Fabião

Neste cenário a chegada da novíssima Piaggio MP3 530 hpe Exclusive só pode ser por todos saudada. E é com profunda tristeza que vejo motociclistas, alguns decanos, a zombar deste tipo de veículo que se assume como solução e se afasta do problema. É uma moto para automobilistas, dizem. Pois é. E isso é excelente. 

A TRÊS RODAS MAIS AVANÇADA DO MERCADO 
A Piaggio MP3 530 hpe Exclusive foi apresentada no passado verão em Paris e consubstancia-se como um passo em frente numa gama que já vendeu quase 250.000 unidades desde que nasceu, há cerca de década e meia. Mais do que uma renovação estamos perante uma evolução. Sobretudo tecnológica. 

Foto: Gonçalo Fabião

Com um desenho inspirado na indutaria automóvel, assume-se como a três rodas mais avançada do mercado, vindo equipada com o motor 530 cc Euro 5 High Performance Engine (44CV, 50 Nm) cruise control (muito, muito útil e bem vindo), marcha-atrás e câmara traseira. Contem ainda com iluminação full LED, sistema keyless, painel TFT a cores de 7 polegadas, uma porta USB num compartimento por cima do painel de instrumentos e o sistema Piaggio MIA que conecta o telefone esperto ao veículo para gerir navegação, chamadas telefónicas, mensagens e música. Há ainda controle de tração e três efetivos modos de condução que alteram a resposta do motor: Sport, Confort e ECO. Ufaaaaaa… 

Foto: Gonçalo Fabião

Todavia o grande “statement” tecnológico é, na opinião deste ESCAPE, o novo Sistema de Segurança ARAS (Advanced Rider Assistance System) e a sua tecnologia 4D Imaging Radar, com sublinhado no Sistema BLIS (BLind Spot Information System) para o alerta da presença de veículos no ângulo morto. Tal tecnologia informa-nos no painel de instrumentos - melhor seria nos espelhos retrovisores como acontece em motos de maior cilindrada - através de luminosos triângulos laranjas, sobrepostos à informação normal do painel de instrumentos, da presença de “estranhos” por perto. 

Foto: Gonçalo Fabião

De sublinhar ainda que a marcha-atrás pode ser accionada de forma muito simples através de um botão comutador (D/R) situado na parte de trás do “avental” de protecção. O comando é eléctrico e a marcha-atrás é usável através do botão do motor de arranque - todavia com uma resposta que se deseja mais suave em próximas versões. Accionada que esteja a marcha-atrás, no painel de instrumentos destaca-se um écran com as imagens da câmara traseira. Estranha-se. Todavia entranha-se com uma facilidade inacreditável. E acaba por ser bem útil se quisermos estacionar em locais apertados e zonas históricas de cidades que fervilham de gente e veículos. 

FLUIDEZ IMPONENTE 
A Piaggio MP3 530 hpe Exclusive assume dimensões generosas e possui um aspeto imponente. Apesar da cura de emagrecimento face à geração anterior, ainda se apresenta com uns significativos 280 Kg. Depois de investirmos algum tempo a conhecer toda a tecnologia da moto e como ela se expressa no generoso TFT, devemos abordar com alguma cautela os primeiros quilómetros. Notem: mesmo para quem está familiarizado com a gerigonça no eixo dianteiro.

Foto: Gonçalo Fabião

Contudo…, nada a temer. É só deixar fluir. Muito rapidamente compreendemos o funcionamento do conjunto. E num ápice começamos a desfrutar de todo o conforto e sobretudo da segurança generalizada. Desta vez até aprendi a tirar partido do bloqueio da suspensão dianteira que nos permite o equilibrio ao parar no semáforo sem ser necessário colocar os pés no chão. Por falar em amortecimento, o acerto na dianteira é algo seco e tal não compromete o conforto. A travagem combinada é eficaz e não gostamos do tacto algo duro das manetes, ao ponto de me ter habituado muito facilmente a usar o pedal de travagem combinada do lado direito da plataforma. Nota altíssima para a soberba protecção aerodinâmica do conjunto.

Foto: Gonçalo Fabião

Já o monocilíndrico é uma alegria. Fácil, suave e cheio em todos os momentos. Um verdadeiro gozo no modo Sport, para vencer a “batalha dos semáforos” e de uma bela e suave eficácia no consumo de combustível no modo ECO. O modo “Conforto” acaba por ser intermédio e o mais equilibrado. Todavia foi o que menos usei na prova.

UMA RESPOSTA VERDADEIRAMENTE EXCLUSIVA 
Sejamos honestos e claros. Esta Piaggio MP3 530 hpe Exclusive não é para nós motociclistas e sim para “eles” automobilistas. Enquanto ferramenta para diminuir o cada vez caótico trânsito citadino esta Piaggio não é uma moto, e sim uma bênção. Em mercados mais “open mind” com o são o francês e italiano – com destaque para as cidades de Paris e Roma – as MP3 há muito que são parte da paisagem urbana e uma verdadeira resposta. Infelizmente, por cá e de forma absolutamente incompreensível estas motos mantém a dificuldade de se assumir como solução. 

Foto: Gonçalo Fabião

A Piaggio MP3 530 hpe Exclusive é isso mesmo: exclusiva! Pedindo a marca uma transferência bancária de 13.200€ para que esta referência tecnológica te ajude a ti “enlatado” a ganhar autonomia e anos de vida. Cada um fará as contas ao tempo ganho e o juízo de valor que tal pode representar. Esta Blu Oxygen Matt reclamou cinco litros certos de líquido inflamável carregadinho de impostos por cada cem quilómetros de carisma esbanjado pelas ruas e avenidas da cidade de Lisboa.

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