quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Macbor Montana XR5 à prova

A língua é linda e deve ser utilizada para brincar. Quer a língua enquanto órgão móvel da cavidade bocal. Quer a língua enquanto sistema de comunicação comum a uma comunidade linguística. Vamos deixar em paz por agora o órgão muscular relacionado ao sentido do paladar e vamos tratar do português. Isto porque nos dias húmidos e chuvosos em que o ESCAPE provou a Macbor Montana XR5, tive aquela estranha sensação de ser o último: o último a conhecer a simpática Adventure de média cilindrada da marca espanhola. 

Foto: Gonçalo Fabião

Ora…, sendo certo que o último é aquele que vem ou está depois de todos, certo é que o último é também o mais recente, o mais novo, aquele que está em vigor, que precede imediatamente o momento presente. Numa palavra: o derradeiro. 

Foto: Gonçalo Fabião

Honestamente. É absolutamente inacreditável que em mais de dois anos de Macbor Montana XR5 ainda exista um manto de nebulosidade de como e onde nasce esta moto. Nebulosidade essa que é ainda mais adensada por quem tem responsabilidades na área da comunicação do motociclismo e vê a própria praça pública a corrigir os seus erros mais ou menos grosseiros. 

Foto: Gonçalo Fabião

Como este ESCAPE já tinha dito aqui (link) na prova à Eight Mile 500 SCR da mesma marca - moto que tem muito desta Montana na sua natureza - estes modelos são feitos na Ásia, mais concretamente na China pela Colove. 

O OVO OU A GALINHA? 
Curiosamente a Colove ficou bem no centro do alvo após o último Salão de Milão, muito por culpa da Kove, marca do universo Colove, considerada por muitos como tendo apresentado algumas das motos que se assumiram como “as rainhas do salão”. 

Foto: Gonçalo Fabião

Ora então se a Macbor é feita nas fábricas da Colove que também produz a Kove, de onde vem a Colove? A Colove ou Tibet Summit Colove Motorcycles Co, Ltd, integra o grupo Tibet New Everest Industrial Group, empresa que terá nascido em 1995, grupo com unidades industriais espalhadas hoje um pouco por toda a China. 


Sucede que este grupo, por via da sua empresa Tibet New Summit Motor Co, Ltd, produz uma moto exatamente igual à Macbor Montana XR5 – esteve exposta no último EICMA – que leva o nome de Kove 510X Hyper Adventure. Para adensar o enredo…, acontece que há quem entre nós especule - como podem ler aqui (link) - que a Kove pode ser no futuro importada e representada na península ibérica pelo mesmo Grupo e empresas que importam e comercializam as motos que levam a marca espanhola Macbor no depósito de combustível. O ESCAPE sabe que é bem provável que em Janeiro teremos novidades sobre este tema. Esclarecidos? 

JOVEM, LIVRE, LEVE E SOLTA 
Com todos sabem – ou deviam – a Montana XR5 é construída em torno do motor dois cilindros Loncin (471 cc, 47CV, 43Nm) que apresenta dois modos de condução, Safe e Sport, que todavia não apresentam relevantes alterações entre eles. O conjunto é leve e conta com diversas peças em alumínio como é o caso do guiador, triângulos de direcção, jantes, parafusos, braço oscilante, pousa pés, grelha traseira de carga, descanso lateral e protecção de cárter. 

Foto: Gonçalo Fabião

o quadro feito numa liga de um aço especial 15% mais leve e 40% mais resistente contribui para um peso a seco de 178 kg. As jantes de raios convidam aos maus caminhos tal como o conjunto de suspensões da KYB - totalmente ajustáveis na dianteira e na traseira - e as borrachas Metzeler Tourance Tubless de piso misto. Na travagem, a Montana conta com material Nissin e ABS desconectável. 

Foto: Gonçalo Fabião

A Macbor Montana XR5 apresenta uma imagem impactante e algo sobredimensionada. A moto passa facilmente por máquina de cilindrada maior. Todavia este ar vagamente musculado não é desproporcional, bem pelo contrário, pois o conjunto transpira harmonia. Para além do bom aspecto, outra nota de elevado destaque vai para uma posição de condução: apurada, cómoda, ergonómica. Apesar de alta, chegamos fácil com os pés ao chão e este é mais um momento de confiança

Foto: Gonçalo Fabião

A Montana XR5 pretende ser antes de tudo o mais uma ágil trail urbana, instrumento do dia a dia. A facilidade de utilização, a protecção aerodinâmica e o conforto concorrem para que esta primeira batalha seja ganha de forma inequívoca. A vida nas vias rápidas de acesso às grandes cidades é um espaço onde esta moto se sente bem, num misto de condução suave e descontraída que surpreende. 

A AVENTURA É ONDE E QUANDO O MOTOCICLISTA QUISER
No entanto a Montana deve ser levada a respirar. A viagem está lhe no sangue. Não se intimida numa estrada mais retorcida e até pede por aventura quando o asfalto termina. Aceitamos o convite dos “maus caminhos” e sejamos honestos: até podemos ter moto para ir até ao fim do mundo, todavia esta moto prefere outros terrenos para se impor. 

Foto: Gonçalo Fabião

Sejamos claros, a Macbor Montana XR5 é essencialmente uma trail urbana que faz sonhar com os grandes espaços. O fora de estrada é bem-vindo, no entanto deve ser encarado sem exageros. Há um detalhe que aponta para este resultado de forma inequívoca. Os Metzeler Tourance são sem dúvida bons pneus mistos, todavia o seu sublinhado está no asfalto e não fora dele. Se em estradão e gravilha até dão uma resposta positiva, em terrenos mais moles facilmente estes pneus entram em stress. 

Foto: Gonçalo Fabião

Numa prova marcada por pisos muito molhados e escorregadios, sentimos que a travagem desta Montana tem espaço para melhorar. A suspensão totalmente regulável também é uma mais valia para quem gosta de explorar diferentes afinações para diferentes condições na busca da condução mais eficaz e segura. 

Foto: Gonçalo Fabião

Ainda assim, a grande nota de destaque desta moto para este ESCAPE é sem dúvida nenhuma a sua facilidade de utilização, conforto e economia, tendo a Macbor Montana XR5 solicitado uns ridículos três litros e meio de sumo de dinossauro por cada cem quilómetros de diversão da boa. A marca solicita uma transferência bancária de 7.199€ para que a simpática e competente XR5 seja vossa.

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