terça-feira, 13 de agosto de 2019

Escape (com) Vida - ir para fora cá dentro com João Krull (I)


Confesso! Dos pequenos projectos dentro da realidade do blogue este foi aquele que levou mais tempo a dar ao kick start. Confesso ainda que o João não foi a minha primeira escolha. Mas foi o primeiro a abraçar sem pestanejar o desafio. Obrigado João! 

João Krull é um Motociclista, assim, com letra grande. À utilização diária da moto junta a paixão pelo mototurismo e o desafio do fora de estrada. Um verdadeiro biker que em tempos colaborou pontualmente no domínio das viagens com a saudosa MOTOCICLISMO. O ESCAPE não podia estar mas satisfeito por ser o João a inaugurar esta nova rubrica com a sua recente viagem por este nosso Portugal. Dela resultou um conjunto de textos apaixonados que relatam uma semana de férias motociclísicas por estradas e estradinhas pouco “navegadas” e que nos trazem muito do melhor que o nosso país tem para oferecer. 

Hoje e nas próximas duas semanas, sempre à terça-feira, fiquem com “ir para fora cá dentro com João Krull”. E sintam-se a viajar… 

Dia 1 (Carnaxide – Charruada) 170 km 


Uma vez que a nossa viagem à Sardenha ficou adiada para o próximo ano, resolvemos assim ir para fora cá dentro. Tínhamos uma semana e resolvi elaborar uma viagem diferente. Comecei por escolher os hotéis e a partir daí delinear o trajecto. Os requisitos da viagem visavam evitar a passagem por grandes cidades, fazer somente estradas nacionais, municipais ou secundárias (poupando gasolina e portagens), podendo assim gastar mais no conforto de Hotéis de melhor qualidade. 

Os percursos diários seriam feitos pela manhã, sem pressas para sair, sem pressas para chegar, usufruir das paisagens e as tardes nas piscinas dos hotéis (requisito obrigatório). 

No primeiro dia saímos pelas 10h de casa, atravessámos a grande Lisboa rumo a Charruada, um lugar da freguesia de Assentiz, concelho de Torres Novas. Tínhamos 170 quilómetros para fazer e pelo caminho passámos pela vila de Meca (desconhecendo eu que havia uma Meca em Portugal) entre muitas outras vilas, com destino a Santarém onde almoçámos no Tascá, uma simpática tasca com excelente comida, bem no centro desta cidade. Continuando pelas pitorescas estradas chegámos a Charruada onde pernoitámos na Quintinha da Eira, uma bela quinta com bonitos recantos, quartos óptimos em ambiente familiar, uma tranquilidade muito reconfortante e recebidos por quem tão bem sabe receber. O preço da noite foi de 85€ com um excelente pequeno-almoço, talvez o melhor. 

Uma vez que não servem jantares, aconselharam ir a Vilar dos Prazeres, sete quilómetros de boas curvas pela N349, para jantar no Restaurante “O Álvaro”. Este primeiro dia de viagem permitiu revelar estradas desconhecidas, sendo que tal descoberta veio a ser uma constante durante toda a semana. 

Dia 2 (Charruada – Aguieira) 140 km 

Ao sair da Quintinha da Eira fomos visitar a um quilómetro o que dizem ser a maior concentração de Moinhos da Europa, são nove moinhos (não nas suas melhores condições ou estado de conservação) num espaço de cem metros. Depois disso iniciámos a nossa viagem de cerca de 140 km rumo à Aguieira. 


A apenas quinze quilómetros de Charruada, encontrámos a recente e bela praia Fluvial do Agroal, situada na estrada CM1088, freguesia de Formigais e Concelho de Ourém. Localizada na maior nascente do Rio Nabão é conhecida pelas suas características terapêuticas e água muito fria. 

Seguimos por estradas municipais até Miranda do Corvo e depois até Portela do Mondego para a apanhar a N110 até Penacova, onde almoçámos no Restaurante “Côta D' azenha” mesmo junto à ponte - barato e muito bom. 

Sem pisar a IP3 lá seguimos junto ao Mondego pelas mais pitorescas estradas com belas paisagens, passando pela Barragem do Coiço e por fim chegada à Barragem da Aguieira também conhecida por Barragem da Foz do Dão, localizada no Rio Mondego, município de Penacova (distrito de Coimbra, margem esquerda) e de Mortágua (distrito de Viseu, margem direita), nas freguesias de Travanca do Mondego e Almaça, respectivamente. 


Ali fica o conhecido Hotel Lake Resort & Spa Montebelo Aguieira onde pernoitámos. Um complexo enorme com apartamentos e garagens privadas num ambiente de luxo onde existem inclusive apartamentos com piscinas privadas. O ambiente é de pouco sossego, tanto na área da piscina, como no restaurante, devido à época balnear. O restaurante ao jantar só serve em regime buffet e achei caríssimo para a oferta dada. Ao almoço tem a opção de bar onde servem comida rápida (pizzas, hambúrgueres, tostas, etc). Acredito que em outra altura do ano, com bom tempo se aproveite mais o espaço, o silêncio e os vários desportos aquáticos existentes junto à marina ali ao lado. O apartamento é sossegado (felizmente) e com uma área assinalável, mas o que gostei mesmo foi da box privada para a “mãe”.

(continua...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter