Alguns dizem que existe uma espécie de Lei da Atração. Não sei. Mas há de facto coisas que não têm explicação científica, ou outra. O Universo é redondo e coloca as coisas no seu lugar, mesmo que nem sempre consigamos entender o porquê desse lugar, diz-se ainda. “Será que fui eu mesmo que atraí isso para mim?”, perguntamos por vezes. Talvez. Somos energia e somos química. Atraímos o que queremos…
Foto: Gonçalo Fabião |
Não sei, Não sabemos. Sei sim que enquanto entregava a Kawasaki Ninja 1000SX Tourer que provei aqui (link) e esperava que me devolvessem uma moto minha que tinha deixado no local, os sentidos perderam-se por completo na imponente Kawasaki Versys 1000 Special Edition Grand Tourer. Fiquei a imaginar como funcionaria todo o encanto da Ninja que acabava de devolver numa “arquitectura” Trail de generosas dimensões, possuidora de um motor cuja base é a mesma, ainda que “civilizado” a uma utilização mais mundana.
E lá fui…, para casa. Pensativo. Dividido. Pode não parecer, mas sou um bocado tímido e não quis abusar solicitando logo ali um pequeno contacto…, confesso que também não sou adepto de "voltinhas ao quarteirão" quando desejo conhecer uma moto nova. Ou é, ou não é!
O UNIVERSO É TEU AMIGO
Todavia, dirão então alguns, o Universo terá realizado o seu trabalho. Mal tinha chegado a casa recebo uma chamada de um responsável pela marca. Agradeci a Ninja, demostrei o interesse em manter a colaboração e eis que…, “Oh Pedro, não sendo a moto nova, vamos colocar uma Versys 1000 em circulação, está interessado?”. Se estou interessado? Oh, meu rico Universo. Adoro-te! E foi assim quase por magia que nasce esta prova à Kawa Versys 1000 SE…
Foto: Gonçalo Fabião |
Nota prévia. A moto provada foi a verão Special Edition, despida de malas e demais acessórios que personalizam e dão volume à Versys 1000 Grand Tourer. Assim, sentimos desde logo falta de ocupar o espaço na traseira da moto, apresentando-se esta demasiado despida na secção traseira. Há quem ame, há quem odeie. Esteticamente sou adepto de ver aqueles espaços ocupados.
Mas…, sejamos honestos. Apesar de inserida pela marca numa gama apelidada de Adventure Tourer e apresentado a Kawasaki Versys 1000 geometria de Trail, não contem à partida com grandes prestações fora de estrada; desde logo devido à dimensão das jantes, ambas de 17 polegadas. Lá iremos…
VERSÁTIL E ECLÉCTICA
O primeiro toque na moto é muito agradável. Posição de condução vertical. Bom encaixe do corpo no banco suave. Guiador largo. E aquele tetracilindrico (120cv, 102Nm) tão elástico que parece desejar levar-nos daqui ao outro lado do mundo apenas em sexta velocidade.
Foto: Gonçalo Fabião |
Muito fácil de manobrar em baixa velocidade e aveludada na condução em cidade, onde esta Versys 1000 brilha é em estrada aberta onde podemos explorar os diferentes modos de condução – Sport, Road, Rain e Rider, este ajustável ao nosso desejo. A electrónica desempenha aqui um papel fundamental graças à nossa já conhecida unidade de medição de inércia (IMU) de 6 eixos, da Bosch, que orienta o funcionamento do ABS, do KTRC (Kawasaki Traction Control) de 3 modos - sistema de controlo de tração mais avançado da Kawasaki - das “cornering lights”, e da KECS (Kawasaki Electronic Control Suspension), recebendo também a suspensão electrónica semi ativa dados da IMU o que permite uma condução absolutamente eficaz, acabando por sugerir o conjunto que estamos a curvar num carril mesmo que abusemos na inclinação e na velocidade.
O ecletismo surge assim como característica fundamental desta Kawasaki Versys 1000 Special Edition. Também porque a protecção aerodinâmica é irrepreensível - na posição mais alta do ecrã roça a perfeição, mesmo com aquela nortada forte. Esta, aliada ao cruise control e ao conforto do banco, faz nos sonhar com a travessia Ibérica em busca de montanhas e curvas.
Notem, contudo, que polivalência não significa aqui abuso no fora de estrada. Uso sim, com parcimónia. Pela jante 17 mas também pela posição de condução em pé que não satisfaz. Mais depressa levava esta Versys para uma tarde no Estoril ou em Portimão do que para buracos, pedras, regos e terrenos arenosos.
Foto: Gonçalo Fabião |
VAMOS A CONTAS
Esta Kawasaki Versys 1000 Special Edition, que já me está a deixar saudade, solicitou uns interessantes 5,3 litros daquele liquido inflamável precioso ao nosso sorriso por cem quilómetros de alegria, estando disponível em mais três versões. Tomem nota: i) Tourer, com conjunto de malas laterais de 28 litros cada, tampa e friso à cor da moto, suportes, bolsas interiores, kit chave única e protecção de depósito por 18.995€ (+ 800€ versão base); ii) Tourer Plus, incorporando também faróis de nevoeiro LED por 19.395€ (+ 1.200€ versão base); iii) Grand Tourer, disponível com todas a referências acima e ainda top case 47L (inclui suportes, tampa à cor da moto, encosto e bolsa interior), suporte de GPS e protecção do motor por 19.895€ (+ 1.700€ versão base) – sendo esta ultima versão, a Kawasaki Versys 1000 Special Edition Grand Tourer, a preferida de quem opta por esta Adventure Tourer da gigante nipónica.
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