segunda-feira, 27 de julho de 2020

Triumph Tiger 900 Rally Pro à prova

Sub-repticiamente. Como assim? Ninguém começa um texto sobre motos com tal adjetivo. Expressão que remete para algo obtido por sub-repção ou fraude. Mas sub-repticiamente significa ainda clandestinidade, furtividade, algo que é feito ou surge às escondidas.  

Foto: Gonçalo Fabião

E foi “às escondidas” ou sub-repticiamente que surgiu entre nós motociclistas um segmento (sem nome) de motos, ao qual podíamos chamar “as quase mil” ou “falta aqui um bocadinho assim para um litro de cilindrada”. Jogos de palavras e parvoíces à parte, a verdade é que temos cada vez mais marcas a apresentarem motos ecléticas (para não dizer polivalentes pela enésima vez), leves, económicas, usáveis para ir trabalhar, fáceis para uma praia no fim-de-semana com uma companhia jeitosa e que também fazem sonhar com outras paisagens em férias e lazer. 

Foto: Gonçalo Fabião

A Triumph não quis deixar passar esta maré e “encostou” a sua trail 800cc a este neófito segmento “diz que é uma espécie de mil”, com duas propostas distintas – para além de uma versão base -, a saber: Tiger 900 GT (e GT Pro), jante de aço 19’’ na roda da frente e Tiger 900 Rally e Rally Pro, jante de raios 21’’ na roda da frente. Obviamente, as primeiras focadas na urbe e na estrada e as segundas no fora de estrada. Logo, este ESCAPE passou o rio tejo para sul assim que sentou o traseiro na 900 Rally Pro rumo ao quente pó do verão. Asfalto numa moto assim é para meninos, e para o pouco que resta das revistas de motos, vá… 

Foto: Gonçalo Fabião

TRAJE DE GALA 
Na verdade, a Triumph Tiger 900 Rally Pro não faz a cena por menos e surge com a ambição de se estabelecer como uma nova referência do tal segmento escondido das versáteis “quase mil”. Painel de instrumentos TFT colorido de sete polegadas (parece um tablet), sistema de conectividade My Triumph, suspensão Showa Premium, ABS e controlo de tração otimizado em curva, travões Brembo Stylema, shift assist, seis modos de condução - Road, Rain, Sport, Off-Road, Off-Road Pro e Raider (personalizável) -, rodas tubless, assento aquecido para piloto e ocupante, sistema de monitorização de pressão de pneus e iluminação full LED. Tudo em desenho, arquitectura e cabedal Trail. Uffffff…

Foto: Gonçalo Fabião
  
A primeira sensação é estranha. Guiador bem largo, braços esticadooosssss…, e um encaixe de pernas que não seduz. Na cidade há dinâmica mas mesmo eu habituado aquela jante infinita de vinte e uma polegadas sinto-me em modo “you spin me right round, baby right round like a record, baby right round round round” Percebem? Aquela jante nunca mais acaba de rodar... 

I WANNA BE ADORED 
Todavia tudo muda quando o asfalto acaba e o pó começa. No fora de estrada, este tigre de casta superior deita as garras de fora e liberta-nos o sorriso ainda quando apenas apalpamos o terreno. Logo, logo vamos conquistar confiança e exploramos a electrónica ao serviço do hedonismo. Agora sim! Tudo começa a fazer sentido. As suspensões excelentes, o fino recorte da travagem, o motor sempre presente que deve inclusive ser doseado…, só desejamos ter uns pneus mistos com mais grip, pois não se leva uma “bomba” deste calibre para o mato com saltos altos. 

Foto: Gonçalo Fabião

Vamos lá ser honestos, sim! Provar, ensaiar, testar, comparar esta 900 Rally Pro no asfalto é, com todas as letras…, parvinho. A moto foi feita para sair por ai fora…, levar o motociclista do ponto A ao ponto B por estrada com um conforto assinalável. Mas sobretudo, chegados que somos ao ponto B, podemos percorrer todo o demais abecedário fora de estrada com um imenso prazer e eficácia. É esta a natureza desta Tiger 900. 

Foto: Gonçalo Fabião

No final do dia mais uma bela surpresa. O tricilindrico em linha de 95 cv e 87 Nm desta Triumph Tiger 900 Rally Pro (que ama altos regimes), solicitou menos de cinco litros do tal ouro liquido fundamental à nossa salubridade por cem quilómetros de diversão nos mais diferentes terrenos – abaixo do anunciado pela marca. Pedindo a Triumph Portugal 15.800€ por esta moto com personalidade de excelência.

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