Espartano. É aquele relativo ou que pertence à velha cidade grega de Esparta, Ou que revela hábitos rígidos. Diz-se contudo, comummente, que espartano é aquele que transpira simplicidade, sobriedade. Sem excessos ou luxos.
Foto: Gonçalo Fabião |
A realidade pandémica e consequente crise sanitária, económica e social, obrigou os construtores de motociclos a uma resposta rápida e eficaz perante a realidade. A venda de motos topo de gama sentiu o ar dos tempos e retraiu. Mas a moeda tem sempre duas faces. O mercado rapidamente solicitou máquinas mais sóbrias, fáceis de usar, com critérios de elevada mobilidade e segurança na circulação entre as massas. Tudo sem perder uma certa aura de aventura, mantendo o sonho da viagem sempre bem presente. Numa expressão: o espartano passou a ser o novo normal.
Foto: Gonçalo Fabião |
Como sabemos das novidades apresentadas para este 2021, a Triumph foi rápida a responder aquele pulsar. Uma delas é esta novíssima Tiger 850 Sport que este ESCAPE teve o prazer de ser um dos primeiros a conhecer em solo nacional.
BACK TO BASICS
É tão fácil descrever como conduzir a Triumph Tiger 850 Sport. Tendo por base o tricilindrico das irmãs Tiger 900, o motor (888cc, 85 cv, 82 Nm) apresenta um mapa de gestão de unidade motriz diverso das ”novecentos”, dois modos de condução (Road e Rain), controlo de tração desligável para uma brincadeira fora de estrada e um painel de instrumentos com 5 polegadas de leitura intuitiva. A forquilha dianteira Marzocchi não é ajustável e o amortecedor traseiro da mesma casa sim. A travagem é Brembo com pinças Stylema de quatro êmbolos. Já as jantes são de liga leve: 19 polegadas na dianteira e 17 atrás. O conjunto pesa cerca de 190 quilos a seco e conta com um depósito de combustível de vinte litros que como veremos no fim deste texto garante uma considerável autonomia.
Foto: Gonçalo Fabião |
Esta arquitectura sóbria combina muito bem com a silhueta jovem e atrevida do tigre mais novo da família Triumph. Assim que alçamos a perna para lhe tocar, sentimos empatia imediata devido aos dois pés que chegam com facilidade ao solo. O encaixe do nosso corpo não merece reparos e os comandos são fáceis de entender e de usar.
É PELO ASFALTO A ESTRADA PARA A AVENTURA
Dinamicamente não há aqui grandes segredos. Na opinião deste ESCAPE a Triumph Tiger 850 Sport assume-se rapidamente como uma trail urbana – já que um vídeo postado na página Facebook deste blogue gerou algumas dúvidas, para que fique claro, notem que não estou a escrever que esta é uma moto urbana e sim que é uma trail urbana – que flutua sobre os obstáculos da cidade com alegria e conforto, não se furtando a uma fuga rumo a aventura de fim-de-semana ou quem sabe até uma viagem por essa estrada fora, para paragens mais longínquas.
Foto: Gonçalo Fabião |
A jante 19 na frente associada às surpreendentes borrachas mistas Michelin Anakee Adventure – 20% off road segundo sítios da especialidade – faz com que a frente da moto mergulhe com prazer em qualquer curva, oferecendo uma condução segura e sempre divertida quando a urbe dá lugar ao asfalto retorcido dos montes que a rodeiam a cidade. A proteção aerodinâmica conferida pelo ecrã ajustável manualmente não sendo soberba é suficiente, sendo nesse momento que começamos a pensar “kitar” a 850 Sport com alguns dos acessórios originais para que o tigre simpático nos leve até locais desconhecidos.
SÓBRIA TAMBÉM NO BOLSO
Acessível, versátil e intuitiva. Assim foi a experiência ao guiador da Triumph Tiger 850 Sport, onde, por muito que me esforce, tenho dificuldades em encontrar aspectos menos positivos. Talvez a sonoridade do escape nos pudesse dar outra envolvência na diversão da condução. Mas como sabemos os “ecotontos” de Bruxelas nunca nos vão facilitar a vida e o prazer. Ah…, o cruise control seria muito bem-vindo.
Foto: Gonçalo Fabião |
Cereja no topo do bolo? Economia. O tigrezinho tem um apetite em linha com a sobriedade de todo o conjunto, tendo a 850 Sport reclamado cinco litros e meio de ouro líquido inflamável por cem quilómetros de travessuras. E não é apenas na economia diária que esta Tiger marca pontos. A Triumph pede uns muito simpáticos 11.450€ para levarem uma 850 Sport convosco a passear. O que não sendo propriamente uma pechincha é ainda assim um valor muito interessante face ao que esta aventureira tem para oferecer.
Sem comentários:
Enviar um comentário