Uma dúzia de provas feitas aqui no Escape. Esta é exactamente a décima segunda. E tal como a primeira (link), a fonte da prova vem de terras de Sua Majestade. Curiosidades. E para comemorar em grande, esta é a maior prova deste Escape. Foram mais de setecentos quilómetros aos comandos da sedutora XRx. É obra…
O que e que a Tiger 800 XRx tem? Desde logo personalidade. Num primeiro olhar a mota parece fitar-nos descaradamente. Anda dai, motociclista, leva-me a passear, sussurram-me as suas linhas peculiares.
A XRx é a versão mais estradista da alargada família Tiger 800. O primeiro contacto físico é desde logo muito agradável. O corpo encaixa bem e com conforto, o guiador parece colocado na posição correta, os instrumentos de leitura fácil e rápida habituação.
Dinamicamente, ainda na cidade, facilmente descubro uma elasticidade na unidade motriz tricilíndrica para lá do normal. Caixa suave, precisa e embraiagem leve. Em via rápida rumo ao campo testo o cruise control. Fácil de usar apenas com o polegar direito, será de extrema utilidade, mais tarde, para quando os quilómetros se acumulam no corpo. Quando a estrada se encarquilha, a Triumph Tiger 800 XRx surpreende pela agilidade e leveza, tudo certo e bem afinado.
Acumulei quilómetros e quilómetros na 800 XRx. Com ecrã regulado (manualmente) na posição de altura máxima, só sinto algum desconforto em velocidades bem acima do limite legal. Ai, na velocidade pura, o pequeno Tigre não está tão à vontade, este não é o seu terreno de eleição. A “sua praia” são sem dúvida os passeios em estrada secundárias ou os grandes espaços, mas sempre em ritmo moderado. Em percurso urbano o equilíbrio também se faz notar. A utilização diária na cidade e arredores não lhe é estranha.
Excelente surpresa está guardada para o regresso à bomba de gasolina. Bolas, são três cilindros e noventa e cinco cavalos. Todavia, a factura fixa-se por pouco mais de cinco litros de líquido inflamável por cem quilómetros rodados.
A personalidade sedutora no primeiro olhar confirma-se com a utilização. A polivalente Triumph Tiger 800 XRx deu carradas de prazer. Só fiquei triste com um pormenor..., ter de devolver o pequeno Tigre malandro ao seu dono.
Sem comentários:
Enviar um comentário