terça-feira, 28 de agosto de 2018

Mutt Hilts 125 à prova

Mutt, vira-lata, rafeiro. É a denominação dada aos cães ou gatos sem raça definida. O termo vira-lata deriva de muitos desses animais, caso abandonados, serem vistos famintos pelas ruas revirando latas de resíduos à procura de algum tipo de alimento. Geralmente os cães e gatos considerados sem raça definida são mestiços, descendentes de diferentes raças. Fiquemos com o termo rafeiro que é bem português! 

A Mutt Motorcycles, que chegou recentemente a Portugal pelas mãos da Unik Edition Custom Motorcycles, pretende produzir motas de baixa cilindrada mas que tenham um aspecto “trendy”, elegante, orgulhoso, construidas com recurso a elementos de qualidade a um preço, digamos, comportável. 

O primeiro olhar para este rafeiro denuncia nobreza dentro do género. A Mutt Hilts foi desenhada de forma a seduzir e consegue, ainda que de forma muito simples, esse objectivo. A sedução mantem-se quando colocamos o motor oriundo da Suzuki GN 125 - uma referência de longevidade – a trabalhar e somos surpreendidos pelo “ladrar rouco”. Já a minha avó dizia, "filho, loud pipes save lives”, e com muita razão, sabia senhora… 

Ao engrenar a primeira e soltar a embraiagem é bom que não nos deixemos cair na tentação do wishful thinking e desejar estar aos comandos de uma city scrambler de maior potência. Não! A Mutt Hilts apresenta uma unidade motriz viva mas tem apenas 12 CV, devendo ser conduzida com isso em mente. E se o fizermos, vamos disfrutar da personalidade deste pequeno animal cruzado que parece ter ido buscar elementos de qualidade a diferentes raças. 

O guiador alto de barra cruzada proporciona uma óptima posição de condução mas há nuances que, na minha opinião, podem ser revistas, nomeadamente algum excesso de vibração em médias rotações e uma dureza geral de todo o conjunto - admito perfeitamente que estes aspectos tenham precisamente o efeito oposto nos potências clientes, ou seja, a vibração e a dureza podem ajudá-los a sentirem-se vivos (uma caixa de seis relações também seria bem-vinda).

Não passeei este nobre e surpreendente rafeiro por muito tempo (dai não ter um consumo para vos apresentar) mas fomos felizes nas vinte e quatro em que estivemos juntos. A Unik Edition Custom Motorcycles reclama 3.500€ para deixar levar esta Mutt para casa, um conjunto que pode agradar a dois tipos de motociclistas; por um a lado, àqueles que agora chegam ao nosso mundo mas rejeitam standards, por outro, ao motoclista experiente que deseja algo leve e facilmente personalizável para aquela voltinha dinâmica na cidade ou mesmo uma saída campestre suave.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter