quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Amazonas AME 1600 a moto brasileira

Como assim? O Brasil já produziu motos de grande cilindrada? Já pois…, quer dizer…, a Amazonas AME 1600 é filha de uma guerra comercial dos anos 70 (proibição no Brasil às importações) do espirito inventivo “zuca” e da paixão motociclistica. Querem ler? 


Em 1976 dois mecânicos de São Paulo, Luiz Antonio Gomide e José Carlos Biston, construíram a Motovolks, um protótipo com motor boxer VW de 1.500 cm³ e caixa manual de quatro velocidades. A parte superior do quadro usava uma mescla de componentes Harley e Indian enquanto a parte inferior era feita sob medida para encaixar o motor boxer e a transmissão manual com origem no “Carocha”.

Ferreira Rodrigues, um empresário de São Paulo, tomou conhecimento da moto e achou que ela seria a solução perfeita para outro problema: a falta de motos na frota da Polícia Militar, que à época utilizava H-D “sucateadas” por falta de manutenção e peças. Não havia outra moto de grande porte fabricada no Brasil e a Motovolks seria a solução. O projecto básico da Motovolks foi, então, comprado por Ferreira Rodrigues e modificado para produção em série. 

A Amazonas montava o abundante, no mercado brasileiro, motor VW 1600 do Brasília de 64 cv que recebeu dois carburadores Solex, um de cada lado, dando desde logo à moto um ar proeminente. Este aspecto possante era maximizado por um enorme depósito de vinte e quatro litros, farol rectangular, carenagens dianteiras e laterais atrás do motor, tudo apimentado com aqueles cromados que faziam as delícias dos motociclistas da época. 

Entre os 1976 e 1988 foram fabricados no total cerca de quatrocentos e cinquenta exemplares - cem deles destinados à Polícia Militar de São Paulo e à Polícia Rodoviária Federal – chegando mesmo a ser exportadas unidades para vários países, como EUA, Japão e Reino Unido. Com o passar do tempo a AME 1600 sofreu diversas modificações no quadro, suspensões, estética e motorização, até a sua total extinção em Outubro de 1988.

Enorme, pesada, desengonçada, gastadora, poluidora mas robusta e de muito fácil manutenção, assim foi a Amazonas AME 1600. Hoje raríssima, começa no Brasil a ser objecto de culto. Será que andará alguma por Portugal?

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