quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Unik Edition Custom Motorcycles

Foi das coisas mais parvas que me aconteceram de moto. Estava frio. Era inverno, definitivamente. 1994? Início de 1995? Ficamos assim, início de 1995. Segunda-feira à noite era dia de cinema e fui com uma amiga ver qualquer coisa que não me recordo. Como naquele tempo não se saia de casa sem passar pela 24 de Julho, depois do cinema fomos ao Trifásica, um bar giro, de esquina, entre a antiga Kapital e o Kremlin. Tudo tranquilo, hora de levar a miúda a casa e num rasgo de estupidez…, vamos por um caminho diferente, Monsanto até tem umas curvas… 

Estava escuro, muito escuro. E o animal era grande. O cão assustou-se com as luzes da moto e saiu-me ao caminho. Não tive tempo de fazer nada. Bati no lombo do bicho, a NTV caiu para o lado esquerdo a miúda para cima de mim e não me lembro muito bem como é aquilo acabou. Só me lembro que a moto foi levada, meio empenada, por alguém para junto da esquadra da PSP do Calvário. Mais tarde um amigo foi busca-la e levou-a para a garagem da Sofia. Quem ficou contente foi o “Mitra”. Tinha uma moto para desmontar e montar. 

Recordei me deste episodio, com outras nuances qua agora não vêem ao caso, enquanto tirava umas fotos na nova morada da Unik Edition Custom Motorcycles, ali em Moscavide. O espaço fez-me recordar vagamente a garagem da Sofia e uma ou outra tarde que o “Mano Mitra” se entreteve, todo contente, a mexer na NTV. Eu, para além de um pé do tamanho de uma bola de futebol, não achei aquilo nada divertido. 

Nunca soube mexer em motos. O meu engenho é apenas usar e, de tempos a tempos, estragar. Dai admirar tanto quem sabe arranjar motos. Todavia, nos últimos anos, isto de arranjar motos, transformou-se em arte e culto. 

Já devo ter escrito isto antes num outro contexto. A Natureza é tudo o que está ai, tudo o que nos é oferecido, a Cultura a ela se opõem, sendo esta a criação Humana. Neste sentido toda a criação humana é Cultura. A arte de modificar uma moto é também ela Cultura. É o que a Unik Edition Custom Motorcycles faz e faz muito bem, ao ponto de ter estado presente este ano no impressionante The Bike Shed London, um evento onde não vai quem quer mas sim quem é convidado. 

Não se deixem enganar. A customização é como o Universo. Veio para ficar, está em expansão e esse movimento é muito rápido. E tal como o universo é rico, muito rico, muito mais rico do que podemos imaginar. E é metamoto (inventei uma palavra nova). A customização está mesmo para além da moto e do próprio motociclismo. É o que faz a Unik Edition Custom Motorcycles (saber mais). Criando peças únicas que cristalizem a paixão dos criadores e a individualidade do cliente. 

Gostei muito de visitar a Unik Edition Custom Motorcycles. Há ali carradas de emoção pelo motociclismo e pela vida. Para além da oficina, que me fez entrar automaticamente em modo “túnel do tempo”, na Unik encontramos uma loja onde pontuam, entre outros, alguns elementos de classe como os capacetes Hedon ou as camisas Crave, produzidas em kevlar. E depois ainda encontramos as simpáticas Mutt Motorcycle. Um tema para falarmos noutro dia. Entretanto, passem em Moscavide na Rua Salvador Allende 28 C. Vão gostar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter