Muito amor. Algum ódio também. Paixão, definitivamente. E muita inveja, sem duvida.
Sentimentos são estados e reacções que o corpo humano é capaz de expressar diante de factos e acontecimentos vivenciados pelos indivíduos.
E se existe fábrica que hoje é capaz de fazer despertar em todos nós motociclistas sentimentos diversos, ela é a Bayerische Motoren Werke.
BMW e ESCAPE não podiam continuar a viver assim. De motores e costas voltadas. Não posso pois deixar de começar esta Prova de forma diferente, agradecendo à BMW Motorrad Portugal (e particularmente a todos os que o tornaram possível) a possibilidade de aceder ao seu Parque de Imprensa. É mais um forte sinal que a brincar a brincar este ESCAPE é para ser levado bem a serio. Muito obrigado!
Apresentada no EICMA do ano passado, esta F 850 GS é uma moto verdadeiramente nova. E fiz muito bem em despi-la das práticas malas laterais com que me foi entregue para a apreciar na sua plenitude. O primeiro olhar revelou algo que curiosamente já tinha acontecido numa das recentes Provas: esta BMW é bem mais bonita quando o olhar a toca directamente, revelando uma moto mais sedutora daquela que vemos nas imagens - também porque esta unidade surge equipada com um belo Akrapovic no lugar da não tão conseguida ponteira de escape original.
A primeira sensação é de simplicidade e facilidade de utilização. Mas foi necessário um esforço adicional da minha parte para esquecer a natural comparação com a minha Honda CRF 1000 L. Para rapidamente mudar o chip parei passados alguns metros com o objectivo de “estudar” o funcionamento do ecrã TFT de 6,5 polegadas e dos seus diversos menus. Tudo se revelou preciso e conciso. A habituação ao contemporâneo universo digital é aqui quase imediata.
Esta Gelände Strasse (fora de estrada/estrada) transpira rapidamente a sua natureza. Ciclística impecável – com destaque para as excelentes suspensões electrónicas - travagem eficaz apesar de alguma suavidade na frente, motor (95 cv e 92Nm) surpreendentemente elástico, linear e sempre disponível.
Os primeiros quilómetros revelaram ainda uma posição de condução correta, mas com o passar dos mesmos o conforto acaba por sair algo penalizado pela parca protecção aerodinâmica e por um banco cujos materiais merecem ser revistos – tal como a dimensão dos espelhos (com demasiado angulo morto). Detalhes que não me demoveram a aproveitar o fim-de-semana para fazer uma Prova bem longa ainda que fundamentalmente asfáltica.
Pude então explorar os diferentes modos de condução e demais parafernália digital (fiquei fã da utilidade do sistema keyless), numa pitoresca e triangular incursão alentejana, que incluiu a totalidade da Estrada Nacional (EN) 5 - para ler a seu tempo aqui no ESCAPE - um troço da EN2 já em pleno Alentejo profundo, e regresso a casa via EN4 onde esta BMW F 850 GS transpirou eficácia e ofereceu prazer. Ainda me atrevi um pouco nos estradões que delimitam vinha e montado na zona do Poceirão, onde esta nova F 850 GS se revelou uma moto tão dócil quanto atrevida. O fora de estrada pode muito bem ser a sua praia.
A economia foi outra das boas surpresas desta nova F. No global foram gastos 4,6 litros de líquido inflamável por cem quilómetros de sorrisos no rosto, tendo ainda ficado com a ideia de que a velocidades mais pacatas a moto consome, facilmente, o valor indicado pela fábrica, isto é, menos meio litro do que consegui.
A BMW Motorrad Portugal pede 11.950€ para desembrulhar a versão base desta nova F. Se lhe adicionarmos os pacotes Confort, Dynamic, Touring, Iluminação e ainda outras opcionais como malas laterais, escape Akrapovic, sistema de navegação e de chamada de emergência, serão necessários perto de 19.000€ para partir com esta F 850 GS.
Gostava de ter ouvido o seu comentário da BMW em relação à Afrika Twin.
ResponderEliminar