segunda-feira, 23 de março de 2020

Há fome nas ruas de Portugal, vamos ajudar os “sem-abrigo”

Nestes tempos incríveis, únicos, impensáveis, o ESCAPE recebeu o seguinte apelo e decide associar-se. O texto não é nosso mas sim do Tó-Manel. Velho amigo, decano motociclista. Ainda há dias dele falávamos aqui (link). A adaptação do texto é nossa. 


A necessidade de ajuda é urgente. Devido ao fecho dos restaurantes e à quarentena, deixou de haver o apoio social aos "sem-abrigo" por parte de outras entidades como a "Refood", bem como de demais instituições de voluntariado. 

O tempo de duração desta campanha de angariação de donativos junto dos Motociclistas e de quem mais se queira a ela juntar, será de duas semanas terminando assim no dia 6 de Abril, altura em que faremos com a instituição um "balanço". Cada um dá o que quiser e pode, sendo que qualquer donativo é muito bem-vindo e sobretudo muito necessário. Quem der 5 euros já está a ajudar. 

A "CASA-Centro de Apoio ao Sem-abrigo" é a instituição nacional de apoio social que nós motociclistas vamos apoiar, na ajuda aos "Sem-Abrigo", nestes momentos tão difíceis. 

Esta instituição tem delegações prestando apoio social em: Albufeira, Cascais, Coimbra, Faro, Figueira da Foz, Lisboa, Madeira, Porto, Paredes e Setúbal. 

A CASA, para além de apoio específico aos "sem-abrigo", com fornecimento de comida feita pela própria instituição e depois distribuída por voluntários de outras instituições como a "Vida e Paz", fornecem apoio alimentar a muitas famílias bastante carenciadas e que nestes tempos aumentam diariamente. 

No mês de Março, no total de todas as delegações, o consumo de principais bens de primeira necessidade foram: arroz 2800kg, esparguete 2470kg, farinha 80kg, feijão 560kg, grão 420kg, massas 1240kg, azeite 350lt, óleo 490lt, atum 195lt, salchichas 530kg, leite 1820lt, polpa tomate 410lt, sal 220kg, açúcar 210kg - para além destes bens alimentares distribuem outros bem como produtos de higiene.  

Podem consultar o site da instituição aqui (link)

Dada a falta de voluntários para a distribuição de alimentos na rua e também devido a uma questão de recolhimento, as entidades camarárias, a "CASA", a "Vida e Paz" e a Santa Casa da Misericordiosa estão a criar centros de acolhimento de "sem-abrigo" em muitos locais como pavilhões desportivos. 

A Instituição a apoiar é pois a "CASA - Centro de Apoio ao Sem-abrigo" sendo o modo de apoio a transferência bancária para conta da "Casa-Centro de Apoio ao sem-abrigo" IBAN: PT50 0036 0344 99100009838 81 Montepio Geral. 

Este IBAN foi fornecido pela instituição. O apoio deve ser feiro para este IBAN e não para qualquer outro, por forma a controlar melhor a campanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter