terça-feira, 28 de novembro de 2017

eCooltra à prova

O QUE É? 
A eCooltra - que deseja ser uma nova forma de mobilidade urbana – é um serviço de aluguer de motas eléctricas que está, desde a passada primavera, disponível na cidade de Lisboa, para qualquer pessoa com carta de condução válida. Espalhadas por toda a cidade (onde os últimos utilizadores as deixaram) – numa área que cobre a frente ribeirinha, de Algés ao Parque das Nações, e do rio Tejo ao Lumiar e aeroporto -, têm uma tarifa fixa, que inclui seguro, baterias carregadas, manutenção assegurada e dois capacetes. Custa 0,24 euros por minutos para uma franquia de 500 euros ou 0,29 euros para uma franquia de 99 euros. O aluguer das motas pode ser feito entre as seis da manhã e a meia-noite.


COMO FUNCIONA? 
Primeiro, é preciso descarregar a aplicação, gratuita e disponível para Android e iOS. No ecrã, aparece um mapa e a zona de utilização da eCooltra assinalada a azul. Como não existem locais fixos, a scooter pode ficar estacionada em qualquer lado, desde que dentro da zona de operação. Com georreferenciação é possível ver a mota que está mais próxima e reservá-la. Depois, tem 15 minutos para chegar à scooter e iniciar a viagem. O cancelamento não tem custos e assim que encontra a mota, pode desbloquear o assento para levantar o capacete. A mota liga-se (e desliga-se) através da aplicação, sem ser necessária uma chave. Quando o utilizador chega ao destino, e termina o serviço, o custo da viagem é debitado automaticamente no cartão de crédito ou débito indicado. As scooters têm autonomia para 45 quilómetros. A bateria é assegurada por uma equipa que anda num veículo com baterias carregadas, responsável pela sua substituição. 

PORQUE PRECISEI?
Na passada quinta-feira tive de me deslocar à Motocenter para conhecer estes pneus (link). Fui de PCX. Mas num ápice precisava de ter ali a CRF1000L para efectuar a montagem. Deixei a PCX na Motocenter e “apanhei” uma eCooltra que estava estacionada por ali perto. Vim a casa, larguei a eCooltra e levei a CRF1000L à oficina onde depois pude seguir a minha vida já de PCX. Quando fui levantar a CRF1000L, ao fim do dia de sexta-feira, fiz o percurso inverso. Este é apenas um exemplo prático. Quantas vezes no nosso dia-a-dia não precisamos de nos movimentar de forma rápida, dinâmica, económica e eficaz, no caos crescente do trânsito de Lisboa? 

A MINHA EXPRIÊNCIA 
A aplicação é intuitiva e funciona muito bem. O registo - que deve ser feito antecipadamente - foi fácil e rápido. As motas são lentas mas muito fáceis de conduzir. Nesta abordagem inicial ao serviço acabei por conduzir três diferentes eCooltra durante um total de vinte e cinco minutos. Apanhei de tudo em termos de manutenção, do excelente ao patético – a uma das motas faltavam pequenos pedaços e os espelhos estavam soltos o que pode comprometer a segurança. Confesso que esta primeira experiência foi altamente positiva. Porquê? Simples…, qual teria sido a alternativa para revolver o meu problema de deixar uma mota algures na cidade para ir buscar outra a casa? Transporte público colectivo? Taxi? Uber? A eCooltra não bate tudo isto. A eCooltra esmaga tudo isto! Mais…, mesmo para quem vem para a cidade numa mota de grande cilindrada e precisa de se descolocar de forma prática e rápida no centro histórico de Lisboa, a eCooltra poderá constituir-se como hipótese dada a sua facilidade de utilização e economia. A única coisa de que senti falta sempre que precisei de uma eCooltra foi de…, ter mais eCooltra’s, isto é, maior raio de acção do serviço e mais motinhas disponíveis.

POSSO EXPERIMENTAR GRATUITAMENTE?
Querem experimentar a eCooltra durante trinta minutos de forma totalmente gratuita? Usem por favor o código que está na imagem à direita aquando do vosso registo. Ganham vocês e ganha este vosso Escape. Agradecido.

[Parte deste texto vem adaptado daqui (link)].

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter