terça-feira, 29 de novembro de 2022

Brixton Crossfire 500 XC à prova

Escrevo. É uma manhã cinzenta e chuvosa de Novembro. É outono. Em bom rigor o inverno meteorológico já se instalou. Dias curtos, pouca luz natural, muita chuva e humidade. Nem sempre foi assim. E ainda há dias, quando apanhávamos em imagens esta Crossfire 500 junto ao Atlântico, lá onde a terra acaba e o mar começa, o suor escorria pelo corpo e os pulmões enchiam-se de clorofila. Como se estivéssemos no meio do oceano. Algures nos Açores? Sonho… 

Foto: Gonçalo Fabião

É o tempo que passa. Quando fazia o habitual direito na página Facebook que suporta este blogue (link) dizia que…, tínhamos tido aqui no ESCAPE a Brixton Crossfire 500 - modelo de onde parte esta urbana XC de inspiração scrambler – “recentemente”. Fui confirmar agora. Já lá vão praticamente dois anos desse momento (link). 

Foto: Gonçalo Fabião

Recordemos pois que a marca austríaca estava habituada a produzir motos de baixa cilindrada de inspiração mais ou menos clássica. Até ao momento que decidiu procurar outros segmentos de mercado. A expansão começou então por se fazer com a Crossfire 500, uma moto que parece ter sido desenvolvida para os dias que vivemos: descomplicada, divertida e que fica gira à brava nas imagens que publicamos nas nossas redes sociais. A Brixton não parou. E já tem em comercialização nalguns países europeus a muito aguardada Cromwell 1200. 

Foto: Gonçalo Fabião

A Brixton Crossfire 500 XC tem pois na sua génese o muito elogiado (fora de portas) motor Gaokin de 486 cc (47 CV, 42 Nm). As suspensões são KYB – forquilha invertida ajustável na dianteira – a travagem J.Juan assistida por sistema ABS Bosh, jantes raiadas 19’’-17’’ rematadas pela sempre bela e excelente borracha Pirelli Scorpion Rally STR. 

DETALHES E QUALIDADE 
Como todos notam, estamos perante uma urbana fotogénica. Despida e com o pé sempre a fugir para um passeio no campo. Uma festivaleira? Possivelmente…, tal a quantidade de detalhes cuidadosamente pensados. O caos ordenado, como se quer em qualquer momento de celebração. 

Foto: Gonçalo Fabião

A posição de condução é agradável graças ao guiador alto e proeminente. Todavia a moto é algo larga na zona do encontro do banco com o belo e clássico depósito de combustível. E tal pode ser incomodativo para os menos avantajados em altura. O acerto das suspensões é rijinho o que acaba por ser positivo para espremer um motor que se apresenta muito redondo e com uma caixa precisa e bem escalonada. Não admira que esta unidade motriz seja muito elogiada. 

Foto: Gonçalo Fabião

Nota muito positiva para a travagem. Mordacidade, progressividade, eficácia. Tudo impecável. Há um salto qualitativo gigante entre a Crossfire 500 e esta Crossfire 500 XC, o que prova o que dizemos amiúde: estas marcas novas que agora nos chegam aprendem depressa com os erros e achatam a cura da evolução qualitativa de forma muito rápida. 

Foto: Gonçalo Fabião

Sendo assim a moto é perfeita, oh ESACPE? Claro que não. Só no universo cor-de-rosa das publicações ditas da especialidade é que todas as motos do universo são tendencialmente perfeitas. Notas menos positivas para uns espelhos questionáveis em dimensão e eficácia, o lindo tampão de gasolina fica na mão no momento de abastecer e, tendo em conta que há algo ali na frente da moto para compor o desenho, esse algo podia perfeitamente ser trabalhado no futuro para conferir alguma protecção aerodinâmica. Tudo detalhes. 

COMPROMETIDA COM O PRAZER 
No que verdadeiramente importa, a moto apresenta uma frente muito incisiva que facilita muito o negócio na cidade. No burgo, nada a declarar. Em estrada torcida a elasticidade do conjunto confere prazer e chega a ser entusiasmante

Foto: Gonçalo Fabião

Apesar da Crossfire 500 XC vir equipada com várias protecções - tampas laterais, farol dianteiro, radiador, depósito, motor e um pack de barras de protecção, bem como um guarda-lamas dianteiro de natureza Off-road – quando o asfalto termina temos moto para o quintal e para aquele passeio suave a um qualquer ermo jardim secreto da nossa vida. Não contem, obviamente, com uma aventureira para vos levar em jornadas infinitas por esse mundo fora. Vamos ser pragmáticos! 

Foto: Gonçalo Fabião

A Brixton Crossfire 500 XC reclamou quatro litros certos do tal líquido inflamável que tanto nos alegra por cem quilómetros de sorrisos e sabor a endless summer, solicitando a marca uma transferência bancária de 7.999€ para que os vossos dias fiquem mais luminosos.

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