terça-feira, 15 de novembro de 2022

Tracer 9 GT+ a nova sport touring da Yamaha

Uma das vantagens de escrever sobre motociclismo neste formato leve e descomprometido de blogue é a liberdade. Sou livre de escrever e dizer o que quero, quando quero, nas quantidades que quero. Aqui no ESCAPE não devemos rigorosamente nada a ninguém. 


Uma das falacias dos últimos tempos tem sido a narrativa de que nós, os motociclistas, deixamos de procurar motos do segmento sport turismo. Com o devido respeito por todos, eu não concordo com quem afirma tal e tenho o dito amiúde. Simplesmente, não se vendem mais sport tourer porque as marcas deixaram de investir e apostar nesse incontornável segmento de mercado. A procura diminui, é certo. Todavia a oferta também encolheu. Encolheu…, encolheu…, e quase desapareceu. E se ninguém oferece, naturalmente ninguém compra. 

Serve pois este texto para um momento raro aqui no ESCAPE. Aplaudir a Yamaha! E a incontornável marca nipónica merece os nossos parabéns pois acaba de anunciar a sua nova Tracer 9 GT+. Segue infra texto (editado) da responsabilidade da marca.


A Yamaha está preparada para levar o conceito TRACER para uma nova dimensão com a Sport Tourer mais sofisticada alguma vez fabricada pela empresa. Partindo dos pontos fortes dos modelos existentes, a nova TRACER 9 GT+ é fornecida com toda uma gama de tecnologia de topo que foi concebida para transformar cada viagem, fornecendo um grau de versatilidade e controlo anteriormente impensável. 

Com um sistema electrónico de tecnologia de ponta totalmente integrado, incluindo um radar de ondas milimétricas, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, sistema de travagem unificado ligado por radar, suspensão electrónica e modos de condução inteligentes – bem como um painel de instrumentos TFT conectado e a navegação Garmin totalmente integrada – a nova TRACER 9 GT+ está pronta para inaugurar uma nova era de controlo que elevará a experiência Sport Touring a um novo patamar

CONTROLO DE VELOCIDADE DE CRUZEIRO ADAPTATIVO (ACC) 
A TRACER 9 GT+ é a primeira Yamaha que está equipada com Controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC, Adaptive Cruise Control). Este novo sistema avançado oferece todas as vantagens do controlo da velocidade de cruzeiro, juntamente com a capacidade de manter automaticamente uma distância fixa do veículo que circula à frente. Com o novo sistema ACC, um radar de ondas milimétricas incorporado mede constantemente a distância do veículo imediatamente à frente da TRACER 9 GT+. O ACC controla automaticamente a velocidade de cruzeiro, a desaceleração e a aceleração para se adaptar às condições da estrada à medida que esta vai mudando. 


O ACC também está integrado com o motor e a suspensão eléctrica e, para manter a distância pré-selecionada do veículo à frente, a travagem do motor e os travões são accionados (pela ordem indicada) para abrandar a moto. Ao mesmo tempo, a força de amortecimento da suspensão eletrónica é ajustada para reduzir o excesso de afundamento ao utilizar os travões para manter a estabilidade do chassis. 

Com a sua capacidade de intervir automaticamente e ajustar os níveis de velocidade, a abertura do acelerador, a travagem do motor, os travões e a suspensão quando vai atrás de um veículo, bem como nas curvas e ultrapassagens, o sofisticado ACC oferece uma experiência de condução natural e fluída. Esta tecnologia eletrónica topo de gama, que foi utilizada pela primeira vez numa Yamaha, eleva o conforto em autoestrada a um nível completamente novo. 


O ACC é fácil de utilizar, reduz o esforço mental e físico do condutor e proporciona um maior conforto e comodidade para uma qualidade de condução inigualável, tornando a TRACER 9 GT+ a Sport Tourer definitiva da Yamaha. 

SISTEMA DE TRAVAGEM UNIFICADO 
Como modelo do topo da gama Sport Touring da Yamaha, a TRACER 9 GT+ foi escolhida para estrear uma gama de novas tecnologias inovadoras, incluindo o primeiro Sistema de travagem unificado (UBS, Unified Brake System) ligado ao radar. 


O novo sistema é um design ativo que proporciona um maior controlo ao utilizar os dados do radar de ondas milimétricas e da IMU de 6 eixos (unidade de medição da inércia) para ajudar e regular as forças de travagem dianteira e traseira através da unidade hidráulica Bosch que otimiza o controlo e o equilíbrio entre a dianteira e a traseira do sistema de travagem. 

O Sistema de travagem unificado é constituído por três elementos principais que funcionam apenas quando o controlo de travagem (BC, Brake Control) está ativado. Primeiro, o assistente de travagem intervém quando o sistema deteta que uma colisão está iminente. Segundo, a assistência de travagem dianteira/traseira ajusta as forças de travagem em ambas as rodas para uma desaceleração estável. E terceiro, o controlo da travagem nas curvas ajusta automaticamente a força de travagem para evitar a derrapagem dos pneus quando a máquina está inclinada. 


O Sistema de travagem unificado ligado ao radar analisa constantemente os dados da distância a partir do radar das ondas milimétricas. Se os cálculos do sistema concluírem que as solicitações de travagem do motociclista são insuficientes para evitar uma colisão com o veículo à frente, irá aumentar a pressão do travão nas rodas dianteira e traseira para ajudar a abrandar a TRACER 9GT+.O sistema oferece assistência adicional na travagem e apenas intervém quando o BC está ativado e o condutor está a travar: não se trata de um sistema para evitar colisões. 

O segundo elemento é o Sistema de travagem unificado com assistência dianteira/traseira, que ajusta a distribuição da força de travagem dianteira/traseira. Quando o condutor utiliza apenas o travão dianteiro, a unidade hidráulica aplica automaticamente a força de travagem na roda traseira, com o grau de intervenção calculado utilizando dados da IMU relacionados com alterações na aceleração e no ângulo de inclinação. Quando apenas é utilizado o travão traseiro, por vezes, o sistema aplica uma força de travagem adicional na roda dianteira através da unidade hidráulica, consoante a força exercida no pedal do travão e os dados da IMU relacionados com o comportamento da moto. 


O terceiro elemento é o controlo da travagem nas curvas. Trata-se de um sistema de "controlo da travagem nas curvas" que utiliza os dados de funcionamento da moto da IMU e regula instantaneamente as forças de travagem do condutor para evitar a derrapagem dos pneus. O Sistema de travagem unificado ligado ao radar está ligado à suspensão eletrónica e, além de assistir e regular as forças de travagem dianteira e traseira, também ajusta o amortecimento da suspensão dianteira e traseira para manter a estabilidade do chassis. O ABS funciona sempre que o BC esteja ativado ou desativado. 

RADAR DE ONDAS MILIMETRICAS 
Tanto o novo Controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo como o Sistema de travagem unificado ligado ao radar utilizam dados do novo radar de ondas milimétricas que deteta a distância do veículo que circula imediatamente à frente da moto. Com apenas 200 g, esta unidade de radar compacta e integrada está situada atrás de uma nova tampa de proteção na parte da frente da TRACER 9 GT.


Esta nova e vanguardista Sport Tourer é a primeira moto da Yamaha a ser equipada com o quickshifter de terceira geração que oferece um leque ainda mais amplo de funcionalidades, ao permitir mudanças mais baixas ao acelerar e mudanças mais altas ao desacelerar sem recurso à embraiagem. 

SUSPENSÃO SEMIATIVA 
A TRACER 9 GT+ está equipada com a mais avançada tecnologia de controlo eletrónico disponibilizada em qualquer moto da Yamaha de produção, o que sublinha o compromisso da Yamaha com a categoria Sport Touring. O sistema de suspensão de controlo eletrónico KADS (KYB Actimatic Damper System) de nova geração foi desenvolvido em conjunto com a KYB e concebido para proporcionar um desempenho desportivo aliciante com uma condução extremamente confortável. 

Este sistema de suspensão dianteira e traseira totalmente integrado é acompanhado pela IMU de 6 eixos, que monitoriza vários sensores e ajusta automaticamente as forças de amortecimento através da Unidade hidráulica (HU) e da Unidade de controlo da suspensão (SCU). O KADS pode ser definido para o modo Sport ou Comfort e pode adaptar-se a uma ampla gama de estilos de condução ao ajustar constantemente as forças de amortecimento para se adaptar às condições de condução prevalecentes. Ao analisar os dados da IMU, incluindo o ângulo de inclinação e a aceleração da moto, este sofisticado sistema de suspensão proporciona uma condução de alta qualidade aliada a sensações inigualáveis e aderência à estrada, oferecendo níveis de confiança que confirmam a TRACER 9 GT+ como a derradeira Sport Tourer da Yamaha. 


À semelhança de qualquer outro sistema eletrónico presente nesta moto de elevada capacidade, a suspensão KYB está totalmente integrada para assegurar sempre uma condução estável e funciona em conjunto com o ACC, com o Sistema de travagem unificado com assistência dianteira/traseira, bem como com o Sistema de travagem unificado ligado aos radares e com o controlo de travagem. 

As características de manobrabilidade da suspensão de controlo electrónico também são afectadas pela selecção dos modos de condução integrados e as definições de amortecimento são ajustadas instantaneamente através de um solenoide para obter uma condução suave e confortável em diversas condições de carga e condução. 

MODOS DE CONDUÇÃO INTEGRADOS 
A TRACER 9 GT+ beneficia de um D-Mode (função de selecção do carácter do motor) melhorado que agora está totalmente integrado com a IMU de 6 eixos da máquina e com o amplo conjunto de ajudas à condução sensíveis à inclinação. Anteriormente, o D-Mode (a função de seleção do cárter do motor) funcionava de forma totalmente independente das várias ajudas de controlo eletrónico, o que exigia um ajuste individual. 

Este novo sistema é mais intuitivo, sendo muito mais fácil de compreender e utilizar no momento. O condutor pode selecionar uma das quatro opções de modos de condução integrados: Os modos "Sport", "Street", "Rain" ou "Custom" funcionam agora em conjunto com a selecção do carácter do motor (D-mode), o controlo de tração, o controlo de deslizamento, o controlo da elevação da roda dianteira e o controlo de amortecimento da suspensão electrónica para assegurar uma maior manobrabilidade numa grande variedade de situações de condução. 


As opções seleccionáveis "Sport", "Street" e "Rain" possuem definições de fábrica integradas com diferentes níveis de intervenção para se adaptarem a diferentes condições. Estes modos predefinidos foram desenvolvidos pelos engenheiros da Yamaha utilizando o feedback de pilotos de testes. A quarta opção "Custom" permite que o condutor seleccione manualmente assuas próprias definições de intervenção para as várias ajudas à condução de controlo eletrónico e as guarde como o seu modo personalizado. 

MOTOR CP3 EU5 E QUADRO EM ALUMÍNIO 
A TRACER 9 GT+ está equipada com o reconhecido motor CP3 EU5 de 890 cc da Yamaha capaz de produzir um binário forte e linear, o que faz com que esta emblemática Sport Tourer tenha um desempenho notável, quer ao viajar pelos Alpes quer nas deslocações para o escritório. Dotada de um punho com sensor de posição do acelerador (APSG) e do Sistema electrónico de controlo do acelerador Yamaha (YCC-T), este equipamento leve elimina a necessidade de cabos e polias e oferece uma resposta magnífica com uma sensação natural. 

A TRACER 9 GT+ conta com uma ampla gama de tecnologia exclusiva da Yamaha, incluindo o quadro principal em alumínio fundido que foi fabricado com o exclusivo sistema CF (ControlledFilling) da empresa. Este sistema especial permite construir quadros extremamente leves e fortes com espessuras da parede variadas, o que proporciona um equilíbrio de rigidez optimizado para um desempenho de condução superior. 


O peso não suspenso é minimizado graças à utilização de um braço oscilante de alumínio leve e as jantes SpinForged, também fabricadas com a tecnologia exclusiva da Yamaha, ajudam não só a melhorar a ação da suspensão, como também reduzem o momento de inércia, dando um contributo significativo para a leveza e agilidade de condução da moto. 

LED, CONFORTO E MAIS SEGURANÇA 
A iluminação é um sistema totalmente LED e as sofisticadas luzes direccionais da Yamaha são incluídas de série na TRACER 9 GT+. Quando a máquina se desloca a 5 km/h ou mais rapidamente o ângulo de inclinação ultrapassa 7 graus, as luzes direcionais iluminam automaticamente o interior da curva, quer sejam utilizados os máximos ou mínimos, o que lhe dá uma área de estrada iluminada mais ampla. 


A Sport Tourer premium da Yamaha foi concebida para os motociclistas que costumam fazer viagens durante todo o ano e gostam de fazer todo o tipo de condução, independentemente do local e da hora. A TRACER 9 GT+ foi pensada para proporcionar uma condução confortável em qualquer altura do ano e está equipada com um grande para-brisas ajustável em 10 níveis, bem como aquecedores de punhos ajustáveis em 10 fases, que tornam as longas viagens muito mais agradáveis. A Yamaha também oferece um banco Comfort aquecido como Acessório genuíno, também com 10 níveis de temperatura selecionáveis.

4 comentários:

  1. E o consumo? Que consumo na cidade e nas estradas, e já agora nas auto estradas?

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    1. A moto foi apenas anunciada e apresentada. Ainda ninguém a testou; todavia os consumos devem ser idênticos aos do actual modelo que, ao que sabemos, rondam pouco menos de cinco litros por cem quilómetros

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  2. 4,8 faço eu com a minha.

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