segunda-feira, 31 de agosto de 2020

BMW F 900 R à prova

Estrada Nacional 247. Da Malveira da Serra ao cruzamento com a Estrada do Cabo da Roca são cinco quilómetros certos e bem contados pelo muito útil Google Maps. Cinco quilómetros feitos para cima e outros tantos para baixo, por mim e por todos os motociclistas da Grande Lisboa. Trajecto há muito a evitar ao domingo, mas a percorrer sempre que possível durante uma fresca manhã de verão como são (quase sempre frescas) as manhãs de qualquer estação do ano por aquelas bandas. No dia em que fui com o Gonçalo para aquela zona fotografar a F 900 R, já no fim da sessão, fiquei ali como nunca tinha ficado. Para cima, para baixo, para cima, para baixo, para cima, para baixo…, não cheguei à meia dúzia de voltinhas naquele carrossel mágico, mas quase. Foi até o alerta de reserva iluminar o colorido TFT que equipa a BMW. Juro. Nunca tal me tinha ali acontecido. E se me leram com atenção quase podia acabar aqui o texto sobre a prova desta moto que tanto me encheu de surpreendente prazer.

Foto: Gonçalo Fabião

Como bem sabem os mais fiéis e atentos, este ESCAPE anda cá pelo hedonismo, pelo prazer. O ESCAPE não tem agenda. Assim, salvo as devidas excepções, sempre que solicito uma moto a uma marca para prova, faço-o despido de pretensões que não sejam o gozo que essa moto me dará e a sensação que me faz partilhar esse prazer convosco. A meu pedido, quando a BMW me “ofereceu” esta F 900 R, ingenuamente encolhi os ombros. Estamos sempre a aprender… - já aqui voltamos… 

BICILÍNDRICO COM PERSONALIDADE 
O tal segmento sem nome, ao qual podíamos chamar “as quase mil” ou “falta aqui um bocadinho [assim] para um litro de cilindrada” de que vos falava aqui a propósito da Tiger 900 da Triumph (link), ganhou também argumentos este ano com a chegada destas novas novecentos da Bayerische Motoren Werke. 

Foto: Gonçalo Fabião

A BMW F 900 R parte do motor que equipa a F 850 GS (link) e a F 750 GS (link). De recordar que apesar do nome das coisas, ambas as motos estão equipadas com o mesmo bicilíndrico paralelo de 853cc de capacidade – na BMW F 750 GS a debitar 77cv e 83Nm e na F 850 GS a produzir 95 cv e 92Nm da F 850 GS. Aqui, na novecentos, o propulsor é então revisto e ampliado para 895cc a produzir 105 cv de potência às 8500 rpm e um binário de 92 Nm às 6500 rpm.  

ROADSTER DE NATUREZA DESPORTIVA 
Na afamada casa alemã, temos notado um esforço efectivo por tentar comunicar esta moto a destinatários mais jovens e começamos a perceber tal destino no primeiro contacto com a moto. De linhas esdrúxulas e complexas, a F 900 R é bem mais sedutora ao vivo que em imagem, em especial neste lindo tom vermelho e branco que a marca denomina Style Sport. Ainda parado, investindo alguns minutos a compreender toda a informação disponibilizada pelo eficaz ecrã TFT de excelente leitura, apreciamos a qualidade superior de acabamentos. Mas a tal indiferença que vos falei no início deste texto desaparece por completo quando montamos na moto e saboreamos a sintonia que o corpo assume desde o primeiro momento. A BMW F 900 R assume-se como uma roadster de inspiração desportiva e isso sente-se na posição de condução. Que é, todavia, como toda a moto, de escala humana. Quero dizer: aqui há conforto e até luxúria.

Foto: Gonçalo Fabião

Para além do equipamento de série com ABS e ASC (controlo automático de estabilidade), modos de condução RAIN e Road, a F 900 R chegou até mim em modo full extras onde se inclui (para além do GPS e do importante sistema de chamada de emergência) o modo de condução PRO com ABS Pro, DTC (controle de tração dinâmico), DBC (controle dinâmico de travagem), MSR (controle dinâmico do travão-motor), Dynamic ESA, assistente na passagem de caixa de velocidades de dupla via e, enfim, farol adaptativo. Esperem…, não me posso esquecer ainda do Pacote Conforto que inclui sistema Keyless Ride e punhos aquecidos e do Pacote Turismo que oferece descanso central e Cruise Control - uffffffff…, perdoem-me este “parágrafo MotoJornal” mas apeteceu-me…, sorrisos

Foto: Gonçalo Fabião

AQUELA NOVA VIZINHA QUE NOS FAZ DESVIAR O OLHAR… 
Ok?! Vamos tratar do que interessa: prazer. Que rica surpresa meus queridos amigos. Desde o primeiro momento deixei-me encantar pelo espírito e dinâmica que a F 900 R inspira. Este comportamento que nos faz sorrir é potenciado pelas tendencialmente perfeitas suspensões electrónicas de que tão confesso fã sou. Ficando apenas a faltar uma voz grossa, não para fazer mais barulho porque sim mas essencialmente para que toda a experiência de condução se torne mais intensa e envolvente, é todavia, a tal escala humana que faz desta nova miúda do bairro um factor de desejo e cobiça.

Foto: Gonçalo Fabião

A BMW F 900 R é pois uma moto para todos também por culpa do preço e consumos. Reclamou 5,3 litros daquele líquido inflamável que faz a delícia dos dias por cada cem quilómetros de boa disposição adicionada aos nossos sentidos. A marca alemã pede 8.925€ pela versão base da F 900 R, sendo que a unidade provada que inclui os packs Active, Comfort, Dynamic, Touring tem um preço de 11.943€ .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter