segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Macbor Eight Mile 500 Scrambler (SCR) à prova

“Tudo está bem se for sobre duas rodas”. Nem mais, nem menos. É assim que a Macbor se apresenta. “Uma marca com alma”. Pois “sem alma não somos nada”, afirmam. A marca espanhola nasce no seio do Grupo Motos Bordoy. Concessionários de várias marcas na Catalunha desde 1971 que vem a criar a sua própria marca em 1999. História no mínimo curiosa. Mais de cinquenta anos após a sua fundação, o grupo empresarial Motos Bordoy afirma manter-se totalmente fiel à sua identidade: paixão pelas motos num ambiente de empresa familiar. O foco actual é “oferecer um produto com um padrão de qualidade europeu a um preço, sem dúvida, bastante competitivo”. Smart Yourself

Foto: Gonçalo Fabião

A Eight Mile 500 SCR surge na gama Macbor como uma Street Bike aproveitando a boleia do sucesso que tem sido a Adventure Montana XR5. A sua natureza é de moto despida e de inspiração mestiça - uma urbana moderna mas apaixonada pela vida no campo, digamos. O seu alvo? Cristãos-novos que é como quem diz os utilizadores da moto com a denominada carta A2. 

Foto: Gonçalo Fabião

LEVE E ROBUSTA 
Num quadro de secção rectangular fabricado em aço Q345 garante de maior rigidez e leveza, a Macbor monta o bicilindrico de origem Loncin (47CV, 43Nm), o gigante chinês a que pertence a nossa já conhecida Voge. A moto é construída na Asia pela Colove sob supervisão dos espanhóis da Motos Bordoy. 

Foto: Gonçalo Fabião

Para manter o peso o mais baixo possível – 175 Kg a seco, 195 Kg em ordem de marcha - a Macbor aposta em muitos componentes em alumínio como são o caso do guiador, mesas de direcção, poisa-pés, descanso lateral, protecção de cárter e também o bonito e notável monobraço oscilante traseiro, detalhe raro se não mesmo inédito em motos desta natureza e segmento. Suspensões Kayaba – forquilha invertida totalmente ajustável na dianteira, travagem Nissin e os magníficos pneus Pirelli Scorpion Rally STR são elementos de qualidade que concorrem para a riqueza de todo o conjunto. 

Foto: Gonçalo Fabião

MOTO DOIS EM UM 
Esteticamente a Eight Mile 500 Scrambler é distinta todavia discreta, sem notas de desenho de rotura acompanhando sim as tendências do momento. Rapidamente compreendemos que a moto responde positivamente aos objectivos de agilidade e facilidade de utilização proclamados pela Macbor, muito graças a uma posição de condução correctíssima. De condução muito fácil na cidade numa moto que se deseja inclusiva, a Eight Mile 500 SCR sussurra-nos “liberdade” aos ouvidos. E somos sempre tentados a oferecer-lhe outros terrenos. 

Foto: Gonçalo Fabião

Rumo a maus caminhos duas notas menos positivas. O painel de instrumentos é pouco completo e de difícil leitura, por vezes impossível mesmo. É desagradável. Numa moto cheia de elementos de qualidade este é um aspecto a renovar com carácter de urgência. Surpresa má foi também a travagem em especial na roda traseira. 

Foto: Gonçalo Fabião

Compreendemos que esta seja uma unidade “muito batida” e já com uns milhares de quilómetros que certamente não foram efectuados por gente meiga. Deixamos assim a questão da eficácia da travagem para o domínio do “benefício da dúvida”. Acreditamos que estes elementos Nissin são melhores do que aqueles que se apresentam nesta unidade. 

Foto: Gonçalo Fabião

Rumo a maus caminhos, dizíamos, rapidamente ficamos com a certeza que o ponto forte da Macbor Eight Mile 500 Scrambler é o comportamento. Fácil e ágil no dia-a-dia urbano, eficaz na estrada e surpreendentemente divertida fora do asfalto. Já há algum tempo que não passava tardes inteiras a saltitar do asfalto para a gravilha, terra (por vezes lama devido à chuva das últimas semanas) e até areia, sempre com aquele sorriso parvo nos lábios. 

Foto: Gonçalo Fabião

O DIVERTIMENTO DAS COISAS SIMPLES 
Os Pirelli Scorpion Rally STR encontram aqui a ciclística ideal para que deles retiremos todo o seu potencial. As suspensões de afinação rijinha nunca demonstraram exaustão. A posição de condução apeada não tendo a eficácia de uma aventureira, permite usos e abusos impensáveis “a olho nú”. Que dias de parvoíce tão boa esta moto me ofereceu! 

Foto; Gonçalo Fabião

Qualquer motociclista, do mais ao menos experiente, vai aderir instantaneamente à Macbor Eight Mile 500 SCR. Todavia, o mais experiente dos motociclistas, vai encontrar aqui um belo momento de “sauna e spa” que o faça esquecer coisas mais pesadas, electrónicas e complexas. A 500 SCR reclamou quatro litros de sumo de dinossauro por cada cem quilómetros de divertimento saudável, solicitando a marca uma transferência bancária de 6.999€ para levarem, sempre que desejaram, esta bela cinza a passear aos vossos “quintais” de estimação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter