terça-feira, 16 de junho de 2020

FireBlade Heritage – uma breve história da superdesportiva da Honda

Com o objectivo de criar uma moto de elevadas performances que conseguisse derrotar a própria RVF750 (RC45) na prova das 8 horas de Suzuka, a Honda desenvolveu em 1992 um modelo que daria origem directamente à CBR900RR FireBlade.


Para conseguir igualar as prestações das principais motos desportivas da concorrência, a Honda aumentou o curso do seu motor de 4 cilindros em linha e aumentou a sua cilindrada de 750 para 893 cm³. Para complementar a potência deste motor, o peso a seco da moto era apenas 185 kg, com uma distância entre eixos de 1.405 mm e uma ciclística praticamente idêntica à do modelo avançado da fase de desenvolvimento. Tudo isto teve como resultado uma moto superdesportiva original e fácil de controlar, tanto que parecia "ler os pensamentos do piloto". 

Com o desenvolvimento da moto mais leve e compacta da sua classe, a Honda inaugurou assim a era das motos superdesportivas onde o que importava, mais que a potência pura, era a superior maneabilidade e controlo. 

CBR900RR DE 1994 – 2ª Geração 
Lançada dois anos após a primeira geração, a CBR900RR FireBlade de 1994 apresentava melhor eficiência ao nível do motor e da forquilha dianteira, sendo esta agora totalmente ajustável. Estas melhorias davam à FireBlade uma aderência superior e tornavam-na ainda mais sedutora. 


Elevando o design de baixo peso do modelo, todas as partes da moto foram melhoradas. O suporte da carenagem superior mudou de aço para alumínio para reduzir o peso; as tampas das válvulas passaram de alumínio para magnésio. 

O estilo da moto também sofreu uma alteração. As carenagens estavam agora à face com as linhas da moto e os dois faróis redondos e independentes do modelo original foram substituídos por unidades multirrefletoras tipo "Tiger" de formato irregular. 

CBR900RR DE 1996 - 3ª Geração 
Apesar de ter uma aparência semelhante, o quadro de dupla trave da CBR900RR de 1996 era agora mais leve e tinha maior rigidez. O novo depósito de combustível de formato revisto melhorava a posição de pilotagem e a maneabilidade, com uma nova carenagem traseira mais eficiente em termos de aerodinâmica. 


O diâmetro dos cilindros aumentou 1 mm, o que fez subir a cilindrada de 893 para 918 cm³; um novo sensor da posição do acelerador no carburador ajudava a aumentar a potência máxima para 95 kW (129,1 CV). 

Com um novo escape em aço inoxidável, um novo depósito e a eliminação da bomba de combustível, a CBR900RR de 1996 pesava 183 kg (1kg menos do que o modelo de primeira geração). 

CBR900RR DE 1998 - 4ª Geração
Para reduzir o peso ao máximo, 80% dos componentes do modelo de 1996 foram redesenhados para a CBR900RR de 1998, baixando o peso seco para 180 kg, o que permitiu melhorar as performances dinâmicas. 


A estabilidade a alta velocidade foi melhorada graças a actualizações no quadro que incluíam um novo braço oscilante cónico, mais leve e totalmente revisto, pontos de pivot actualizados e aumento de potência para 97 kW (131,8 CV) graças a novas afinações no motor. 

CBR900RR/CBR929RR DE 2000 - 5ª Geração 
Em 2000, a FireBlade foi totalmente redesenhada. Nesta geração, o modelo recebeu o sistema de injeção de combustível PGM-FI pela primeira vez e a cilindrada subiu para 929 cm³, o que provocou um novo máximo de potência, 110 kW (149,5 CV).


A parte ciclística e o quadro também eram novos. Os pontos de pivot do braço oscilante estavam fixos por uma chapa independente em forma de U, o que resultou num quadro do tipo "semi-pivot". Isto permitiu optimizar a flexibilidade do quadro, conferindo à nova FireBlade uma estabilidade superior nas curvas e uma maneabilidade ainda mais leve.

O peso total da moto caiu para 170 kg, 15 kg mais leve que a moto original de 1992. Para isso contribuiu em parte a introdução de titânio no colector de escape e numa parte do silenciador. 

CBR900RR/CBR954RR DE 2002 - 6ª Geração 
Em 2002, a FireBlade voltou a evoluir. A última a receber a designação CBR900RR, a moto de 2002 também foi a última FireBlade a ser desenhada por Tadao Baba, o criador por trás de todas as versões anteriores da moto superdesportiva de referência da Honda.


As revisões no motor incluíam a utilização de cavilhas e pistões mais leves, para além do aumento de 1mm no do diâmetro, agora para 75 mm. A cambota e o bloco do motor foram ambos redesenhados para reduzir a massa total do motor e baixar o seu atrito interno. Estas alterações aumentaram as capacidades de resposta e as performances do motor, cuja cilindrada agora aumentara 25 cm³ para 954 cm³ e debitava 113 kW (153,6 CV) de potência máxima. Outras evoluções no design reduziram ainda mais o peso a seco, desta vez 2 kg, para apenas 168 kg.

Apesar de debitar mais potência, o modelo de 2002 manteve-se fiel ao conceito de design original. Com a sua maneabilidade superior e dimensões fáceis de controlar, a CBR900RR de 2002 foi elogiada por reter os melhores aspectos do modelo de primeira geração, mas com uma vantagem extra.

Como demonstração de respeito e em homenagem a Tadao Baba, a letra "B" maiúscula na palavra FireBlade foi oficialmente retirada em 2004. Todas as gerações futuras da moto super-desportivas de referência da Honda agora teriam o nome "Fireblade" 

CBR1000RR de 2004 - 7ª Geração 
O mundo das corridas influenciou muito o modelo da sétima geração. A CBR1000RR de 2004 não tinha apenas um novo nome, mas agora também apresentava uma suspensão traseira Pro-Link e um sistema de escape centralizado, entre outras tecnologias avançadas.


Concebida para participar no Campeonato Mundial de Superbikes, o motor leve e compacto de 998 cm³ incorporava diversas tecnologias novas. O sistema de Injecção Programada Sequencial Dupla de Combustível (PGM-DSFI) apresentava dois injectores independentes por cilindro, o segundo dos quais era ativado quando o piloto abria o acelerador ¼ do seu curso a 3.000 rpm ou mais, o que resultava numa melhoria do débito de potência. O sistema de indução directa de ar ajudava o motor a oferecer respostas fantásticas e rápidas às acções do piloto sobre o acelerador a média e alta rotação.

Esta nova CBR1000RR rapidamente comprovou em pista todas as suas credenciais, vencendo três provas consecutivas logo na sua primeira temporada no Campeonato Mundial de Superbikes.


CBR1000RR de 2006 - 8ª Geração 
Apesar de manter a estrutura básica da moto de 2004, o motor do modelo de 2006 apresentava aberturas de admissão a direito na cabeça do motor, com aberturas de escape ainda maiores. Os ajustes no formato e no comando das válvulas aumentaram a eficiência da combustão, da admissão e do escape, o que resultou num motor mais avançado e de binário mais forte a baixa e média rotação. 


As melhorias na ciclística incluíram um aumento no diâmetro dos discos de travão dianteiros, 310 para 320 mm e a sua espessura reduzida de 5 para 4,5 mm. O travão traseiro apresentava uma nova pinça mais leve e compacta; estas alterações combinavam-se para aumentar o poder de travagem e reduzir o peso do veículo.

CBR1000RR de 2008 – 9ª Geração 
A nona geração da CBR1000RR Fireblade foi concebida segundo o conceito de "A melhor superdesportiva". Com a incorporação das tecnologias oriundas das motos de MotoGP vencedoras da Honda, este modelo apresentava um limitador de contra-binário adotado da RC212V, para além de uma embraiagem auxiliar deslizante que reduzia a carga na manete da embraiagem.


A nova componente ciclística viu acontecer uma redução na área de superfície da nova carenagem superior e a introdução de uma carenagem mais compacta. A capacidade de condução muito fácil que era caraterística da Fireblade também foi melhorada, agora com rodas mais leves, pinças de travão monobloco e um novo silenciador mais curto e em posição mais rebaixada, o que contribuía para um design mais leve e compacto, com a máxima centralização das massas.

Em 2009, a CBR1000RR ABS apresentou o primeiro sistema ABS combinado de controlo eletrónico do mundo para uma moto superdesportiva. Para garantir que esta adição não comprometia a maneabilidade dinâmica excepcional da moto, o sistema foi posicionado no centro do chassis de forma a reduzir o peso não suspenso e para promover ainda mais a filosofia de centralização de massas que a Honda continuava a defender. 

CBR1000RR de 2010 - 10ª Geração 
Apesar de ter por base o modelo de 2009, a décima geração da CBR1000RR foi refinada em todas as áreas. Para atenuar as variações de binário em velocidade de cruzeiro, o diâmetro do volante magnético foi aumentado e o seu ponto de fixação na cambota foi tornado mais rígido. Isto resultou num aumento de 6,87% na massa inercial da cambota e das peças relacionadas.


Outras melhorias na CBR1000RR incluíram o uso de uma ventoinha com um motor eléctrico mais pequeno, a redução na espessura da flange do colector de escape e a alteração para alumínio do parafuso de vedação da cabeça do motor – tudo para reduzir o peso geral. A capacidade de controlo no funcionamento do acelerador também foi optimizada para melhorar a experiência de condução.


CBR1000RR de 2012 - 11ª Geração 
Como forma de assinalar o 20º aniversário da CBR900RR original de 1992, a CBR1000RR de 2012 foi concebida com foco adicional na maneabilidade fácil. A FireBlade alcançou assim um novo nível de maturidade a todos os níveis.


As suspensões dianteira e traseira foram melhoradas. A suspensão traseira tinha um novo amortecedor Balance-Free (equilíbrio livre) que melhorava a consistência e aumentava o desempenho; este sistema era acompanhado pela nova forquilha dianteira do tipo Big Piston (êmbolo grande) que gerava forças de amortecimento mais suaves.

As afinações do motor de 1.000 cm³ foram revistas ao nível da injecção de combustível e apresentavam agora uma entrega de potência ainda mais suave e previsível, logo a partir do início da aceleração.

CBR1000RR de 2014 - 12ª Geração 
Continuando a evolução do modelo de 2012, a CBR1000RR de 2014 foi actualizada para melhorar a potência e o desempenho da parte ciclística. O design das portas de admissão/escape foi modificado para aumentar a sua eficiência, as afinações da suspensão foram melhoradas e a moto agora apresentava uma transmissão de relação mais curta.


Ao modelo base da CBR1000RR juntou-se a versão SP, desenvolvida segundo o conceito "The Edge of CBR" (a derradeira CBR). Esta versão SP de banco único melhorava ainda mais a experiência de condução e estava equipada com suspensões Öhlins à frente e atrás, pinças de travão Brembo dianteiras, pneus Pirelli de alta aderência, base mais leve para o banco e uma bacquet traseira especificamente concebida para reduzir o peso.

CBR1000RR de 2017 - 13ª Geração 
A CBR1000RR FireBlade de 2017 elevou o conceito "Total Control" (Controlo Total) ao próximo nível. Sendo a FireBlade mais leve de todos os tempos, o seu design permitia uma maneabilidade ainda mais fácil e ágil, graças à exaustiva redução de peso e centralização das massas e também do aumento da potência do seu motor.


Disponível em três versões – a CBR1000R apresentava suspensões Showa completas – a CBR1000R SP tinha um depósito em titânio, pinças dianteiras Brembo, suspensões Öhlins semi-ativas, uma bateria leve de iões de lítio e um sistema quickshifter de velocidades rápidas – e a versão topo-de-gama CBR1000RR SP2 era uma moto pronta para a competição, mas com homologação para a estrada e tinha a Fireblade SP como base.

CBR1000RR-R DE 2020 - 14ª Geração 
Após 28 anos, o conceito da FireBlade foi reformulado. A experiência de condução e a maneabilidade suprema continuaram a ser os pontos principais, tal como a postura, equilíbrio e estabilidade, mas estes atributos encontram toda a sua expressão nas pistas de corrida. Como resultado, esta moto recebeu um "R" na sua nova designação – a CBR1000RR-R FireBlade.


Com níveis sem precedentes de performance e de controlo, o seu motor de quatro cilindros em linha – o mais potente motor tetracilíndrico em linha normalmente aspirado de produção em massa do mundo – tem por base a lendária eficiência de combustão da RC213V-S e nas tecnologias ¬de baixo atrito, para além de ter as mesmas cotas internas.

Com um conjunto de sistemas electrónicos de ponta, um escape Akrapovič em titânio concebido propositadamente para este modelo e alhetas aerodinâmicas inspiradas nos modelos de MotoGP, a CBR1000RR-R está disponível em versão base e versão SP; a versão SP tem pinças Brembo Stylema, uma bateria de iões de lítio e suspensões Öhlins de controlo electrónico (S-EC – Smart Electronic Control) de segunda geração.

Com um design vencedor do prémio Red Dot e que reflecte as motos de corrida do Campeonato do Mundo de Superbikes pilotadas por Leon Haslam e Álvaro Bautista, a CBR1000RR-R Fireblade de 2020 é uma moto  inspiradora e sofisticada.

Nota do ESCAPE: neste blogue cultivam-se Valores como a honestidade e transparência. Não se assinam textos alheios. Assim, ditam as boas práticas sublinhar a excelência deste texto que é da responsabilidade da Honda Motor Portugal, bem como das imagens que o acompanham. Aqui só se fizeram ligeiras adaptações.

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