segunda-feira, 1 de junho de 2020

Indian FTR 1200 à prova


A norte americana Indian Motorcycle apresentou em Milão, no ECMA 2017, uma moto inspirada nas corridas Flat Track, com um piscar de olho ao segmento scrambler. Instantaneamente, a FTR 1200, roubou a cena e fez sonhar motociclistas por esse mundo fora. Todavia, a versão final só seria dada a conhecer no Salão de Colónia de 2018. Recordo-me bem de estar a realizar uma galeria de imagens desse certamente europeu para publicar na página facebook deste blogue e sonhar…, “quero tanto, mas tanto conhecer esta moto”. 

Há que dar tempo ao tempo, e o tempo chegou bem a tempo neste momento – não vele rir com a brincadeira de palavras. Só que…, o sorriso esmoreceu quando percebi que ia conhecer a fundo a versão base e não a lindíssima S Race Replica. Copo meio cheio…, que já lá iremos. 

MUSCULO E FITNESS 
Sejamos honestos. O Flat Track tem expressão cerca de zero em Portugal. E mesmo o scrambling encontra muita dificuldade em penetrar no nosso país. Em Portugal, a tradição fora de estrada está no motocross, no enduro e, mais recentemente, nos raids com o mototurismo fora de estrada efetuado por trails de média e superior cilindrada à procura do seu espaço. 

Despidos do pedantismo das modas que a muitos inebria, podemos afirmar ao olhar a Indian FTR 1200 que estamos perante uma funbike, quanto muito uma muscle bike, devido ao seu “cabedal” pujante. Mas notem…, o corpo musculado apresenta-se seco e definido. A FTR 1200 está brutalmente em forma como pude provar: uh lá lá!!! 

Num sólido quadro tubular, a histórica marca norte americana (link) monta um motor bicilindrico “em fisga” a 60 graus, de quatro válvulas por cilindro com 1203cc a debitar perto de 120cv e 120 Nm. Cá está o “cabedal” seco de que vos falava. Para parar tudo isto podem contar com material Brembo de classe e suspensões no ponto entre o conforto e a rigidez da eficácia. 

FUNBIKE 
Flat Track, blá, blá, blá; scrambler mi, mi. mi, mas na verdade esta é uma moto de estrada. Para “arrancar paralelos” num arranque de semáforo – a Cycle World fez três segundos e meio dos zero aos cem e pouco mais de sete segundos dos zero aos cento e sessenta (VROOOMMMM!!!!). E apontar a frente para a lua. E que também oferece muito gozo em “gás moderado” conduzindo pela Marginal numa noite estrelada de sexta-feira à noite. 

Assim…, se esta moto fosse minha não sairia da Indian com os pneus mistos com que a provei mas sim com uns eficazes pneus de estrada que superlativassem todo o magnifico conjunto. Se esta moto fosse minha, também não faria figuras menos dignas a conduzi-la de pé. É ridículo. Não faz sentido. Já alguém viu Flat Track de pé? Pois não. E como disse esta mota é para andar no asfalto. Fora de estrada, apenas em estradão, sem pulos, saltos, regos e outras trabalheiras. Para uns slides de gás ou umas curvas mais ariscas. De pé, não senhores. Não vamos ser muito parvos… 

A VERSÃO S RACE REPLICA 
Quando fui entregar esta negra mágica, pude enfim ter um pequeno contacto com a versão S Race Replica da FTR. Face à versão base a S oferece forquilha dianteira invertida totalmente ajustável e suspensão traseira com ajuste na pré-carga da mola; painel de instrumentos com ecrã LCD táctil de 4.3”; controlo de estabilidade, de tração, anti levantamento da roda dianteira cortesia do IMU e três modos de potência, Sport, Standard e Rain, com respostas diferentes na aceleração e tração. 

Meus caros…, é incrível com uma electrónica mais generosa tudo muda. Mesmo com pneus idênticos conquistei imediata confiança em mergulhar a frente numa curva enrolando punho muito mais cedo para sentir aquele ligeiro drift que nos deixa de sorriso rasgado. 

A Indian reclama um cheque no valor de 14.690€ para levar uma versão base desta deliciosa FTR para casa – que me exigiu apenas 4,7 litros de líquido inflamável do bom por cem quilómetros de puro gozo. A versão S fica por 15.990€ e a S Race Replica linda de morrer e com o Akrap que nos envolve numa melodia dos deuses por 17.290€.

2 comentários:


  1. Absolutely loving the Indian FTR Rally – a true masterpiece that effortlessly combines style and power. This bike's rugged design and impressive performance have me itching to hit the road. If you're as intrigued as I am, check out more about the Indian FTR Rally . It's a thrilling ride that's bound to leave you in awe.

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