Para os menos atentos…, a N103 liga o litoral minhoto ao interior trasmontano. Começa perto de Viana do Castelo e prolonga-se por uma paisagem multifacetada pelo Alto Minho e por toda a zona Norte de Trás-os-Montes. Constituiu um projecto de Estrada Nacional que percorresse toda a fronteira Norte de Trás-os-Montes com a Espanha, ligando as principais localidades raianas, das quais apenas Montalegre não é contemplada. Paralela à N103 e com o propósito semelhante de acompanhar a fronteira, passando no entanto por localidades de menor grandeza, existe a N308. Todavia este projecto nunca foi terminado, constituindo o seu traçado uma manta de retalhos dadas as inúmeras interrupções de percurso.
O dia acabou por ficar marcado pelo elemnto água. Aventurei-me com pneus de estrada, ladeira abaixo, à procura da bela cascata de Cela Cavalos mas…, nova pequena queda fez-me inverter a marcha. Sacudido o pó do Klim Carlsband “novinho em folha” foi tempo de passar à barragem do Alto Cavado rumo a Montalegre e ao seu castelo - no cimo de um monte granítico, de onde se descortinam as serras do Gerês a Oeste e do Larouco a Este e o curso do rio Cávado a Norte; o castelo domina a povoação a poucos quilómetros da fronteira com a Galiza.
O dia cheio terminou em Chaves no modesto, simples mas muito económico Hotel das Termas bem no centro de Chaves. Para compensar a dormida espartana o jantar revelou petiscos de gala na acolhedora Adega Faustino.
[continua…]
Interesante ruta, Portugal es una gozada para rutear en moto,yo me escapo cuando puedo a motear por tu país. El Geres es espectacular.
ResponderEliminarUn saludo ✌️✌️✌️
Gracias, saludos!! ;)
Eliminar