segunda-feira, 27 de agosto de 2018

A week in a paradise called Portugal (V)

Na terça-feira dia 24 de Julho voltei a iniciar o dia sob o signo da Nacional 103 – já disse ser épica (link)? Todo o percurso de Chaves a Bragança é maravilhoso apesar de alguns sectores onde o asfalto se apresenta gasto ou degradado. Ainda assim, o trecho final, de Vinhais a Bragança, é de absoluta classe mundial; e caso um dia venha a ser novamente asfaltado assumir-se-á, seguramente, como uma das melhores estradas do mundo. 

Não me detive em Bragança, optei por rumar rapidamente à tranquila Rio de Onor, onde já não ia desse que ali foi dada a partida para o primeiro Portugal de lés-a-lés em…, 1999. A aldeia de Rio de Onor está inserida no Parque Natural de Montesinho, concelho de Bragança, sendo atravessada pela fronteira com Espanha. De um lado, Rio de Onor, do outro, Rihonor de Castilla. Esta aldeia comunitária é uma das mais bem preservadas do Parque Natural de Montesinho, com casas típicas serranas em xisto e varandas alpendradas muito bem recuperadas. A aldeia raiana é atravessada pelo rio Onor, também conhecido como rio Contensa, e a sua pequena praia fluvial convida a momentos de descanso junto às águas límpidas do rio. 

Não foi o que fiz, pois havia banhos mais apetecíveis logo ali ao lado, apesar de já na vizinha Espanha, no Parque Natural do Lago de Sanabria. Este, é um espaço onde água, serras e grandes matas (principalmente de carvalhal) se misturam de tal forma que tornam todos os seus cantos imensamente belos. 

A cereja no topo deste “bolo delicioso” é o Lago de Sanabria, alimentado pelo imponente rio Tera. Com cerca de quilómetro e meio de largura, três de cumprimento e cinquenta e três metros de profundidade, é o maior lago de origem glaciar da Península Ibérica. Na fauna estão presentes a lontra (símbolo do parque), o corço, veado, gato montês, águia real e o lobo que domina estas paragens. 

Este parque situa-se mesmo ao lado da Reserva Regional de Caza de Sierra de la Culebra com cerca de 68.000 hectares e do parque Natural de Montesinho (em Portugal) com 75.000 hectares, fazendo no seu conjunto um espaço ímpar na Ibéria. Quem gosta de natureza não pode deixar de conhecer a região. Apreciar as paisagens, a flora e observar a fauna local. 

O regresso a Chaves foi feito por auto-estrada (excelente e gratuita) e não teve historia – felizmente, pois historias na auto-estrada costumam acabar em tragédia ou comédia. As forças foram retemperadas uma vez mais na Adega Faustino. O dia seguinte prometia: Estrada Nacional 2!

[continua…]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter