segunda-feira, 20 de agosto de 2018

A week in a paradise called Portugal (IV)

Segunda-feira, dia 23, foi com alguma pena que abandonei o verde e ameno Minho que me brindou neste regresso com céu azul e temperaturas fantásticas (link). Primeiro pela Nacional 101 até Vila Verde, depois pala Nacional 205 com passagem em Amares até ao encontro - após breve passagem pela lindíssima albufeira da caniçada - com a épica Nacional 103 (N103). Esta, a N103, seria mesmo o denominador comum dos próximos dois dias. Oferece uma viagem dura e sinuosa em grande parte do seu trajecto, mas de um encanto singular. 

Para os menos atentos…, a N103 liga o litoral minhoto ao interior trasmontano. Começa perto de Viana do Castelo e prolonga-se por uma paisagem multifacetada pelo Alto Minho e por toda a zona Norte de Trás-os-Montes. Constituiu um projecto de Estrada Nacional que percorresse toda a fronteira Norte de Trás-os-Montes com a Espanha, ligando as principais localidades raianas, das quais apenas Montalegre não é contemplada. Paralela à N103 e com o propósito semelhante de acompanhar a fronteira, passando no entanto por localidades de menor grandeza, existe a N308. Todavia este projecto nunca foi terminado, constituindo o seu traçado uma manta de retalhos dadas as inúmeras interrupções de percurso. 

O dia acabou por ficar marcado pelo elemnto água. Aventurei-me com pneus de estrada, ladeira abaixo, à procura da bela cascata de Cela Cavalos mas…, nova pequena queda fez-me inverter a marcha. Sacudido o pó do Klim Carlsband “novinho em folha” foi tempo de passar à barragem do Alto Cavado rumo a Montalegre e ao seu castelo - no cimo de um monte granítico, de onde se descortinam as serras do Gerês a Oeste e do Larouco a Este e o curso do rio Cávado a Norte; o castelo domina a povoação a poucos quilómetros da fronteira com a Galiza. 

De regresso à N103 momento para cumprir um simples mas velho desejo, bordejar a fantástica barragem do Alto Rabagão e dar um mergulho na sua albufeira. Situada no Concelho de Montalegre em Trás-os-Montes, a Barragem do Alto Rabagão é um autêntico colosso de Betão que forma uma enorme albufeira numa agreste mas espectacular zona envolvente. Aqui só lamento ter falhado a subida ao Marco Geodésico do Couto dos Corvos a 1217m. pois no topo as vistas são incríveis: a albufeira em quase toda a extensão, as proeminências rochosas para os lados da Fonte Fria em Pitões das Júnias, a freguesia de Alturas do Barroso, aldeia de Negrões e mais longe o Maciço Central da Serra do Gerês e Larouco 

O dia cheio terminou em Chaves no modesto, simples mas muito económico Hotel das Termas bem no centro de Chaves. Para compensar a dormida espartana o jantar revelou petiscos de gala na acolhedora Adega Faustino. 

[continua…]

2 comentários:

  1. Interesante ruta, Portugal es una gozada para rutear en moto,yo me escapo cuando puedo a motear por tu país. El Geres es espectacular.
    Un saludo ✌️✌️✌️

    ResponderEliminar

Site Meter