Uma publicação realizada recentemente pela Policia de Segurança Publica (PSP), numa conhecida rede social, acompanhada da imagem que está neste post, lançou, felizmente, o debate. Vamos a ele…
A questão impõe-se: no que toca á Lei e sobretudo ao superior interesse da Pessoa enquanto Ser Humano, isto é, no domínio da verdadeira Segurança devemos questionar: no transito da cidade será mais seguro para um motociclista ficar bloqueado numa fila de veículos automóveis? ou pelo contrario é mais seguro contornar a mesma com o devido cuidado e precaução? Vamos tentar responder a esta questão com o suporte de estudos e dados oficiais.
Estudos e Estatísticas Internacionais
Transport Research Laboratory (Reino Unido) — Relatório TRL 581
Este estudo de 2005, bastante citado, indica que os motociclistas que praticam “lane filtering” (circulação entre filas) de forma moderada têm menor probabilidade de estarem envolvidos em colisões traseiras do que os que permanecem parados. O risco aumenta significativamente quando a velocidade relativa entre a moto e os carros é superior a 20 km/h e o tráfego está a fluir em vez de parado.
University of California, Berkeley — SafeTREC (2015)
Estudo com dados de 6.000 acidentes de moto na Califórnia. Principais conclusões: os motociclistas que faziam filtering a velocidades moderadas tinham taxas de ferimentos graves e fatais mais baixas. A circulação entre carros até 80 km/h e com diferença máxima de 25 km/h em relação ao trânsito era considerada segura. O risco de ferimentos graves duplicava se o filtering fosse feito a velocidades excessivas.
Observatoire National Interministériel de la Sécurité Routière (ONISR)
França legalizou em teste a circulação entre filas em 11 departamentos entre 2016 e 2021. Durante este período, registaram-se reduções em acidentes de colisão traseira envolvendo motociclistas, mas também notou-se um aumento de sinistralidade quando o comportamento dos condutores não respeitava regras definidas.
Perigos de Ficar Parado na Fila
Colisões traseiras: Um dos tipos de acidente mais comuns com motas em cidade. Quando estás parado atrás de um carro, ficas vulnerável a ser atingido por um automóvel distraído.
Zona cega dos automóveis: parar entre carros altos (SUVs, carrinhas, camiões) torna-te invisível para condutores que mudam de faixa.
Sobre-aquecimento do motor: em motos sem arrefecimento líquido, estar parado em engarrafamentos no verão aumenta o risco de falhas mecânicas.
Maior exposição à poluição: os gases acumulam-se mais nos centros das filas do que entre faixas, onde há mais circulação de ar.
Princípios para um Filtering Seguro
Mantém velocidade relativa inferior a 20-25 km/h em relação aos carros;
Só o faças entre as duas faixas mais à esquerda - regra usada em países como França e EUA;
Evita zonas com cruzamentos, saídas ou ciclovias;
Tem especial atenção a mudanças repentinas de faixa;
Usa luzes de cruzamento ou intermitente para seres mais visível.
E em Portugal?
Em Portugal, a circulação entre filas ainda não é expressamente regulamentada, mas também não é proibida de forma clara, o que a torna uma zona cinzenta.
O Código da Estrada prevê:
Artigo 13.º: “Os condutores devem manter uma distância suficiente em relação ao veículo que os precede, de modo a poderem parar em segurança”.
Artigo 32.º, n.º 1: “A ultrapassagem faz-se pela esquerda”.
Por isso, se for feita de forma cuidadosa e progressiva, sem ziguezagues perigosos ou velocidade excessiva, a filtragem pode ser encarada como uma ultrapassagem em condições específicas. Ainda assim, em caso de acidente, a responsabilidade pode ser disputada — convém sempre manter o bom senso e documentação (vídeo, testemunhas, etc.).
CONCLUSÃO
A resposta curta, baseada em dados sérios e estudos comprovados é: circulares entre os carros com o devido cuidado (vulgo “filtrar trânsito”) é, em muitas situações, mais seguro do que ficares parado na fila — desde que seja feito com regras, perícia e visibilidade. Sublinhamos. É, em geral, mais seguro circulares entre os carros com o devido cuidado do que ficares parado numa fila, principalmente em contexto urbano com trânsito parado ou lento. A chave está em fazê-lo com sensatez, visibilidade, previsibilidade e a uma velocidade moderada.
EM RESUMO
PERIGO: FICAR PARADO NA FILA
Mais risco de ser abalroado por trás
Menor visibilidade para outros condutores
Maior exposição à poluição
Sobre-aquecimento do motor (motas a ar)
OPÇÃO MAIS SEGURA: CIRCULAR ENTRE FILAS (FILTERING)
Menor risco de colisões traseiras
Mais visível para condutores
Menor tempo de exposição a perigos urbanos
Melhor fluidez e arrefecimento do motor
CONDIÇÕES PARA FAZER FILTERING EM SEGURANÇA
Máx. 20-25 km/h acima da velocidade do trânsito
Só entre as faixas mais à esquerda
Evita cruzamentos e intersecções
Usa luzes e roupa visível
Atenção redobrada a portas e mudanças de faixa
FONTES
University of California (SafeTREC)
Transport Research Laboratory (TRL 581)
ONISR – Observatório de Segurança Rodoviária
Observação e interpretação do Código da Estrada português
O filtering, se feito com moderação e responsabilidade, é mais seguro do que ficar parado numa fila. Não é ilegal em Portugal, mas é zona cinzenta — condução defensiva é essencial. Guarda ainda este guia pratico.
GUIA PRÁTICO PARA MOTOCICLISTAS URBANOS
Antes de avançares entre carros…
Garante que tens visibilidade frontal e lateral
Verifica espelhos dos carros à tua frente
Lê o “body language” dos condutores
Durante o filtering…
Mantém-te entre as faixas da esquerda
Circular a baixa velocidade: sem pressas
Mantém os dois dedos nos travões
Nunca assumes que foste visto
Depois de ultrapassares…
Reposiciona-te com espaço lateral
Observa retrovisores frequentemente
Mantém a calma se fores mal interpretado
Nota final. O ESCAPE compreende que a segurança e até a investigação criminal são hoje um mercado como outro qualquer. Verdade: um mercado. A imagem e os números são tudo no "mundo das vendas". Se a PSP continuar preocupada com comunicações fofinhas nas redes sociais, isso até pode ter muito sucesso para ela no curto prazo. Se trabalhar, estudar e deixar de passar informação desatualizada e errada estará a cumprir melhor a sua missão. O ESCAPE recomenda: menos on line lindinho e mais honesto estudo, por favor., Obrigado.
Totalmente de acordo. Aliás num conjunto alargado de cidades do hemisfério ocidental (seria fastidioso detalhá-las) essa prática está devidamente regulamentada.
ResponderEliminarEstá no código da estrada que para se ultrepassar uma viatura é necessário mudar de faixa. Também está expresso que apenas um veículo pode ocupar determinado espaço na mesma faixa. Eles querendo têm sempre onde pegar, infelizmente.
ResponderEliminarExcelente publicação obrigado
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