quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Oliveira no exclusivo “clube dos dez mais”

A poucas horas do arranque do Grande Prémio da Austrália, no circuito de Phillip Island, vale bem a pena recordar ainda a vitória do piloto português Miguel Oliveira no Grande Premio da Tailândia, olhando para alguns números e factos que ficaram após mais essa conquista. 


O primeiro número mais relevante já o destaquei na pagina Facebook deste blogue. Com a vitória em Buriram Oliveira conquista a quinta vitória em MotoGP igualando assim Marco Melandri e Franco Uncini, ao mesmo tempo que ultrapassa pilotos absolutamente icónicos como é o caso de John Kocinski e Tadayuki Okada



“Não basta”, “queremos mais”, vociferaram alguns naquela rede social. Oliveira tem de ser comparado “com os melhores”, diziam. Pois bem…, fomos olhar com mais atenção para os números e encontramos diversas curiosidades. 


A maior e mais significativa conclusão a que chegamos é relevante e reveladora: com a vitória na Tailândia, Oliveira entra para um exclusivíssimo clube de apenas dez cavalheiros que consegue cinco ou mais vitórias em três categorias distintas - notem que aqui por categoria distinta consideramos MotoGP, 500cc, 350cc, Noto2, 250cc, Moto3, 125cc. Isto é, Oliveira passa a fazer companhia neste clube a Rossi, Marquez, Hailwood, Pedrosa, Read (recentemente falecido), Biaggi, Capirossi, Melandri e o menos conhecido Gary Hocking. Está bem assim? Mais…, Miguel Oliveira é o primeiro piloto que consegue este resultado (cinco ou mais vitorias) nas categorias de MotoGP, Moto2 e Moto3. Incrível, verdade? 


Miguel Oliveira passa ainda a ser o melhor piloto de sempre KTM no Mundial, isto porque é o primeiro a chegar às cinco vitoria com a marca austríaca na categoria rainha – empatando com Binder no número de vitória totais “ready to race”, desempatando porque tem mais na categoria que realmente conta. Miguel é ainda o primeiro a alcançar sete pódios com a KTM em MotoGP batendo assim Pol Espargaró. 


Miguel Oliveira já é uma lenda. Convençam-se disso que fica mais fácil. Por vezes basta aceitar a realidade para sermos felizes…

11 comentários:

  1. para quem ainda tem duvidas...

    ResponderEliminar
  2. Não consigo entender a nossa gáspia tuga contra o Moli. A minha geração foi a Jerez inumeras vezes ver o "motogp" sem nenhum português a correr, - a n ser um wildcard de vez em qd. E divertiamo-nos como ninguem torcendo pelos Rossis da vida, Doohans, Biaggis etc etc.... Apenas sonhando que um dia teriamos ali um Português para nos representar. Hoje em dia temos o Moli e esta cambada de putos critica-o a torto e a direito. Vão andar de mota pá. Tenham orgulho no maior nome do motociclismo português de todos os tempos. RESPEITO AO MESTRE. Se conseguem melhor que ele, porque não vão até lá????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pura verdade e para quem compreende um mínimo do que é o motogp sabe muito bem que a máquina também faz muito um piloto bagnaia e um exemplo de ter uma máquina que o ajude a ser um bom piloto ao contrário do oli que fez a mahindra ganhar gps ajudou muito mesmo mais que o pedrosa a criar a ktm que a vemos hoje em todas as categorias como a potencial melhor máquina.
      E muito fácil ser um marquez que tem uma Honda criada só pra ele com os melhores mecanicos ter um quartararo com a melhor yamaha e os melhores mecanicos só pra ele ter uma ducati que qualquer um ao fim de uma semana ter resultados de topo
      Mas agora que ninguém me foda uma ktm onde até o próprio Pedrosa o diz que o oli foi o pilar principal para a criação da moto desde a moto 3 onde e subvalorizado como o exemplo do Miller na ducati não me fodam estudai um pouco mais e compreendeu um pouco das coisas há os meninos bonitos e os patinhos feios mas também existe o falcão e esse homem se lhe metem uma máquina de top e mecânicos de top também um dia vai calar muita gente e eu vou estar aqui para mandar calar essas bocas sujas que sempre o trataram como lixo é fraco mas quando ganh e o rei do mundo

      Eliminar
    2. Eu sou dos foi a Jerez e o sonho concretizou-se, tenho 55 no papo e vou ver o Miguel Oliveira campeão.

      Eliminar
    3. Parabéns por os comentários por vezes leio comentários que nem ao diabo lembra nunca na vida imaginava um piloto português no moto gp

      Eliminar
  3. Para além do que foi dito, que subscrevo e parabenizo quem teve a ousadia de o fazer, acrescento o fantástico ser humano e exemplo para todas gerações 💪👏👏 que o Miguel Oliveira é!!

    ResponderEliminar
  4. Leiam um artigo muito interessante sobre o MO88 no The Race

    ResponderEliminar
  5. Top.
    Já agora acrescentar que se se tiver em conta que o MO88 tem uma bandeira de um país que como mercado para as marcas vale muito pouco ou nada, comparado com Espanha, Itália, França, e outros que tais….então estes números têm ainda maior relevo.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns, isto é informação constatação de que o Miguel é será um campeão, quem não aceita os factos e tece comentários ridículos simplesmente não merece a minima atenção por parte da comunidade motociclista

    ResponderEliminar

Site Meter