segunda-feira, 9 de maio de 2016

Motociclismo de paróquia

Liberdade e equilíbrio..., princípios básicos do motociclismo
Todos aqueles que fizeram a sua formação enquanto motociclistas, no final dos oitentas, princípio dos noventa, cresceram, tal como eu, num contexto de escassez e de proximidade. 

Por um lado escassez; escassez de motas, escassez de motociclistas e escassez de motociclismo. Por outro lado, proximidade; proximidade das poucas motas que existiam, proximidade entre aqueles que partilhavam a mesma paixão e na forma como ela se revelava. 

Naquele tempo, por exemplo, bastavam os dedos de uma mão para contar os moto clubes ao redor da Região de Lisboa. Esperávamos meses pelo próximo encontro ou evento e o acesso à informação era avidamente partilhado entre todos, nem que fosse o empréstimo daquela revista estrageira que por sorte alguém tinha arranjado. 

Talvez por tudo isto, o chamado “moto clube da praceta” nunca foi a minha praia. Também nunca fui grande adepto de clubes monomarca, clubes monomarca e monomodelo, clubes monomarca, monomodelo e mono cor de burro quando foge. 

Hoje…, quaisquer cinco mil euros (mil contos em moeda antiga) compram uma belíssima mota usada, de cilindrada abastada, que faça com segurança, economia e eficácia uns milhares de quilómetros anuais. Hoje…, o acesso à informação é o que sabe…, computadores, internet, e internet no telefone esperto é coisa que abunda. 

Seria suposto estramos todos mais informados, satisfeitos e próximos. Sim? Não! O que observamos é um crescente surgimento daquilo que podemos chamar por motociclismo de paróquia. 

O motociclismo de paróquia traduz-se por uma balcanização crescente do espaço e das ideias. Todos querem ter o seu pequeno círculo, todos querem ter o seu pequeno clube, todos querem ter o seu pequeno evento, todos querem bajular a sua querida mota – a melhor do mundo, sem dúvida. Todos querem ter o seu pequeno quintal ou logradouro, onde possam ditar a sua “lei”. A ausência de espirito crítico é notável e notório; e quem não partilha do mesmo espaço ou ideias é ostensivamente ostracizado. 

Motas e motociclismo são sinonimo de Liberdade. Liberdade de associação, sem dúvida. Mas Liberdade implica respeito e educação. Liberdade implica reconhecimento da diferença. Liberdade implica soma e não subtracção. Juntos seremos sempre mais fortes, mais ricos e mais uteis.

Pensem nisso, preferencialmente, andando de mota…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter