domingo, 6 de agosto de 2017

Pela “Route des Grandes Alpes” (I)

Alpes. Outra vez Alpes? Sim, Alpes. Para sempre Alpes! 

Religião é Cultura. Está ai, opõem-se à Natureza que nos é dada. A Religião é produto dos Homens. É um sistema ou conjunto de sistemas. De crenças. De visões do mundo. Estabelece símbolos. A Religião tem comportamentos organizados. 

Os Alpes estão lá, na Natureza, foram-nos dados. Nos Alpes os Homens construíram e mantêm estradas. Estradas belas como a Natureza mas produto do labor humano. São Cultura. Como cultura é abraçar aquelas estradas com máquinas de duas rodas. 

É isso mesmo que fazem todos os verões milhares de motociclistas que de todo o mundo ali acorrem. É um comportamento mais ou menos organizado. 

Os Homens são naturalmente hedonistas, buscam o prazer. Neste caso o prazer daqueles homens (e cada vez mais mulheres) é circular naquelas estradas. As estradas transformam-se assim em templos. As estradas como locais de uma prática religiosa. De uma visão do mundo, recordamos. 

O Mototurismo (visão do mundo) enquanto comportamento organizado, assume ali uma natureza próxima da prática religiosa. E as estradas alpinas são os locais de tais práticas. 

Ou seja, encontramos nas estradas alpinas os Templos perfeitos para a prática da Religião pagã do mototurismo. Deus é a máquina que conduzimos. A crença é no prazer. E o Templo assume, como escrevi (link) em tempos a forma de descomunal Disneylândia. 

Venham comigo pela “Route des Grandes Alpes”...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter