terça-feira, 26 de outubro de 2021

CFMOTO e MITT em apresentação ibérica

Como todos sabemos a vida é um jogo de adaptação. E há cada vez menos dúvidas que vivemos novos tempos. Assim, a Puretech, empresa que representa em Portugal um conjunto de marcas de veículos e acessórios, entre elas a CFMOTO e a MITT, levou a cabo um esforço assinalável no sentido de comunicar de forma eficaz a gama 2022 destas últimas marcas. Para tal, decidiu reunir media e concessionários numa operação de envergadura que fez deslocar cerca de 250 pessoas para Matosinhos e Baltar, servindo o Kartódromo local como centro de operações. 


Antes de mais quer este ESCAPE sublinhar a coragem, sim coragem, da Puretech ao envolver nesta operação não apenas os media vetustos – com o seu papel histórico e referencial, mas ainda assim vetustos – e também alguns daqueles que se têm destacado numa forma diversa de comunicar o motociclismo. Parabéns Puretech, o caminho é por aqui. Sem dúvida! 

De comboio rumo ao norte, aproveitei a entediante viagem para rever amigos de longa data e colocar a conversa em dia com um ou outro que me são mais próximos, ao mesmo tempo que estranhei a malta mais nova não se apresentar de forma eficaz…, alguns são tão desenvoltos nas suas personas quanto tímidos no contacto cara a cara… (sorrio…). 


Da viagem fiquei ainda com a ideia que o clima de quem faz disto profissão é de ebulição. Algumas mudanças importantes nas publicações tradicionais parecem estar iminentes. É o tal jogo de adaptação a ser jogado. Havendo tempo, pode ser que o ESCAPE fale nisso mais tarde. 

CFMOTO 800MT 
Já em Baltar, cujo Kartódromo se assumiu como um surpreendente parque de diversões, foi a novíssima 800MT a roubar a cena. Nas últimas semanas o frenesim em torno desta moto parecia uma imparável bola de neve que só culminou com o primeiro olhar, o primeiro toque, a primeira volta à pista e, sobretudo, com o revelar de equipamentos e preço. 

Como já terão percebido este texto não é uma prova à CFMOTO 800MT e sim um mero contacto. A unidade disponível não estava matriculada sendo mesmo um veiculo de pré-produção, um dos primeiros a ser revelado no mundo ocidental. Não estando matriculada, o contacto decorreu apenas no traçado fechado da simpática pista do norte do país que revelou de imediato uma moto de qualidade contemporânea, evoluída no motor, ciclística e electrónica. 


De recordar que a 800MT possui unidade motriz idêntica à KTM 790, bloco LC8 aqui com 95 cavalos de potência e um equipamento de série que inclui suspensões Kayaba totalmente ajustáveis e sistema de travagem J.Juan - empresa agora propriedade brembo - com dois discos de 320 mm de diâmetro e pinças de fixação radial na dianteira. Esta última, a travagem, surpreendeu muito positivamente. 

A posição de condução é excelente e o conforto é directamente proporcional à surpreendente diversão que o conjunto oferece, mesmo num terreno para o qual não foi desenhada e construída. O equipamento surpreende e podemos contar com acelerador electrónico Bosch, ABS com função de auxílio em curva Continental, cruise control, protecções dianteiras e suportes para malas. Este será o equipamento da versão Sport com jantes em alumínio a custar uns muito simpáticos 9.900€. 


Optando pela versão Touring com jantes de raios, podemos contar ainda com quikshift bidirecional, sistema de monitorização de pressão de pneus, amortecedor de direcção, punhos e bancos aquecidos, protetor de cárter, descanso central e sistema sem chave, tudo por 11.990€. 

Para ambos os modelos uma muito aguardada prova mais a sério terá, pois, de ficar para mais tarde, estando previsto que a moto possa chegar em força ao mercado nacional no próximo mês de Fevereiro, apesar de já poder ser encomendada num qualquer concessionário da marca. 

CFMOTO 700CL-X 
A Puretech aproveitou ainda para revelar em primeira mão a “despida” 700 CL-X Sport, moto inspirada em diversos estilos urbanos de natureza cafe racer. Pude rodar em estada não com aquela e sim com a 700CL-X Heritage que atira para o universo scrambler, onde se destaca a elegância do conjunto. 


Com motor de dois cilindros paralelos com 692cc e a debitar 74 CV de potência e 68 Nm, a Heritage equipada com acelerador electrónico, embraiagem deslizante, sistema de travagem J.Juan com disco dianteiro de 320 mm e pinça radial de 4 pistões e forquilha invertida regulável, revelou toneladas de diversão numa posição de condução neutra e agradável. 


No final da incursão pelas pitorescas estradas da região não resisti a um final em grande na pista de Baltar, onde os pneus Pirelli MT60, montados de origem em jantes anodizadas, revelaram uma aderência absolutamente perfeita no asfalto do Kartódromo nortenho. 


Para além da restante gama CFMOTO, houve ainda tempo para ter algum contacto com a gama MITT onde destaco a divertida e exemplar ao nível do desempenho scooter 125 XRS (uma novidade na gama) e a Legend 301, monocilíndrica de inspiração retro que pisca o olho a novos motociclistas, os tais cristãos novos.

6 comentários:

  1. Que excelentes notícias em especial o preço praticado para a quantidade de equipamento que tem.
    Vai ser uma bofetada nas marcas que cobram muito pelo logotipo...
    Abraço
    José Cruz

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  2. Essa 700CL é mais cara que uma Yamaha Mt-07 !! boa sorte...

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  3. Sabes que quando entra o capacete, a timidez desaparece. E a malta dos videos estava algo intimidada com a presença de dinossauros do jornalismo motociclista... nós somos todos apenas motociclistas normalissimos que fazemos videos com as nossas opiniões honestas :)

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    Respostas
    1. Sim, compreendo.
      Eu cá não sou nada tímido em momento algum.
      Vi ali malta com muitos anos de comunicação no motociclismo e diria que dinossauro não vi nenhum :)
      Já gente honesta somos todos, sem excepção. Pelo menos os que ali estavam.
      E fica sempre bem a quem chega de novo se apresentar pois não há uma segunda oportunidade de criar uma boa primeira impressão.
      Eu julgo que correu muito bem. E desejo que mais marcas sigam com carácter de urgência o exemplo da CFMOTO, de incluir e não dividir.
      Abraço e bom trabalho.

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  4. ansioso por experimentar, até porque estou a pensar começar a baixar de cilindrada... pdi rules ehehe

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