O EICMA, Salão de Milão, tem como sempre nestes dias do ano dominado o motociclismo escrito, publicado e falado. A cobertura do evento por quem tem responsabilidade de o fazer tem sido a de sempre.
Nós, os meios independentes apaixonados e não remunerados, não temos recursos para ir a Milão e fazer um trabalho sério. Quem o pode fazer, porque está há anos supostamente institucionalizado, aproxima o seu putativo profissionalismo da comunicação colaborativa, um tipo de comunicação bem mais própria das redes sociais - que tanto criticam - do que do vetusto jornalismo.
Por outras palavras para que fique claro: qual o nível de análise crítica ao que se passa Milão? Zero absoluto! Nesse sentido, o texto que se publica infra da autoria do nosso conhecido amigo Rad Raven sobre a nova Suzuki - texto originalmente publicado no espaço SocialRidR que ele administra numa rede social - é um autêntico “rater de ar fresco” que merece ser lido e partilhado. Obrigado Tito pela cedência do mesmo ao ESCAPE.
Faz realmente muita confusão o que vai na cabeça de quem está à frente das grandes marcas…
Um modelo icónico como a DRZ-400 esteve praticamente duas décadas sem ser comercializado na Europa, por pura preguiça! Mas, por alguma razão que ultrapassa a minha compreensão, a Suzuki achou que agora é que chegou o timing perfeito para a trazer de volta…
Se a tivessem relançado há uns meros 5 anos atrás, teriam dominado por completo o mercado!! Seria considerada a referência e o sinónimo de Dual Sport! Mas não…
Agora, com a concorrência a ferver e propostas superagressivas a surgirem de todos os lados, é que a Suzuki achou que vai fazer a sua jogada de mestre. E ainda por cima, a mota vem com o mesmo motor, apenas modernizado, mas mais apagadito é claro, por causa do Euro5+.
E ninguém se lembrou de lhe adicionar mais uns centímetros cúbicos para compensar "a coisa”?! Será que mais 20cc não conseguiam gerar mais 1 ou 2 cavalitos que o modelo anterior… só assim, em jeito de animar a malta. Pelos vistos não. E para completar o ramalhete, decidiram esquecer a tão desejada sexta mudança – uma queixa que tem mais de 20 anos!
Ah! Mas tem modos de condução e níveis de controlo de tração! Coisas absolutamente essenciais para uma moto com menos de 40cv e que, sejamos honestos, quem anda fora de estrada nem usa…
Mas o pessoal está feliz! Feliz porque, ao fim de 20 anos, isto finalmente aconteceu!! Por isso, estamos todos contentes… agora, no momento de euforia!!
Vamos ver é se o entusiasmo perdura, depois de o preço ser anunciado (que não se adivinha muito convidativo) e começarmos a comparar com as variadíssimas opções que agora invadiram o segmento intermédio, depois de anos às moscas…
Como o meu amigo Diogo Guerra da Silva tem vindo a dizer: não há fome que não dê em fartura!
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ResponderEliminarO Tito tem a sua opinião, que eu muito respeito, mas faz considerações que são suas e que têm por base apenas uma análise superficial daquilo que é o mercado e as características da nova DRZ 400. As razões que estão por detrás do lançamento agora do novo modelo só a Suzuki as conhece e apenas pidemos especular sobre as mesmas... não seria certamente prioridade, essa que foi dada a muitos outros modelos que entretanto apresentou, e muito menos por preguiça. Motor actualizado, agora com injecção, novo quadro e novas suspensões, estética moderna... tem tudo para de novo voltar a ser referência no segmento Dual Sport. A caixa de 5 não me faz qq confusão, garantindo menos passagens de caixa numa certamente relação curta para garantir respista pronta. Ok, penalizará certamente a velocidade de ponta mas quem é que vai querer fazer kms de auto estrada numa DRZ 400 ??? Que está mais oerto de uma Enduro light do quecde uma verdadeira Dual Sport ( aí fará mais sentido uma nova DR650 ).
ResponderEliminarEnfim, vamos aguardar a chegada da mesma ao mercado e testar verdadeiramente o seu desempenho e então podermos ter uma opinião fundamentada...