quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Motos de Portugal na Casa do Design em Matosinhos

A Casa do Design, em Matosinhos recebe desde 21 de setembro e até ao fim do ano a exposição "Motos de Portugal", apresentando uma visão da produção nacional de motociclos, enquadrada na história do século XX em Portugal e no Mundo. 

"Motos de Portugal" terá em exposição algumas das mais míticas motorizadas de fabrico português, desde a Casal Boss, SIS Sachs Andorinha, Confersil Dina 104, Macal, Famel Zundapp GT25, Vilar, V5 ou Cinal Pachancho, assim como catálogos, cartazes, vídeos, documentos e fotos de época.

Durante a exposição, um programa de atividades paralelas irá permitir interações com especialistas, colecionadores, autores e intervenientes da indústria nacional, referiu o mesmo documento. 

Com curadoria de Emanuel Barbosa, 'designer' e docente da Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, a mostra pretende recordar a produção nacional de motociclos e ciclomotores, através da criação de um percurso ao longo do tempo, e proporcionar uma visão panorâmica das características destes veículos e da sua utilização. 

Pensada como uma experiência cultural, a exposição assume-se também como um reflexo da evolução da sociedade portuguesa e do desenho de produto que presidiu à conceção e divulgação de um conjunto de máquinas que marcaram "indelevelmente" o quotidiano de várias gerações e a sociedade contemporânea. 

Organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela ESAD IDEA, Investigação em Design e Arte, a "Motos de Portugal" apresenta as motorizadas nacionais enquanto veículos de lazer e de trabalho, exercício tecnológico e utensílios indispensáveis ao desempenho de atividades essenciais à sobrevivência das populações. 

A Casa do Design Matosinhos, que pretende afirmar-se como um espaço central de exposição, divulgação e produção crítica de conhecimento em design, com um enfoque no design português, está aberta de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30 e, aos sábados, das 15:00 às 18:00. 

[Cá no Escape somos pobrezinhos mas honestos; o texto vai em itálico pois adapta uma notícia da Lusa reproduzida aqui (link) pelo DN; a imagem que acompanha o post foi “gamada” na página de facebook de Osvaldo Garcia, a quem peço desculpa pelo roubo descarado e assumido]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter