terça-feira, 2 de abril de 2019

O incrível recorde de 233 pódios de Valentino Rossi

31 de Março de 1996, Malásia, velho circuito de Shah Alam. Um jovem piloto italiano que tinha chamado a si a atenção nos campeonatos de iniciação por onde tinha passado, vai arrancar para a sua primeira prova no Mundial. Nascia uma lenda. Uma lenda viva. Uma lenda que passados vinte anos ainda luta por vitórias e campeonatos. 

valentino rossi márquez motogp mundial velocidade pista

31 de Março de 2019, Autódromo Termas de Río Hondo, Santiago del Estero. Grande Prémio Motul da República Argentina. Pela primeira vez depois dos 40 anos, Valentino Rossi consegue subir ao pódio. E de forma emocionante. Reforçando aquele que será, porventura, o recorde mais difícil de superar na história do motociclismo de velocidade 

Os 233 pódios que Rossi conquistou até agora distribuem-se por: 115 vitorias, 66 segundos lugares e 52 terceiros. Ou seja, quase metade (49,36%) dos pódios são vitórias. Impressionante! 

Se colocarmos o foco apenas na Classe Rainha, em 325 corridas, Valentino chegou ao pódio em 197 ocasiões, ou seja, em 60,62% das corridas disputadas. Comparando com alguns do seus rivais, vemos que Lorenzo chegou ao pódio em 60% das suas corridas, Viñales em 21,92% e Dovizioso em 26,77%. Apenas um piloto no activo bate Rossi neste registo. Sim…, adivinharam, Márquez. O espanhol conta com 71,82% de subidas ao pódio em todas as corridas disputadas. Entre Valentino e o jovem Marc existe, ao dia de hoje, uma diferença de 115 pódios e 14 anos de idade.  

Rossi apresenta-se assim, no início de mais uma temporada, motivado e focado. E o nosso desejo é tê-lo assim entre nós durante muitos anos mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter