sábado, 28 de maio de 2022

Meio Século de Honda motocross

Cá esta uma disciplina do motociclismo que pouco destaque tem tido neste ESCAPE. A celebração de cinco décadas Honda no motocross é um excelente mote para um “fora de estrada alucinante e bem torcido”. Para início de festa a marca nipónica acaba de anunciar a atualização da família CRF para 2023, liderada pela CRF450R, pela CRF450R 50º Aniversário e também pela CRF450RX. 

Todavia, as cinco décadas passadas foram marcadas por vários saltos tecnológicos que tornaram as letras "CR" e depois "CRF" sinónimas de performance off-road. Deixamos aqui uma retrospetiva de alguns desses marcos importantes. 

1973 - CR250M ELSINORE – VENCER AO DOMINGO E VENDER NA SEGUNDA 


A CR250M Elsinore era um produto da crescente gama de competição de motocross (e procura de vendas) nos EUA e na Europa. Foi a primeira moto Honda de MX de produção a dois tempos construída a partir do zero e teve um sucesso instantâneo, graças à sua facilidade de utilização, alta qualidade de construção e elevada fiabilidade. As atividades promocionais para a nova moto incluíram um filme publicitário, protagonizado por Steve McQueen. Com o nome do lendário Grande-Prémio Elsinore (que se realizava no lago Elsinore na Califórnia), o motor arrefecido a ar de 247,8 cm³ impulsionava 104 kg e o chassis era composto por um quadro semi-duplo de tubos de aço, uma forquilha telescópica, um braço oscilante também de aço, dois amortecedores traseiros e travões de tambor à frente e atrás. A jornada da Honda no MX acabava de começar… 

1981 - CR250R – ARREFECIMENTO LÍQUIDO E PRO-LINK 


Este foi um ano excelente para o desenvolvimento. A CR250M ganhou o seu "R" de competição no final dos anos 70 e, em 1981, a Honda disponibilizou a tecnologia da sua moto de fábrica ao público em geral com a primeira moto de produção de arrefecimento a líquido. O motor era um design de longo curso arrefecido por dois pequenos radiadores. Talvez mais revelador seja a componente ciclística; o braço oscilante de alumínio e o amortecedor traseiro Pro-Link de reservatório remoto apontavam para o futuro, complementando as qualidades reconhecidas do quadro de aço e travão de tambor de duplo calço. Apenas um ano depois, em 1982, o Racing Service Centre da Honda renasceu como Honda Racing Corporation (HRC). A HRC depressa se converteu em sinónimo de sucesso no motocross de competição. 

1985 - CR500R – A ERA DOURADA DAS 500 


Originalmente lançada em 1984 com arrefecimento a ar (com mais de 70 Nm de binário), a CR500R recebeu arrefecimento por líquido em 1985. Agora, uma moto mítica e lendária, talvez tenha sido este modelo a definir o auge do motocross da década de 1980 com uma estética que inspirou o modelo CRF450R 50th Anniversary de 2023. Este modelo levou a tecnologia de chassis aos seus limites – e as capacidades da maioria dos pilotos – até onde estas podiam ir. 

1997 - CR250R – O INÍCO DA REVOLUÇÃO


Para aproveitar os avanços na tecnologia de motor e os consequentes aumentos de potência e de binário, a Honda deu o passo ousado de produzir o primeiro quadro de alumínio para uma moto de MX de produção. A rigidez da unidade de tubos em aço foi substituída pela flexibilidade da dupla trave e os outros componentes combinavam-se para dar uma sensação de alta tecnologia, por exemplo, a suspensão Showa de afinação total e os travões de disco à frente e atrás. Reconhecida como uma das motos mais influentes dos anos 90, a CR250R começou uma revolução off-road que ainda pode ser vista nas motos de MX de hoje. 

2002 - CRF450R – QUATRO TEMPOS

 
A Honda iniciou uma nova missão no MX com a sua primeira geração de modelos de 450 cm³, o primeiro quatro tempos e um substituto direto da CR250R. E o seu chassis baseado no da 250, era esguio e leve. O motor de 449 cm³ era potente e suave ao longo de uma ampla faixa, o que o tornava não menos performante, mas muito menos intimidante do que um motor a dois tempos de 250 cm³ comparável. A CRF450R tornava mais fácil para "andar" depressa. 

2009 - CRF450R – MAIS E MELHOR TECNOLOGIA 


Após uma evolução constante, a CRF450R foi renovada com um motor de injeção de combustível com corpo de 50 mm e injetor de 12 furos. Havia a possibilidade de intervir ao nível da alimentação de combustível e no tempo de ignição graças à ferramenta de programação do sistema PGM-FI da HRC. A renovação do motor e a nova componente ciclística foram desenvolvidas e construídas em conjunto com foco na centralização das massas, originando uma moto muito compacta e deslocando o seu peso mais para frente e mais para baixo. A suspensão era da Kayaba: uma forquilha invertida (USD) de 48 mm com colunas de funcionamento separado a ar e óleo (Air-Oil-Separated - AOS) e um amortecedor traseiro compacto. 

2017 - CRF450R – OBJETIVO: DOMÍNIO ABSOLUTO 


A moto favorita da Europa para a classe Open recebeu uma atualização completa, com uma ciclística completamente renovada e um importante aumento da potência máxima, num motor totalmente novo. Passado um ano, o arranque elétrico de série foi uma adição muito conveniente ao modelo e, em 2019, o HRC juntou-lhe uma cabeça de motor que permitiu aumentar consideravelmente a potência e o binário de pico; foi também acrescentado o sistema de controlo de arranque da HRC. Em 2020, o sistema HSTC de controlo de tração variável da Honda permitia gerir a aderência da roda traseira. 

2022 - CRF450R 50TH ANNIVERSARY – CELEBRAÇÃO E SUCESSO
Em 2021 e para além das rodas e da arquitetura fundamental do motor, a CRF450R era efetivamente uma moto totalmente nova, com base nos desenvolvimentos da CRF450RW vencedora do campeonato de Motocross de 2019 pilotada por Tim Gajser. Ele e a HRC garantiram o título pelo segundo ano em 2020 e terminaram em terceiro lugar em 2021. 


Como sempre no motocross e na CRF450R, a tecnologia avança e a moto mais recente está equipada com uma série de atualizações com origem no piloto de fábrica e na HRC, em termos de motor e também de chassis, com o objetivo de andar depressa - mesmo muito depressa - muito mais fácil. Agora, para a versão de 2023, assinalam-se os 50 anos que passaram desde a moto que começou tudo, a CR250M Elsinore. A edição limitada CRF450R 50th Anniversary é uma homenagem impressionante às poderosas CRs da década de 1980 e, mantendo-se fiel às raízes da Honda na competição - e ao projeto definido há tantos anos - continua a ser um modelo verdadeiro de competição da HRC que se pode efetivamente comprar. 

____________________________________________________

Notem que neste ESCAPE se cultivam valores como a transparência e honestidade. O que acabam agora de ler não é propriamente um post e sim um comunicado de imprensa, boletim de imprensa ou press release, como lhe quiserem chamar. Isto é, uma comunicação elaborada por um indivíduo ou organização visando divulgar uma notícia ou um acontecimento (ao qual tomamos a liberdade de efetuar o corte e costura que julgamos mais conveniente).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter