terça-feira, 3 de maio de 2022

Triumph Tiger Sport 660 à prova

Médio. Aquele que está no meio. No futebol é o jogador que ocupa a posição entre defesa e ataque sendo absolutamente determinante nos diversos momento do jogo. Já na música, médio é o registo de voz entre o agudo e o grave. É evidente que quando falamos de médias cilindradas em motociclismo estamos a falar de motos que se situam algures entre as pequenas urbanas, cuja cubicagem do motor se deseja baixa para vencer com leveza e agilidade a batalha urbana, e as grandes cilindradas que tem o planeta como raio de acção. 

Foto: Gonçalo Fabião

Cristão novos, motociclistas veteranos, miúdas sorridentes. Todos eles e muitos mais têm concorrido para fazer crescer o mercado das médias cilindradas ao ponto de alguma comunicação social europeia se questionar se não será esta a nova classe rainha. As propostas são múltiplas e quase todas muito tentadoras. É para este circo de feras que a Triumph lança agora o seu tigre mais jovem: tigre atrevido, malandro e de unhas bem arranjadas e afiadinhas

Foto: Gonçalo Fabião

“NÃO SOU NEM ATENIENSE, NEM GREGO, MAS SIM UM CIDADÃO DO MUNDO” 
A adventure Tiger Sport 660 carrega consigo um ADN de respeito, pois trás como base um ícone renascido: a roadster Trident. No início do ano passado encontramos (link) uma Trident totalmente nova, moto minimal e encantadora, absolutamente apta a satisfazer com momentos de puro gozo o motociclista experiente e ao mesmo tempo capaz de fazer sorrir gente nova, devido ao seu comportamento e facilidade de utilização. 

Foto: Gonçalo Fabião

Nesta Triumph Tiger Sport 660 vamos pois encontrar a ciclística aprimorada da Trident e o delicioso sabor do condimentado tricilindrico da Trident (81 CV, 64Nm). A esta receita de sucesso a Triumph junta também uma posição de condução mais elevada que todavia mantém o condutor em diálogo permanente com a máquina e com o meio ambiente onde aquela se desloca. 

WANDERLUST 
Contem ainda com uma suspensão (Showa) de maior curso para que o conforto seja superior bem como braço oscilante e sub-quadro reforçados no sentido de transportar peso extra de passageiro e malas para ambiciosos momentos de sport-turismo. 

Foto: Gonçalo Fabião

A protecção aerodinâmica é, obviamente, aqui uma realidade, a partir de um pára-brisas fácil e manualmente regulável. De sublinhar ainda que a gama de acessórios oficiais disponíveis aqui é considerável – cerca de meia centena de referências – sendo possível personalizar o pequeno tigre consoante às necessidades próprias de cada indivíduo. 

Foto: Gonçalo Fabião

Tal como a Trident a Tiger Sport 660 vence fácil a batalha urbana muito graças às prestações do seu motor que propulsiona um conjunto relativamente leve – pouco mais de 200 Kg em ordem de marcha. Todavia a 660 Sport não se fica pelo dia a dia. Pede estrada e mais do que isso: reclama por viagem. O conforto é assinalável e a protecção aerodinâmica bastante interessante. Em estrada retorcida é ágil e rápida no modo curva contracurva. Em velocidade de cruzeiro sentimos a estabilidade de uma moto superior. 

Foto: Gonçalo Fabião

NO MEIO É QUE ESTÁ A VIRTUDE? 
Numa palavra. De estética desafiante, a Triumph Tiger Sport 660 transpira qualidade. Apesar da sua natureza urbana tem claramente ambição de vida e viagem. Assume uma posição de condução confortável, apesar de alguma rigidez do acerto das suspensões. O motor redondo, muito elástico, é claramente o ponto mais forte deste conjunto que, sejamos honestos, não apresenta pontos fracos. 

Foto: Gonçalo Fabião

Disponível, prática, versátil e também económica. Esta bonita Triumph Tiger Sport 660 Korosi Red apresenta intervalos de manutenção de 16.000 quilómetros e solicitou pouco mais de quatro litros e meio de sumo dourado do dinossauro por cada cem quilómetros de condução comprometida, solicitando a marca uns muito aceitáveis 9.195€ para que este tigre travesso seja vosso.

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