domingo, 12 de novembro de 2017

RoadMiles Sul: suave outono

Na passada primavera, nascia entre nós um novo conceito de mototurismo: RoadMiles, percurso de navegação a roadbook, podendo ser efectuado a solo ou em pequenos grupos, com o objectivo de realizar num só dia as 300 ou 500 milhas propostas; percurso este escolhido criteriosamente pela organização, em função da sua beleza paisagística, histórica e cultural. A primeira edição do RoadMiles, um sucesso instantâneo, decorreu na zona centro e pode ser recordada aqui (link), aqui (link) e até aqui (link). 

Já em pleno Outono, o Rui, o Luis e o Jorge decidiram convocar todos os “roadmilers” para rumar a Sul. E como a sorte protege os audazes, as dezenas de mototuristas que aceitaram o desafio, reencontraram o tempo primaveril que nos tinha acompanhado pela outrora verdejante região centro de Portugal. 

Já sabemos, o Roadmiles não é para todos mas apenas para aqueles que amam verdadeiramente andar de mota; e depois do acolhimento na noite de sexta-feira no excelente Balaia Golf Village, junto a Albufeira, a manhã de sábado começou bem antes do sol nascer. 


Sol a bater nos retrovisores da Honda CRF 1000L Africa Twin (versão caixa de velocidades século XX) enquanto rumava à Ponta de Sagres para umas fotos, foi uma das imagens que retive deste RoadMiles Sul. 

Se esta primeira madrugadora centena de quilómetros, pelo coração do litoral algravio, não impressionou os mototuristas, tudo mudaria a partir daqui com novo rumo: Norte pela N268. 

Ultrapassada que foi Vila do Bispo, nunca mais tivemos sossego. Foi um sumptuoso banquete pelas melhores estradas do Algarve e até do Baixo Alentejo. Um exemplo: conhecem o troço da N267 entre Monchique e São Marcos da Serra? Não? Nunca precisaram de lá passar, certo? Pois não imaginam o que perdem. É este um dos trunfos do Roadmiles, dar-nos a conhecer algumas das nossas melhores estradas perdidas nas “traseiras” do nosso Portugal. 

O desafio decorreu de forma perfeita com gente animada e motivada para cumprir os seus objectivos, como podemos constatar em CP2, Ameixial, no coração da Serra do Caldeirão, pontuada por um dos melhores troços da clássica N2. O Roadmiles também é isto, cada qual traça o seu “goal” sendo que este passa pela superação pessoal. 

Se fomos para a estrada sem sol e este beijou, ao nascer, os nossos espelhos, agora que era tempo de regressar ao “Quartel General”, o sol caia lá no Ocidente deixando aquele dourado do Sul nas nossas memórias. 

O Roadmiles para além de desafio e superação pessoal é um excelente produtor de boas memórias. A “loucura” da Regularidade foi ganha, nas 300 milhas, pelo Team Triumph (Luis Silva e Filipe Mafaldo), acompanhados pela Honda do Jose Gorgulho. Estes rapazes são "irritantemente" regulares, ao ponto dos erros de navegação se aproximarem do zero. Já nas 500, Tiago Mendes e a sua Yamaha formaram o conjunto mais regular 

O Roadmiles nasceu este ano e promete crescer em 2018. Reservem já o fim-de-semana de 14 e 15 de Abril para uma visita às melhores estradas da zona norte de Portugal. 

NOTA (também pessoal): Este texto, ou um idêntico, só é possível porque aceitei o convite da MOTOCICLISMO para rumar a Sul. Fiz um esforço enorme, por motivos profissionais, para aceitar estar presente na segunda edição do Roadmiles. É com muita pena, muita mesmo, que ele não passa deste Blogue. A vida é isto…, não é por acaso que o velho Churchill está omnipresente neste Escape: “o sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiamo”.

1 comentário:

Site Meter