segunda-feira, 24 de maio de 2021

Ducati Scrambler Nightshift à prova

Uma moto é muito mais que um mero veículo. Para além de outras coisas mais é o reflexo e extensão da personalidade e estilo de vida de quem a possui. Uma declaração, no fundo. Nos últimos dias a Susana Pereira (She’s 2 Wheeled) deixou-se seduzir e até encantar pela nova Nightshift, Scrambler Ducati. A metAMORfose do crepúsculo é o resultado desse encontro com imagens (lindíssimas, digo eu que sou suspeito) do Gonçalo Fabião. Enjoy...

 
Sabem aquela sensação de descarga de adrenalina que percorre cada milímetro do nosso corpo quando ficamos excitados com algo? Aquele formigueiro inquietante que nos faz aumentar o ritmo cardíaco, que nos dilata as pupilas, nos faz suar e nos deixa de pêlos eriçados? A nova Ducati Scrambler Nightshift deixou-me assim! 


Esta é uma moto que tem carácter e personalidade, é deveras atraente e versátil, não passando despercebida em lado nenhum! É o tipo de moto que eu associo a pessoas confiantes, autênticas, poderosas, destemidas e até irreverentes! Ao conduzi-la, sinto que algo em mim se transforma, como se vivesse aprisionada no beco da dualidade, na armadilha dos opostos, à espera de algo que liberte esse outro eu, quase como se sofresse uma metamorfose em pleno crepúsculo. Assim começa o turno da noite, nesse momento coagulado entre o dia e a noite, envolto em sombras de mistério e possibilidades infinitas! Impressionante como algo material pode influenciar tanto o estado de espírito e até mesmo a nossa atitude! Uma moto é muito mais que um meio de transporte, podendo muito bem ser um reflexo e uma extensão da personalidade e estilo de vida de quem a possui. 


A italiana Ducati Scrambler tem sido um sucesso desde o seu lançamento em 2015, sobretudo nas suas versões 800cc. Para 2021, a Ducati apresenta este novo modelo Nightshift, disponível na cor Aviator Grey

QUANDO MENOS É MAIS 
Creio que podemos olhar uma moto como que se de uma mensagem se tratasse e quanto mais concisa for essa mensagem, mais facilmente a percebemos e nos lembramos dela. No caso da Ducati Scrambler, bastam apenas umas linhas e uns pequenos detalhes que lhe são muito próprios, para que essa magia aconteça, tornando esta moto numa moto com uma imagem icónica e até minimalista, confirmando a tão conhecida expressão less is more


Esta é uma moto urbana que funde vários estilos, possuindo vários pormenores que lhe dão personalidade, nomeadamente os espelhos que nos transportam para um estilo Cafè Racer, a placa numérica ao estilo Flat Track, as jantes raiadas combinadas de forma harmoniosa com os pneus Pirelli MT60 e o seu escape duplo, que apesar das restrições da norma Euro 5, ainda lhe oferece algum carácter. 


Tendo como base a Ducati Monster 796, o motor bicilíndrico L-twin refrigerado a ar, está também de acordo com as regulamentações Euro-5, bastante atraente e recetivo por sinal, aliado à leveza da embraiagem hidráulica e à suavidade da caixa de mudanças, tornando a condução da Scrambler Nightshift bastante agradável. 


Com um centro de gravidade baixo, que permite manter a aceleração nas curvas com confiança, um peso a seco de apenas 180kg, um assento bastante ergonómico e confortável, no qual chegamos com os pés ao chão sem problemas (798mm), facilmente acumulamos quilómetros nesta moto e ficamos com vontade de seguir noite dentro até ao amanhecer. Apesar de aparentemente ter uma posição de condução um pouco mais agressiva, em que o corpo se debruça mais sobre o chassis e o tanque de combustível, não deixa de ser uma posição bastante cómoda e que até convida a acelerar um pouco mais para fazer subir os níveis de adrenalina. 

PURA DIVERSÃO, LÚCIDA AGILIDADE 
A suprema excelência está na simplicidade e nesta moto isso revela-se não só na sua condução, o que a torna uma excelente opção como primeira moto, mas também na sua tecnologia, nomeadamente no seu painel de instrumentos LCD, com uma aparência elegante e clássica, e ainda na sua iluminação e piscas em LED. Para quem faz questão de ter os seus vários dispositivos eletrónicos com carga suficiente, a Nightshift vem munida de uma entrada USB debaixo do banco.


No que respeita à travagem, a Scrambler Nightshift vem equipada com um disco de 330mm à frente e 245mm na traseira, associados ao Bosh Cornering ABS, introduzido em 2019, o qual permite regular a pressão do sistema de travagem, maximizando a segurança. Quanto ao consumo, a Ducati alega 5,2L/100km, para um tanque de combustível de 13,5L de capacidade. 


Facilmente relacionamos a identidade desta moto com o ethos da Ducati, The Land of Joy, de tão divertida e ágil que é a sua condução. Seduziu-me de tal forma que não me importava de ter uma como moto extra na minha garagem. A Ducati Scrambler Nightshift está disponível a partir de 11,145 €.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter