quarta-feira, 12 de maio de 2021

BMW R nineT à prova

“Personalidade verdadeiramente artesanal” para que “cada curva te faça sentir mais vivo”. É assim, em bom português sem papas na língua, que a BMW Motorrad apresenta a sua roadster clássica. Minimal, avassaladora e apaixonante, acrescenta este ESCAPE. 

Como todos sabem a R nineT nasce em 2014. Nasce despida, clássica moderna, alma de petrolhead, corpo musculado e definido pelo ar dos tempos. Coração boxer, pulsante e pleno de personalidade. Hoje a R nineT é apenas um olhar de uma visão mais alargada da marca germânica: a gama Heritage. Motos avançadas tecnologicamente e que piscam o olho a um passado glorioso. Conhecer o passado para compreender o presente e perspectivar o futuro. Parecendo difícil não é nada fácil. 

BOXER COMO PRINCÍPIO E FIM 
No capítulo R nineT, a BMW hoje oferece para além da original, a Scrambler, a Pure e a Urban G/S. 

A este ESCAPE coube a sorte de conhecer a R nineT original nesta deslumbrante decoração que o instagram tanto amou. 

Esta Option 719 é na sua essência uma café racer minimalista e com enorme potencial de personalização, desenvolvida e fabricada, por um lado para ser vista e, por outro, para conferir prazer de utilização e condução superior ao seu ufano proprietário. 

Toda esta moto parece ter nascido em torno do clássico boxer - revisto para cumprir a norma Euro 5 - refrigerado por ar/óleo, aqui com 1170cc (109 cv, 116 Nm). 

O pequeno e sólido quadro, estrutura tubular em aço pintado a vermelho vivo, confere deslumbre ao conjunto ao mesmo tempo que o torna leve (apenas 222 kg com depósitos cheios). Numa palavra, estamos perante um objecto hedonista com um centro de gravidade muito baixo e fácil de entender

DETALHES DELICIOSOS 
Depois de admirada - aquelas jantes raíadas até podem não ser "pure" mas ficam lindas que doem e potenciam a harmonia do conjunto - os primeiros quilómetros revelam uma posição de condução clássica e confortável, apesar deste ESCAPE não ter morrido de amores por um guiador que me pareceu um pouco largo. 

A solidez do conjunto cedo se sente e não contem aqui com um conforto sublime. Esta é uma moto física pela sua natureza.

Viajamos com os elementos e amamos que assim seja. É a nossa escolha e estamos felizes. Bastante, mesmo

Mas as coisinhas boas que esta moto nos oferece não ficam por aqui. Tomem nota. Forquilha dianteira invertida totalmente ajustável - herdada da desportiva S1000RR - que torna o conjunto de uma agilidade e eficácia que nos faz sonhar com um ambiente controlado, uma pista, quero na verdade dizer. Travagem à elevada altura de todo o conjunto, auxiliada electronicamente pelo ABS Pro DBC, com controlo em curva monitorizado pela unidade de medição inercial. Por falar em electrónica, aqui podem contar contar com três modos de condução (Dyna, Road e Rain). 

E podem ainda contar com uma transmissão final por veio, que no fundo faz parte do sistema Paralever, que torna o eixo traseiro sublime e mostra ao mundo como é possível produzir uma moto soberba e de elevado prazer sem essa excrescência do século XIX chamada transmissão final por corrente. 


BECAUSE I´M HAPPY 
Nota final para um painel de instrumentos adorável: um velocímetro e um conta- rotações, separados, ambos redondos, pautados por um pequeno mostrador de cristais líquidos sóbrio e objectivo. 

Esta BMW R ninteT Option 719 encheu-me a alma de alegria, o corpo de sorrisos e o instagram de likes - o único aqui no ESCAPE que ficou triste foi o Gonçalo que, por razões de saúde, não a pode conhecer nem fotografar – tendo solicitado pouco menos de seis litros daquele líquido inflamável absolutamente vital à nossa salubridade por cem quilómetros de paixão. 

A BMW Motorrad solicita pela luxuosa versão provada um valor de 22.000€.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter