quinta-feira, 23 de março de 2023

Vai começar

Quem como nós está ansioso pelo início da temporada 2023 do Mundial de Velocidade, cruzou-se, ontem, com este texto de Miguel Assunção numa conhecida rede social. São palavras boas demais para se esfumarem num ápice de uma qualquer grelha de partida. Pedi autorização ao Miguel e ele acedeu. Com a devida vénia, elevamos assim o seu texto à categoria de post neste ESCAPE. 


Foi talvez a pré época mais longa que vivi, muitas expectativas, mudanças, sonhos renovados e pelo menos 15 candidatos à vitória no campeonato, mas vamos por partes... Ducati, a clara favorita aos títulos, tem o melhor pacote técnico, o campeão e bons pilotos, sobretudo Pecco e Martin, Bastianini tenho dúvidas, não me parece que se vá confirmar, Zarco é piloto de testes, Bezechi é bom, Marini consistente, Diggia será o último ano de Ducati e Alex quer provar qualquer coisa, mas tem de deixar de falar da Honda e do irmão... 

Honda, tenham atenção, isto é a HRC, tem o MM, o excelente Mir, não estão tão longe como parece nos testes, MM vai aparecer e com ele Mir, são animais de corrida, e talvez o Rins na LCR com menos pressão, também é muito bom ao Domingo, só o Taka parece à deriva neste momento... 

Yamaha, descobriu alguma coisa no último dia de testes, Quartararo faz a diferença, o motor é mais potente, não acho é que a Yamaha vá ter a consistência e evolução suficiente para serem campeões, mas vão aparecer com o Fábio, quanto a Morbidelli é um caso de estudo, simplesmente o que tenta não resulta, eu sei que está numa fábrica mas já devia ter saído, assim quando sair da Yamaha também sai do Motogp, com pena minha, gosto dele... 


KTM nunca irei dizer mal deles por dizer, tiveram o Miguel durante muitos anos e colocaram-no no Motogp, mas parece-me que mais uma vez, mexeram, mexeram e perderam-se de novo... A estabilidade técnica e diretiva é a base de uma equipa, não se pode mudar tanto de ano para ano e esperar milagres, eles acontecem, como aquela volta do Binder no último dia de testes, mas se analisarem os tempos, foram os piores de longe em tudo o resto, o que é preocupante para os pilotos... Binder é excelente, nós sabemos, mas até quando numa KTM? Pensei tal como ele que o pacote este ano seria melhor, muito melhor... Miller ainda tenta perceber como é que foi ali parar, ou pior, como vai fazer funcionar aquela mota... Pol regressa como o filho pródigo, o herói... Com zero vitórias na KTM, mas não parece, se ouvirmos o Pt... O melhor Rookie do ano e único, o Augusto, apenas foi aquecer o lugar para o Acosta... Eu só pergunto, quem vai sair 1o o Guidotti ou o Pit, aposto no Francesco... 

Aprilia, as nossas cores este ano, vamos a ver... O pacote da RS GP 23, parece já muito bom e perto da Ducati, Aleix parece bem e conhece aquela moto como ninguém e a equipa técnica e diretiva, muito estável e muito bem organizada a minha dúvida é o Maverick ,porque o Aleix vai lá estar, o Maverick não sei, ele é rápido, mas já leva ano e meio de Aprilia e ainda não ganhou, aliás acho que é isso que falta à Aprilia, começar a ganhar regularmente, o problema é que Maverick é mentalmente fraco e se as Aprilia satélite começarem a ficar na frente dele, irão começar a surgir os problemas na moto dele, e com isso poderá a Aprilia ter um problema em mãos... 

Deixei para o fim a RNF Aprilia e o Miguel... Antes disso temos a equipa, Razlan é um motivador, um congregador de homens, mas a chave da equipa é o Wilco, esse sim, antigo piloto, com muita experiência e que tem à sua volta gente muito boa, não são muitos mas serão os suficientes para levar a nau a bom porto, vejo até um ambiente similar ao segundo ano do Miguel da tech3, onde conseguiu excelentes resultados... Raul é um grande talento, lembro-me numa corrida ver o Miguel a discutir com o Miller o estilo do Raul, e que ele era rapidíssimo, pode ser um caso sério , vamos a ver... 

Quanto ao Miguel, está onde quer, parece-me tranquilo, tem de ver o que a equipa consegue fazer e dar-lhe sob pressão, que este ano vai ser muita dentro da garagem, ele próprio tem muito ainda por aprender e alterar naquela Aprilia, que já é excelente, mas vai ser melhor nas mãos dele... Mas é tempo de por os pés no chão, ele vem de 4 anos em cima de uma moto com uma filosofia completamente diferente, é a primeira vez que pilota com Ohlins e quadro de alumínio, não tem experiência ainda para melhor explorar tudo isso, tem um bom crew chief, que o pode ajudar bastante, um pódio nesta altura seria um milagre, mas até acredito que ele pode fazê-lo, mas temos de perceber que Maverick por exemplo, leva ano e meio de Aprilia e só agora é que diz que está perto de atingir o limite, creio que o plano é aprender, fazer boas corridas, ganhar algumas para chegar á equipa de fábrica e tentar o campeonato daqui por um ano ou dois, acredito que a equipa de fábrica vai ter de suar muito para bater a satélite e que se a Aprilia consiga apoiar como diz que o vai fazer, só tem a ganhar com isso... 

Gosto muito de o ver ganhar, mas gosto ainda mais de o ver tranquilo e com material que lhe permita lutar lá em cima, o resto ele sabe fazê-lo e virá por acréscimo... Força Miguel, Cryptodata RNF Motogp Team.

PS: Gosto muito das novas cores, fugiram do óbvio das cores garridas, para chamar a atenção numa equipa satélite, para uma decoração muito sóbria, equilibrada e diferente, parece-me que ao vivo e nas corridas ainda vai parecer melhora, mas é apenas a minha opinião

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter