terça-feira, 29 de abril de 2025

Suzuki GSX-S1000 GX à prova

Esta podia ser a história do estranho caso da moto fantasma. Vamos sorrir, por favor. Obrigado. Revelada no EICMA de 2023, a Suzuki GSX-S1000 GX suscitou de imediato enorme atenção pública e publicada. Alguns diziam ser uma Crossover que se apresentava com novas tecnologias e se posicionava como um dos modelos mais avançados da marca. Arrepio-me sempre que oiço ou leio o termo “crossover” aplicado a motos. Uns aplicam-no a scooters 125cc, outros a motos de grande cilindrada, como esta. Até fico logo zonzoooooo, par não dizer outra coisa. 


Após ser revelada, a moto foi alvo ainda em 2023, de Digníssima Apresentação Internacional com pompa e circunstancia. Dos quatro cantos do mundo vieram dezenas de jornalistas tomar contacto com Suzuki GSX-S1000 GX, o primeiro modelo da marca a incorporar o SAES (Suzuki Advanced Electronic Suspension – sistema avançado de suspensões electrónicas Suzuki). 


Vieram, sim. Pois o quartel-general do evento foi a muito portuguesa Sintra-Cascais. Vi um desses grupos a passar na Ponte lisboeta que liga as duas margens do Tejo. E…, magia!! Nunca mais vi, cheirei ou “trinquei” a Suzuki GSX-S1000 GX. Pontualmente a moto marcou presença na comunicação social vetusta e aquelas que se venderam não se exibem nas redes sociais dos seus proprietários. Afinal: a Suzuki GSX-S1000 GX existe? 

MUTANTE EM FUSÃO PERFEITA? 
A Suzuki GSX-S1000GX pretende ser a fusão perfeita entre a agressividade de uma superbike e o conforto de uma sport tourer. Projectada para oferecer uma experiência de condução emocionante, esta moto deseja estar apta tanto para o passeio rápido de fim-de-semana quanto para longas viagens, garantindo desempenho de alto nível assente em boa e actual tecnologia. 


Esta GX nasce ao redor da Suzuki GSX-S 1000 GT que nasceu em 2021 em torno do K5, o notável (e indestrutível?) motor da GSX-R 1000 2005, aqui trabalhado, torneado, depurado, para se oferecer à mais recente norma EURO 5. No coração da GSX-S1000 GX encontra-se um motor de 999 cc, um quatro cilindros em linha refinado para oferecer potência e suavidade. Com uns impressionantes 152 cv às 11.000 rpm e um binário de 106 Nm às 9.250 rpm, esta moto pretende entregar aceleração instantânea e uma resposta entusiasmante em qualquer regime de rotações. 


A tecnologia é um dos pontos fortes desta mutante turística e desportiva. Equipada com um avançado sistema de suspensão electrónica Showa SAES, a moto adapta-se automaticamente ao terreno e ao estilo de condução, proporcionando conforto e estabilidade incomparáveis. A travagem é outro ponto que impressiona. Os discos duplos de 310 mm na dianteira, mordidos por pinças Brembo de 4 pistões, visam oferecer potência e tato excepcionais. 

TECNOLOGIA EM NOME DA EFICÁCIA 
O modelo incorpora ainda a mais recente e evoluída versão do SDMS-α (Suzuki Drive Mode Selector Alfa – seletor de modos de condução Suzuki alfa), que se junta a outros sistemas avançados, para garantir o desempenho desportivo que caracteriza a série GSX-S e um elevado conforto em qualquer circunstância. A Suzuki GSX-S1000 GX oferece um extenso pacote tecnológico, no sentido da elevada versatilidade de utilização, conforto e facilmente adaptável às necessidades e gosto pessoal do utilizador. 


O SAES (Suzuki Advanced Electronic Suspension) assume-se como um sistema electrónico de controlo activo de suspensão dos mais avançados do mercado, tentando definir um novo padrão. O sistema está assente nas suspensões Hitachi Astemo’s SHOWA EERA, versão electrónica da forquilha dianteira invertida SFF-CA e do mono amortecedor traseiro BFRC-lite. 


O sistema analisa de forma permanente a informação recebida da IMU (unidade de medição inercial) acerca da moto, a sua posição e velocidade, dos sensores de velocidade das rodas e dos sensores de impacto alta precisão no interior da suspensão dianteira e traseira, para determinar os parâmetros ideais de amortecimento e obter condições de condução perto da perfeição. A incorporação da IMU de 6 eixos em perfeita harmonia com os já referidos e avançados sistemas electrónicos, permitem alcançar um soberbo patamar de customização, controlo, conforto e desempenho. 

DOMÍNIO ABSOLUTO 
Confesso que quando a moto foi revelada em Milão 2023, fiquei imediatamente com “rateres na barriga” :) As explosões controladas só aumentaram de número e intensidade quando a moto foi apresentada à porta de casa. Todavia como diz a música: “vi e não agarrei”. E já quase me tinha esquecido da Suzuki GSX-S1000 GX quando ela enfim se deixou abraçar por mim. 

A GX tem um desenho desafiante. É alta e imponente. Fácil de mover parada, indica logo uma das suas qualidades: equilíbrio. O confronto com a posição de condução rapidamente afasta em nós receios teóricos: pernas na posição correta; guiador algo fechado e curto que vai oferecer conforto e também desempenho na condução. 

O motor revela logo nos primeiros quilómetros toda a sua elasticidade. É possível rodar em sexta velocidade a ritmo muito lento e tirar partido de todaaaaaaaaaaaaaa uma largaaaaaaaaaaa faixa de rotação que o quatro cilindros oferece. A condução na cidade é uma excelente surpresa pela facilidade, eficácia e até economia, mesmo com as duas grandes malas laterais, onde cabe, por exemplo, um capacete integral. 

A estrada aberta é o palco principal da Suzuki GSX-S1000 GX. Ciclística irrepreensível, faz a moto a curvar rápido como que encaixada em carris. O motor inesgotável leva a moto a saltar de curva em curva redesenhando a estrada e a paisagem. Há mesmo que dosear o andamento, pois normalmente os demais utilizadores da estrada pública – motociclistas inclusive – não estão familiarizados com performances assim. 


Só encontrámos na GX notas positivas. Gostávamos de ter uma protecção aerodinâmica mais eficaz e sobretudo facilmente regulável. Uns punhos aquecidos de origem seriam ainda muito bem-vindos. Por outro lado adorámos os bancos conforto que são aqui um extra e ofereceram em conjunto com a nova suspensão eletrónica verdadeiramente referencial, um conforto de topo. 

FAZ-TE SENTIR VIVO 
Desassossego foi então a palavra-chave sempre que colocamos o motor da Suzuki GSX-S1000 GX a trabalhar. A moto reclama atenção e possui personalidade. Oferece a versatilidade que a marca deseja. E faz-nos sonhar com paisagens exóticas e asfalto retorcido. 

Como sabemos poucas motos conseguem equilibrar potência, conforto e tecnologia sem comprometer a essência da condução pura. A Suzuki GSX-S1000GX não só aceita esse desafio, como o supera com uma confiança avassaladora. Peguei na GX e levei-a a testar os limites – curvas rápidas, retas infindáveis, estradas serpenteantes de montanha – e posso garantir: esta moto não é apenas uma sport turismo, é também uma força bruta refinada para quem não aceita menos do que a excelência. 


A GSX-S1000GX é muito mais do que uma moto – é uma experiência. Tem a alma de uma superbike e a ambição do turismo, oferecendo o melhor de dois mundos. Para quem quer potência sem abrir mão do conforto, tecnologia sem perder a essência da condução, esta Suzuki é uma escolha que não desilude. 

Se procuras uma moto que te faça sentir vivo em cada quilómetro, que transforme cada viagem numa aventura e cada curva num desafio superado, então prepara-te. A GSX-S1000GX não é apenas uma moto para andar – é uma máquina para dominar a estrada. 


Esta Suzuki GSX-S1000 Metallic Triton Blue (YSF) reclamou uns muitíssimo aceitáveis cinco litros e meio de ouro liquido inflamável por cada cem quilómetros de asfalto devorados, pedindo a marca uma transferência bancária de 17.999€ para que levem esta moto incrível a passear pro esse mundo fora. 

Raterómetro ******** (8/10)

1 comentário:

  1. Será vendida no Brasil agora em Maio/2025, estou saindo de uma Tracer 900 GT 2025 para esta GX.

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