terça-feira, 24 de maio de 2016

terça-feira, 17 de maio de 2016

The Next 100 Years Roads Of Tomorrow

O ano passado tive oportunidade de elogiar sobejamente (aqui, aqui e aqui) o BMW Motorrad Riding Experience. Este ano, a Casa Bávara, a propósito do seu primeiro centenário, decidiu rever e alargar o evento e integra-lo numa verdadeira festa, que não se resume às duas rodas, denominada “The Next 100 Years. Roads Of Tomorrow”. 

Não é fácil falar sobre o que se passou no passado fim-de-semana no autódromo do Estoril – em bom rigor só estive presente no sábado. Não é fácil, desde logo, porque este é um evento absolutamente impar - nenhuma outra marca consegue apresentar qualquer coisa sequer parecida. Não é fácil, ainda, porque faltam os adjectivos…, impressionante como tudo corre literalmente sobre rodas, com pontualidade britânica e uma eficácia verdadeiramente germânica. 

Tal como aconteceu no ano passado, foi um dia pleno de motas e motociclismo. Parabéns a todos os envolvidos nas Estradas do Amanhã

Nota apenas para dizer o óbvio mas…, que parece que escapa a alguns. O sucesso de eventos como este, e a sua repetição em anos posteriores, depende muito do comportamento de todos os motociclistas que nele participam. A todos é conferida máxima liberdade mas também exigida máxima responsabilidade. Nunca se esqueçam da responsabilidade. 

No mais…, muito obrigado BMW Motorrad Portugal!

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Hells Angels no canal História

Começou, há cerca de duas semanas, uma serie documental no canal História denominada Hells Angels com o mote: “o que sabemos realmente sobre eles?” (link). 

Confesso que estranhei mas, ainda assim, ofereci o benefício da dúvida e vi o primeiro episódio. Guardei. Vi parte do segundo. Guardei. 

Guardei tudo, porque merece ser visto com olhos de ver. Não estamos perante uma obra-prima da televisão nem sequer perante uma cinematografia apurada. Mas estamos perante uma rara descrição de factos, normalmente despojada de juízo de valor, que serve bem para conhecer as raízes e alicerces de um dos grupos de motociclistas mais conhecidos do mundo.

Na próxima terça-feira, dia 17 pelas 22:45, passa o terceiro episodio da serie. 

Apesar da legendagem por vezes ser “analfabruta”, o escape recomenda ruidosamente!

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Um fim-de-semana em cheio

Pelo menos na Região da Grande Lisboa, o fim-de-semana que se aproxima será pleno de eventos onde, de uma ou outra forma, a cultura motociclista estará presente. O Escape destaca três.

Por um lado, o muito urbano e trendy Lisboa Art&Moto (link), a realizar na Lx Factory, onde estarão em exposição as mais recentes novidades dos fabricantes de motos, a par com as mais criativas “custom” nacionais e estrangeiras. 

Por outro, a BMW convida-nos a passar pelo Estoril (link), este ano o Riding Experience no Autódromo “fará parte do evento “The Next 100 Years. Roads Of Tomorrow", onde num ambiente descontraído e de celebração a família BMW Motorrad se reúne para conviver com os seus companheiros de estrada e falar sobre a sua grande paixão: as duas rodas”. 

Por fim, no reino muito animado dos Moto Clubes da cidade e arredores, o Moto Clube de Mafra, convida todos a participarem, no próximo sábado, na inauguração da sua nova sede - haverá "comes e bebes e porco no espeto". 

É caso para dizer…, há vida motociclista para “gregos e troianos”. E até a meteorologia ajuda, apontando uma melhoria gradual do estado do tempo para os próximos dias.

Vá…, ide colocar esses escapes roucos…, vão andar de moto!

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Motociclismo de paróquia

Liberdade e equilíbrio..., princípios básicos do motociclismo
Todos aqueles que fizeram a sua formação enquanto motociclistas, no final dos oitentas, princípio dos noventa, cresceram, tal como eu, num contexto de escassez e de proximidade. 

Por um lado escassez; escassez de motas, escassez de motociclistas e escassez de motociclismo. Por outro lado, proximidade; proximidade das poucas motas que existiam, proximidade entre aqueles que partilhavam a mesma paixão e na forma como ela se revelava. 

Naquele tempo, por exemplo, bastavam os dedos de uma mão para contar os moto clubes ao redor da Região de Lisboa. Esperávamos meses pelo próximo encontro ou evento e o acesso à informação era avidamente partilhado entre todos, nem que fosse o empréstimo daquela revista estrageira que por sorte alguém tinha arranjado. 

Talvez por tudo isto, o chamado “moto clube da praceta” nunca foi a minha praia. Também nunca fui grande adepto de clubes monomarca, clubes monomarca e monomodelo, clubes monomarca, monomodelo e mono cor de burro quando foge. 

Hoje…, quaisquer cinco mil euros (mil contos em moeda antiga) compram uma belíssima mota usada, de cilindrada abastada, que faça com segurança, economia e eficácia uns milhares de quilómetros anuais. Hoje…, o acesso à informação é o que sabe…, computadores, internet, e internet no telefone esperto é coisa que abunda. 

Seria suposto estramos todos mais informados, satisfeitos e próximos. Sim? Não! O que observamos é um crescente surgimento daquilo que podemos chamar por motociclismo de paróquia. 

O motociclismo de paróquia traduz-se por uma balcanização crescente do espaço e das ideias. Todos querem ter o seu pequeno círculo, todos querem ter o seu pequeno clube, todos querem ter o seu pequeno evento, todos querem bajular a sua querida mota – a melhor do mundo, sem dúvida. Todos querem ter o seu pequeno quintal ou logradouro, onde possam ditar a sua “lei”. A ausência de espirito crítico é notável e notório; e quem não partilha do mesmo espaço ou ideias é ostensivamente ostracizado. 

Motas e motociclismo são sinonimo de Liberdade. Liberdade de associação, sem dúvida. Mas Liberdade implica respeito e educação. Liberdade implica reconhecimento da diferença. Liberdade implica soma e não subtracção. Juntos seremos sempre mais fortes, mais ricos e mais uteis.

Pensem nisso, preferencialmente, andando de mota…

O Escape hoje acordou assim… #6


Não é para todas...
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