segunda-feira, 30 de abril de 2018

Todos os dias são bons dias para… (VIII)

Amanhã não é um dia qualquer. É o Dia do Trabalhador! 

“Oito horas de trabalho, oito horas de lazer e oito horas de repouso”. Foi com esta reivindicação que a 1 de maio de 1886, em manifestação pacífica, milhares de trabalhadores do Estado de Chicago saíram às ruas. A polícia, sem aviso prévio, disparou sobre a multidão matando 10 pessoas fazendo dezenas de feridos. Os protestos terão continuado a 5 de maio de 1886. Os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos, com manifestantes a serem presos. 

Três anos mais tarde, no dia 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pela jornada de oito horas de trabalho. A data escolhida foi o primeiro dia de maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Já em 1890, os trabalhadores americanos viram a jornada de trabalho diária ser reduzida para oito horas.

Em Portugal, só a partir de maio de 1974, é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio, e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. 

Todos os dias são bons dias para andar de mota. Celebremos. Está uma primavera um pouco estranha, fria. Mas amanhã não chove. Em homenagem a todos os que fizeram e fazem as nossas motas, adaptemos o slogan: “Oito horas de motociclismo, oito horas de lazer e oito horas de repouso”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter