A língua é linda e deve ser utilizada para brincar. Quer a língua enquanto órgão móvel da cavidade bocal. Quer a língua enquanto sistema de comunicação comum a uma comunidade linguística. Vamos deixar em paz por agora o órgão muscular relacionado ao sentido do paladar e vamos tratar do português. Isto porque nos dias húmidos e chuvosos em que o ESCAPE provou a Macbor Montana XR5, tive aquela estranha sensação de ser o último: o último a conhecer a simpática Adventure de média cilindrada da marca espanhola.
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Foto: Gonçalo Fabião |
Ora…, sendo certo que o último é aquele que vem ou está depois de todos, certo é que o último é também o mais recente, o mais novo, aquele que está em vigor, que precede imediatamente o momento presente. Numa palavra: o derradeiro.
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Foto: Gonçalo Fabião |
Honestamente. É absolutamente inacreditável que em mais de dois anos de Macbor Montana XR5 ainda exista um manto de nebulosidade de como e onde nasce esta moto. Nebulosidade essa que é ainda mais adensada por quem tem responsabilidades na área da comunicação do motociclismo e vê a própria praça pública a corrigir os seus erros mais ou menos grosseiros.
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Foto: Gonçalo Fabião |
Como este ESCAPE já tinha dito aqui (link) na prova à Eight Mile 500 SCR da mesma marca - moto que tem muito desta Montana na sua natureza - estes modelos são feitos na Ásia, mais concretamente na China pela Colove.
O OVO OU A GALINHA?
Curiosamente a Colove ficou bem no centro do alvo após o último Salão de Milão, muito por culpa da Kove, marca do universo Colove, considerada por muitos como tendo apresentado algumas das motos que se assumiram como “as rainhas do salão”.
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Foto: Gonçalo Fabião |
Ora então se a Macbor é feita nas fábricas da Colove que também produz a Kove, de onde vem a Colove? A Colove ou Tibet Summit Colove Motorcycles Co, Ltd, integra o grupo Tibet New Everest Industrial Group, empresa que terá nascido em 1995, grupo com unidades industriais espalhadas hoje um pouco por toda a China.
Sucede que este grupo, por via da sua empresa Tibet New Summit Motor Co, Ltd, produz uma moto exatamente igual à Macbor Montana XR5 – esteve exposta no último EICMA – que leva o nome de Kove 510X Hyper Adventure. Para adensar o enredo…, acontece que há quem entre nós especule - como podem ler aqui (link) - que a Kove pode ser no futuro importada e representada na península ibérica pelo mesmo Grupo e empresas que importam e comercializam as motos que levam a marca espanhola Macbor no depósito de combustível. O ESCAPE sabe que é bem provável que em Janeiro teremos novidades sobre este tema. Esclarecidos?
JOVEM, LIVRE, LEVE E SOLTA
Com todos sabem – ou deviam – a Montana XR5 é construída em torno do motor dois cilindros Loncin (471 cc, 47CV, 43Nm) que apresenta dois modos de condução, Safe e Sport, que todavia não apresentam relevantes alterações entre eles. O conjunto é leve e conta com diversas peças em alumínio como é o caso do guiador, triângulos de direcção, jantes, parafusos, braço oscilante, pousa pés, grelha traseira de carga, descanso lateral e protecção de cárter.
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Foto: Gonçalo Fabião |
Já o quadro feito numa liga de um aço especial 15% mais leve e 40% mais resistente contribui para um peso a seco de 178 kg.
As jantes de raios convidam aos maus caminhos tal como o conjunto de suspensões da KYB - totalmente ajustáveis na dianteira e na traseira - e as borrachas Metzeler Tourance Tubless de piso misto.
Na travagem, a Montana conta com material Nissin e ABS desconectável.
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Foto: Gonçalo Fabião |
A Macbor Montana XR5 apresenta uma imagem impactante e algo sobredimensionada. A moto passa facilmente por máquina de cilindrada maior. Todavia este ar vagamente musculado não é desproporcional, bem pelo contrário, pois o conjunto transpira harmonia. Para além do bom aspecto, outra nota de elevado destaque vai para uma posição de condução: apurada, cómoda, ergonómica. Apesar de alta, chegamos fácil com os pés ao chão e este é mais um momento de confiança.
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Foto: Gonçalo Fabião |
A Montana XR5 pretende ser antes de tudo o mais uma ágil trail urbana, instrumento do dia a dia. A facilidade de utilização, a protecção aerodinâmica e o conforto concorrem para que esta primeira batalha seja ganha de forma inequívoca. A vida nas vias rápidas de acesso às grandes cidades é um espaço onde esta moto se sente bem, num misto de condução suave e descontraída que surpreende.
A AVENTURA É ONDE E QUANDO O MOTOCICLISTA QUISER
No entanto a Montana deve ser levada a respirar. A viagem está lhe no sangue. Não se intimida numa estrada mais retorcida e até pede por aventura quando o asfalto termina. Aceitamos o convite dos “maus caminhos” e sejamos honestos: até podemos ter moto para ir até ao fim do mundo, todavia esta moto prefere outros terrenos para se impor.
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Foto: Gonçalo Fabião |
Sejamos claros, a Macbor Montana XR5 é essencialmente uma trail urbana que faz sonhar com os grandes espaços. O fora de estrada é bem-vindo, no entanto deve ser encarado sem exageros. Há um detalhe que aponta para este resultado de forma inequívoca. Os Metzeler Tourance são sem dúvida bons pneus mistos, todavia o seu sublinhado está no asfalto e não fora dele. Se em estradão e gravilha até dão uma resposta positiva, em terrenos mais moles facilmente estes pneus entram em stress.
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Foto: Gonçalo Fabião |
Numa prova marcada por pisos muito molhados e escorregadios, sentimos que a travagem desta Montana tem espaço para melhorar. A suspensão totalmente regulável também é uma mais valia para quem gosta de explorar diferentes afinações para diferentes condições na busca da condução mais eficaz e segura.
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Foto: Gonçalo Fabião |
Ainda assim, a grande nota de destaque desta moto para este ESCAPE é sem dúvida nenhuma a sua facilidade de utilização, conforto e economia, tendo a Macbor Montana XR5 solicitado uns ridículos três litros e meio de sumo de dinossauro por cada cem quilómetros de diversão da boa. A marca solicita uma transferência bancária de 7.199€ para que a simpática e competente XR5 seja vossa.
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