segunda-feira, 27 de maio de 2024

Royal Enfield Shotgun 650 à prova

“Riding Shotgun”! Fazem ideia do que tal significa? O ESCAPE explica. "Riding Shotgun" é uma expressão de origem anglo-saxónica que se refere ao ato de viajar no lugar do passageiro da frente de um veiculo de quatro ou mais rodas. Esta expressão chega até nós diretamente dos tempos da conquista do Velho Oeste Norte-americano, onde era comum um individuo armado viajar sentado ao lado do condutor das diligências. 


Já agora, em Portugal utiliza-se a expressão "lugar do morto", no entanto esta não está claramente relacionada com armas de fogo e sim apenas com o facto de, antes da era dos cintos de segurança e outros dispositivos de segurança como os airbags, ser esse o lugar com a taxa de mortalidade mais elevada em acidentes de viação. 

Armas. Não sou especialista. Nem tenho particular interesse. Todavia o nome desta Enfield é curioso e inspira paixão. Shotgun é basicamente uma espingarda. Uma arma de fogo geralmente de cano longo. Geralmente em Portugal este tipo de armas designam-se por caçadeiras. Mais curiosidades: Caçadeira é uma designação usada unicamente no português europeu. Em Portugal as caçadeiras de canos serrados, geralmente as armas que designamos por Shotgun, são de uso proibido. Que tal? É curioso o nome escolhido para esta Royal Enfield, sim? 

MOTO MUTANTE 
A Royal Enfield Shotgun 650 é uma moto despida. A marca indiana recorreu a uma mistura de estilos e estamos perante algo meio caminho entre uma cruiser e uma roadster, tudo de inspiração custom. 


A base utilizada na Shotgun é a 650 twin que anima as clássicas modernas Interceptor e Continental GT, bem como a cruiser Super Meteor provada aqui (link) pelo ESCAPE. Tal como esta, a Shotgun 650 utiliza o conhecido suave e eficaz motor bicilíndrico paralelo - 648cc, 47cv, 52Nm. 

Este é acoplado a um novo quadro e braço oscilante que encontram origem na Super Meteor, sendo o conjunto defendido por material Showa - na frente uma interessante forquilha invertida – e parado por material da família da famosa Brembo. Os pneus “gordinhos” estão montados em jantes de 18” na dianteira e de 17” na roda traseira. 

A Royal Enfield Shotgun 650 não é propriamente leve, pesando cerca de 240Kg a cheio. Ainda assim o assento baixo facilita a acessibilidade e as manobras a baixa velocidade. A moto é inclusiva. O guiador encontra uma posição curiosa e oferece uma posição de alguma vantagem sobre a estrada. Sentimo-nos activos. Os instrumentos são clássicos no entanto modernos e temos pena que o conta rotações esteja ausente. Há doces botões rotativos. Tudo isto adiciona para que qualquer um se sinta incluído na estrada e no motociclismo, podendo saborear o vento e o tempo que passa. 

JÁ NASCEU LIVRE 
Liberdade! Há quem diga que esta é uma moto que se adapta ao estado de espirito do condutor e ao seu momentâneo estilo de condução. Temos de concordar. A Royal Enfield Shotgun 650 revelou-se sempre muito agradável. A posição de condução surpreendeu graças a uma ergonomia bem desenhada. Os pousa-pés são montados na zona central e, sublinhamos, há um assento baixo com 795 mm de altura face ao solo. Os avanços do guiador estão intuitivamente colocados para se coordenarem com todo o conjunto. O centro de gravidade da moto é também ele baixo. 


A Shotgun 650 permite uma viagem tranquila pela cidade confirmando esta moto como uma solução de mobilidade. Permite também alguma incursão competente por uma qualquer estrada nacional da região. E permite ainda alguma dose de divertimento, sempre que nalgum momento decidimos ser mais enérgicos na condução. 

O grande destaque vai assim para o comportamento, muito por responsabilidade do comprovado motor e deliciosa caixa de velocidade. Há sempre binário e energia disponíveis. No entanto tudo é suave e fácil para todos. A Shotgun 650 oferece ainda a um condutor mais experiente a possibilidade de espremer alguns snacks de puro divertimento pois a ciclista responde afirmativamente a alguns abusos momentâneos. Se a Shotgun 650 fosse nossa, optaríamos por outras borrachas mais efectivas. 


Assim, se este ESCAPE desse notas, oferecia com um sorriso sete sonoros reteres a esta Royal Enfield Shotgun 650 que solicitou uns muito aceitáveis quatro litros de sumo de dinossauro por cada cem quilómetros de estilo esbanjado, pedindo a marca por esta Sheet Metal Grey – um quebra cabeças para fotografar :) – uma transferência bancária de 7.387€. 

Raterómetro ******* (7/10)

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