De vez em quando temos a sorte de nos cruzar com um bom selvagem. Daqueles que nos fazem parar tudo e recordar que há uma vida para ser vivida.
O André Sousa partiu a 25 de Maio. Com o objectivo de ser o primeiro português a dar a volta à América do Sul de moto. Em grande. Com uma simples 125cc.
Arrancou na sua Honda de Florianópolis, Brasil, para uma jornada de mais de quatro meses (cento e trinta dias) com o objectivo de percorrer todos os países do continente Sul Americano com via terrestre. Valente!

A última vez que tivemos notícias do André foi no passado dia 21: “depois de ter passado os Andes a moto não ficou nas melhores condições e não aguentava o ralenti. Fui ao principal vendedor de motos aqui de Santiago [Chile], ligaram o scanner e disseram que estava com problemas no corpo de aceleração da injecção electrónica e que não havia solução; tinha de esperar pela peça durante um mês, visto que vinha do Brasil! Logo a seguir, levei a moto a outro mecânico, que me ligou no dia seguinte a informar que a moto já estava melhor! Limpou todo o sistema de injecção, trocou o combustível, filtros, afinou válvulas e reviu tudo; não está a 100% mas já se desliga menos vezes, pelo menos já dá para seguir caminho!”
Uauuuuu…, este é o espirito. Num tempo em que alguns motociclistas pensam as viagens ao detalhe e outros tantos não dispensam o “banquinho” de gel, electrónica e sistemas de navegação dignos de uma viagem espacial – tudo para ir ali ao lado -, é bom saber que o esprito da Viagem Livre ainda se encontra vivo. O André já fez mais de seis mil quilómetros, navega ao sabor do tempo, dorme onde calha e come o que encontra. Pode não ser muito confortável mas é seguramente divertido, ficará para sempre na sua memória e faz nos sonhar.
Sigam a viagem do André no instagram em @voltaamericademoto
As 125cc são as motos perfeitas para estas longas viagens, especialmente se tiverem uma mecânica popular nos locais a atravessar. Talvez um carburador tivesse sido melhor opção...
ResponderEliminarSim..., segundo nos conta o André a mota tem sofrido problemas de injeção...
Eliminar