segunda-feira, 25 de junho de 2018

América do Sul em 125cc? Sim, é possível!



De vez em quando temos a sorte de nos cruzar com um bom selvagem. Daqueles que nos fazem parar tudo e recordar que há uma vida para ser vivida. 

O André Sousa partiu a 25 de Maio. Com o objectivo de ser o primeiro português a dar a volta à América do Sul de moto. Em grande. Com uma simples 125cc. Arrancou na sua Honda de Florianópolis, Brasil, para uma jornada de mais de quatro meses (cento e trinta dias) com o objectivo de percorrer todos os países do continente Sul Americano com via terrestre. Valente! 

Lutando com inúmeras dificuldades, desde greves que lhe causam dores de cabeça para encontrar gasolina até pequenos acidentes, o André já atravessou Paraguai, Uruguai e uma boa parte da Argentina. Aliás, o André já cruzou os Andes – de recordar que estamos em pleno inverno no hemisfério sul – no Paso Internacional Los Libertadores a 3175 metros de altitude. De 125cc, é bom lembrar, com temperaturas a rondar os quinze graus negativos e despido de equipamento adequado. 

A última vez que tivemos notícias do André foi no passado dia 21: “depois de ter passado os Andes a moto não ficou nas melhores condições e não aguentava o ralenti. Fui ao principal vendedor de motos aqui de Santiago [Chile], ligaram o scanner e disseram que estava com problemas no corpo de aceleração da injecção electrónica e que não havia solução; tinha de esperar pela peça durante um mês, visto que vinha do Brasil! Logo a seguir, levei a moto a outro mecânico, que me ligou no dia seguinte a informar que a moto já estava melhor! Limpou todo o sistema de injecção, trocou o combustível, filtros, afinou válvulas e reviu tudo; não está a 100% mas já se desliga menos vezes, pelo menos já dá para seguir caminho!”

Uauuuuu…, este é o espirito. Num tempo em que alguns motociclistas pensam as viagens ao detalhe e outros tantos não dispensam o “banquinho” de gel, electrónica e sistemas de navegação dignos de uma viagem espacial – tudo para ir ali ao lado -, é bom saber que o esprito da Viagem Livre ainda se encontra vivo. O André já fez mais de seis mil quilómetros, navega ao sabor do tempo, dorme onde calha e come o que encontra. Pode não ser muito confortável mas é seguramente divertido, ficará para sempre na sua memória e faz nos sonhar. 

Sigam a viagem do André no instagram em @voltaamericademoto

2 comentários:

  1. As 125cc são as motos perfeitas para estas longas viagens, especialmente se tiverem uma mecânica popular nos locais a atravessar. Talvez um carburador tivesse sido melhor opção...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim..., segundo nos conta o André a mota tem sofrido problemas de injeção...

      Eliminar

Site Meter