segunda-feira, 20 de maio de 2019

Limalhas de História #75 – 22 de Maio de 1966

Marc Márquez ganhou ontem (no passado domingo) em Le Mans, somando assim a subida número 300 de um piloto da Honda ao lugar mais alto do pódio. Com tal triunfo, Márquez, iguala ainda Lorenzo com quarenta e sete vitórias em MotoGP, tendo já na mira (tanto em vitórias como poles conquistadas) a lenda viva australiana Mick Doohan. Impressionante! 


Todavia, se hoje é quase impossível entender a história do mundial de motociclismo sem mencionar a Honda, chegar aqui para a marca da asa dourada não foi propriamente fácil. A chegada da fábrica foi tardia – surge no Mundial apenas dezassete anos apos o início dos mundiais e com a era dourada italiana no seu auge – e o primeiro grande herói da marca foi “apenas” Freddie Spencer, que em 1983 oferece o primeiro título mundial à casa nipónica. Pelo menos dois nomes têm ainda de caber aqui nesta espécie de história telegráfica da Honda no Mundial de Velocidade: Mick Doohan e Valentino Rossi, contribuíram, respectivamente, com cinquenta e quatro e trinta e cinco vitórias para as vitrinas da marca japonesa. 


Tudo isto para recordar que daqui a dois dias, na próxima quarta-feira dia 22, um momento especial fará exactamente cinquenta e três anos. Então Republica Federal Alemanha. Baden-Württemberg. Hockenheimring. Grande Prémio da Alemanha de Motociclismo. James Albert Redman, aka Jim Redman, conduz a marca da asa dourada à sua primeira vitória na Classe Rainha. Estando contudo muito longe de imaginar naquele momento que iniciava assim um ciclo que consagraria a Honda como o emblema mais vitorioso de todos os tempos no Mundial de Velocidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Site Meter